11 de agosto: Dia do Jurista

8
💡

Hoje é um dia de comemoração para os juristas, pois é o seu dia. O dia 11 de agosto é também o dia em que foram criados os primeiros cursos de direito no Brasil, em 1827. É mais comum que o dia 11 de agosto seja referido como sendo o Dia do Advogado, mas, como dito acima, é o dia de todos os juristas.

Se dedicarmos alguns minutos deste dia à reflexão sobre o direito, veremos que há muito pelo que lutar. O acesso à justiça precisa ser ampliado, as atividades pro bono precisam ser melhor regulamentadas, soluções para o problema da celeridade processual precisam ser pensadas. Estes são alguns exemplos de questões que interessam não apenas ao jurista, mas a toda a sociedade.

Devemos lembrar que vivemos numa República, sob uma Constituição Federal. A Constituição e as leis não são apenas regras escritas com as quais se deva lidar apenas tecnicamente. O direito diz respeito ao indivíduo em particular e à sociedade em geral.

O Dia do Jurista é também dia de comemoração para os estudantes de Direito. Daí a importância das faculdades de direito na formação do aluno, que poderá prestar o Exame de Ordem para tornar-se advogado e atuar na advocacia, poderá se dedicar à vida acadêmica, poderá prestar concursos para Defensoria Pública, Procuradoria do Estado, Magistratura, Ministério Público, entre outros.

Parabéns aos juristas brasileiros por este dia.

SHARE
Previous articleReflexão – Poder Constituinte
Next articleUma lição de amor
Gustavo D'Andrea é advogado especializado em Direito Digital, mestre em Ciências (Psicologia) pela FFCLRP-USP e doutor em Ciências (Enfermagem Psiquiátrica) pela EERP-USP. Mantém o blog Forense Contemporâneo desde 2005 e criou a Forensepédia.

8 COMMENTS

  1. Boa tarde

    A muito tempo li que. " A justiça é como uma teia de aranha, prende os pequenos insetos, mas é rompida pelos grandes animais"

    Sou aluno do curso de Direito-Não aceito esta versão…

    E os senhores…….

    • Eu aceito esta versão e assino em baixo deste depoimento e faço minhas as palavras escrita pelo brilhante idealizador desta frase. Antonio Carlos estudante de Administração.

  2. Bem, comece trocando o "A muito tempo" por "Há muito tempo", cdom H (AGÁ). Depois, pode começar a esturar Ciências Jurídicas.

  3. Ótimo artigo, tanto que o postei em meu blog, com os devidos créditos.Quanto ou Há ou a, nem se preocupe…blogamos por prazer, somos humanos e cometemos deslizes, o que importa é a ética, me tornarei seguidora deste…
    Obrigada,
    Gy Camargo

Comments are closed.