9 livros que todo estudante de direito deve ler

53
💡

11 é pouco? Então vamos a mais indicações!

Chegamos até aqui, com mais de 45 mil acessos a esta singela lista de livros em pouco mais de 1 ano! Meus estimados leitores têm recebido de braços abertos as indicações dos 9 (+1) livros que, na minha opinião, todo estudante de direito deveria ler.

Mas, seriam dez livros o suficiente para os estudantes? A insaciável sede por conhecimento mostra que não! O estudantes querem mais! Portanto, aqui vão mais livros importantes para o estudante de direito (com links afiliados para compra na Livraria Cultura!)

Obs.: alguns livros são editados por diversas editoras ao mesmo tempo. Os links indicados são sugestões, mas você pode procurar outras edições que preferir.

Assista a um vídeo sobre o famoso livro “O Caso dos Exploradores de Cavernas” (Lon L. Fuller):

 

Sugestões de leitura:

Nota: mais livros serão incluídos em breve.

(Atualização do post em 14 de agosto de 2015)

53 Comentários

  1. Obrigado pelas indicações, eu ainda não comecei a cursar, mas ja vou ir lendo esses livros que tenho certeza que quando eu começar eu precisamente estarei “voando” nas aulas.

  2. Olá Gustavo, quero agradecer pelas dicas preciosas, é um sonho que desejo realizar no próximo ano, se assim DEUS permitir, mais desde já estou muito ansiosa e na primeira pesquisa que fiz já me encantei com suas dicas, vou tratar de ter logos essas preciosidades, Obrigado mais uma vez. Att. Rosa Cristina

  3. Tem um livro denominado ” Lições Preliminares do Direito” de Miguel Reale… Um bom livro para aqueles que começaram agora a cursar Direito assim como eu. 😀

  4. Olá! Gostaria de dizer que gostei bastante das indicações de leitura e tenho uma também a acrescentar, que é muito boa e excelente para o estudante de Direito que está iniciando no curso, pois o livro mostra principalmente a questão de ser um bom argumentador nessa área. O livro é: O caso dos exploradores de cavernas de Lon L. Fuller, comprei o meu na Saraiva.
    Tchauzinhoooo….

  5. Estou no segundo ano do meu curso de direito e pra ser bem franca quando comecei não me interessava muito, estava confusa, (fico até constrangida em dizer isso). Enfim, vi que precisava de mudanças; essas sus dicas me ajudaram muito a correr atras desse tempo que perdi.
    Abraço…

  6. Ótimo post!

    Gostaria muito que alguém tivesse me indicado Dale Carnegie há mais tempo. Só recentemente li “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, por indicação de Tite (ex-técnico do Corinthians), livro que também estava numa lista de 25 livros de desenvolvimento pessoal para se ler antes dos 25 anos (embora eu já tenha 27…).

    Com certeza, Carnegie, David Allen (eu prefiro o segundo livro, “Faça tudo acontecer”, mais bem escrito), Stephen Covey e outros autores do gênero podem evitar inúmeros problemas na vida de um estudante ou profissional do Direito; é quase como uma conversa que eu não pude ter tido com alguém mais experiente.

    Parabéns pelas leituras.

  7. ainda não iniciei o meu curso de direito, mais ja estou me preparando com esses livros que o Gustavo indicou…. muito obg Gustavo, pelas dicas

  8. sou enfermeiro, e biólogo, já fiz duas faculdades e estou infeliz na área, pessoalmente e financeiramente, tenho 28 anos será que ainda é tempo de cursar direito? Será uma boa carreira?

  9. Estou cursando o ensino médio, tenho vontade de fazer direito. Achei muito legal o post, e queria saber se tem algum livro para que eu tenha uma noção mais exata sobre direito, isto é, um livro que tenha linguagem leve e que não seja necessário dominar a área. Grato

  10. Ola.. to cursando o ensino medio.. sempre fui apaixonda por essas coisas de direito.. gostaria de indicações de livros com linguagem leve para entender primeiramente apronfundado o direito.
    Brigadah!!

  11. ola sou leigo na areia de direito ,vou começar a fazer ocurso de direito agora em 2015 com 33 anos vc acha que ainda a tempo para mim ser um excelente advogado ,vou comprar todos livros que vc indicou se tiver mais indicaçoes por favor mande pra mim vou ser muito grato quero me aprofundar o maximo muito obrigado

    • ola bom dia me identifique com você logo que li pois tambem tenho 30 e vou ingressar na faculdade de direito este ano gostaria de saber de você se conseguiu e como esta indo .

  12. Eu acrescentaria dois livros que me influenciaram bastante: “A Revolução dos Bichos” do autor indiano/inglês George Orwell, que trata das relações de poder na sociedade, assim como o livro “O Mundo de Sofia” de Jostein Gaarder que aborda temas relacionados à existência e ao entendimento da realidade. Tenho 53 anos de idade e estou esperando meus dois filhos se encaminharem na vida, isto é, um se formar em Direito em 2015 e o outro entrar em Engenharia, talvez em 2015/2016. Só depois, talvez em 2017, vou fazer aquilo que sempre sonhei: a Faculdade de Direito. Enquanto isto? Enquanto isto vou lendo e me preparando, aproveitando dicas úteis como as suas, Gustavo. Obrigada por me inspirar mais ainda e me mostrar o caminho. Grande abraço.

  13. Olá, tenho 18 anos, acabei de cursar o ensino médio, confesso que eu estava um pouco perdida e não sabia oque fazer, realmente estudar cansa, e muito, mas valerá a pena todo o esforço. Pretendo cursar em breve Direito, mais primeiro quero aprender e me aprofundar no assunto, pois sei que não é fácil e exige muito, principalmente da leitura. Eu amo ler, sou apaixonada por livros, e garanto que comprarei todos os livros citados, tanto no post do Gustavo, como nos comentários, sabedoria nunca é demais, e ler faz muito bem.

  14. Esse ano vou fazer o segundo ano do ensino médio e farei 18 anos em junho
    Eu me dou muito bem em me comunicar com as pessoas sempre tive uma certa experiência em ajudar resolver seus problemas, porém nada comparado a um papel de um advogado, mas enfim com 16 anos tive vontade de ser advogada e agora com dezoito anos a caminho tenho certeza de que essa carreira e a melhor opção a ser escolhida, mas tenho não tenho idéia de como começar a me preparar para a suposta carreira, pensei em ir à biblioteca 3 vezes na semana ler estudar pra ter uma noção de ser advogada.mas me deem dicas preciso muito.

  15. Cara, tenho 17 anos, acabei de ser aprovado na UEA para Direito. Desde criança sempre sonhei com a Magistratura. É um longo caminho eu sei, mas o primeiro passo já foi dado. Valeu pelas dicas, gostei muito. Estava precisando de recomendações de bons livros. Não vai dar para comprar todos de uma vez, mas vou adquirindo aos poucos. Muito obrigado pelas recomendações e dicas.

  16. olá, bom dia a todos
    caro colegas estou preste a iniciar o curso de direito, sou de família muito pobre sem vergonha e medo de falar. casos vocês tenham materiais votado a material de direito tudo poderá ser qualquer assunto e queira dividir gratuitamente poderá mandar em pdf para este e-mail, agradeço com os cumprimentos, Flávio.
    Hello, good morning to all
    Dear colleagues I am about to start law school, I’m from very poor family without shame and fear of speaking. cases you have voted right material materials all can be any subject and want to share it for free you can send pdf files on this email, I appreciate compliments, Flávio

  17. Caros, e nobres colegas. eu estou prestes ha ingressar no curso de direito.
    gostaria muito que os nobres pudessem ajudar-me,dando-me dicas,pois estou ha tempos distante de uma sala de aula,desde de 1991 quando concluir o segundo grau hoje denominado ensino médio.
    por isso peço-lhe suas ajuda,para que eu possa estar sempre bem informado com relação a esse tão sonhado e esperado desafio, que espero ser bem aventurado. desde já fico-lhes Grato por respectivas e aguardada ajuda.

  18. Olá gostaria muito se você pudesse me recomendar um livro com as leis principais sobre meu direito a liberdade, por exemplo, a com relação a abuso de poder policial. Te agradeço mais ainda se puder me enviar por e-mail para que possamos conversar. Obrigado

  19. Para os que estão pensando em cursar direito indico o livro “Manual de Introdução ao estudo do Direito” por Dimitri Dimoulis, Lhe dá uma idéia do que irá encontrar pelo seu caminho, e no próprio livo constam varias dicas bibliográficas

  20. Caro Gustavo, como muitos colegas em busca de um caminho para achar a solução para os problemas, eu sou mais uma pessoa perdida neste mundo de infinidades de ilusões… sou formado em engenharia eletrica e tenho 3 cursos técnico… entretanto, nunca fui feliz na aréa que atuo, no entanto, sempre admirei o curso de direito.
    embora eu tenha 28 anos (tarde para buscar um sonho perdido).
    mais com a persistencia e força de vontade, essa sera mas uma meta que pretendo alcançar daqui para frente.

    Comecei a ler os livros de vossa indicação, e queria agradecer pelas dicas.
    O seu web site é fantástico.

    Obrigado pela orientação e sobre as dicas dos livros que lhe ajudaram a ser um excelente profissional.
    🙂

  21. Eu ainda estou no segundo ano do ensino medio,gostei muito das sugestoes ,o trechos que li me chamaram a atençao,apesar de nao me enteressar muito em direito,acabei ficando confusa ..portanto so me resta agradescer a voce Gustavo

  22. Boa tarde,

    Sou estudante de direito e estou no segundo semestre, faço parte do projeto de pequisa do curso de extensão que a faculdade através do Professor Luiz Otávio, incentiva a busca pelo conhecimento e principalmente o amor pela leitura, para mim é muito importante estas informações, e em minhas pesquisas sempre aos domingos pela tarde, procuto o máximo de informação para ter mas conhecimento. Procurando agregar eles a meu dia a dia, e colocando em prática no curso. Dedicação e entusiasmo não pode faltar, sua dicas foram importantes, pois realmente serão leituras mas brandas e que com certeza me levaram a um maior conhecimento. Obrigado.

  23. ja li o livro de Sun Tzu ( A Arte da guerra) ótimo livro , vou ler esses livro se possível ! só pelo fato do livro A Arte da Guerra estar entre eles já me interessei muito !

  24. Olá sou Eduardo, tenho 16 anos, sou leigo não sei muito bem por onde devo começar á estudar. Queria á simples ajuda de vocês, queria saber qual cursinho fazer, qual a melhor faculdade para essa área. Qualquer dica, qualquer respostas será aceita por favor me ajudem em busca de um futuro melhor.Melhor em busca de um Brasil melhor.

  25. todos estes livros com contexto abrange ao todo, eles atende a nossas necessidades e toda nossa expectativas como alunos do primeiro ano de curso, para engressar , neste mercado, para aprender com aqueles com uma sabedoria simples se faz toda diferença,sei que não é fácil, mais quando você decide por amor em ajudar a quem precisa, nós nos colocamos sempre como alunos, porque o aprendizado nunca acaba, obrigada e me sinto honrada em receber todas as dicas, que tenham uma excelente tarde.

  26. Gostaria de agradecer-lhe imensamente pelo livro “O Que Esperar da Faculdade de Direito?”, estou estudando para o vestibular e era exatamente o que eu estava procurando.

  27. Olá !

    Tenho 50 anos, e agora fui para o terceiro semestre de Direito. Curso simplesmente apaixonante, e realizando meu sonho, depois de duas outras faculdades . . .muito obrigada pelas dicas de livros. Estou em férias, e procurava dicas de leitura para esse período . . anotei todos, e já estou saindo em busca. Pretendo ir comprando a medida que for lendo. Sucesso a todos !!!

  28. Nossa, adorei! Ainda não estou cursando mas pretendo, e pretendo ler todos estes livros também, pra quando estiver na aula, esta como o amigo ali em cima “voando” . Grata!

  29. Muito obrigada por compartilhar essas dicas, irei fazer em 2017 a faculdade e poder ter essas dicas é muito importante. parabéns.

  30. Obrigado pela dicas eu ainda não estou na faculdades mais é o meu sonho cursar Direito,e sou apaixonado por leitura,uma das coisas que mas adoro de fazer é ler,apesar de não saber escrever muito bem.Obrigado lhe desejo muito sucesso.

  31. Bom eu termino meu ensino médio esse ano e é o meu sonho cursar direito , sou apaixonado por leitura , adorei as dicas e vou me esforçar rara compra -los o mas rápido possível.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here