11 de agosto: Dia dos Advogados e dos Juristas

1
💡

Ontem, 11 de agosto, foi o Dia dos Advogados e dos Juristas. É sempre uma alegria comemorar este dia tão importante para a nossa profissão, bem como utilizar o dia para fazermos reflexões sobre as condições do nosso Direito hoje e pensarmos nas perspectivas para o Direito e as profissões jurídicas no futuro. É importante, também, prestar atenção nos problemas que estão sendo enfrentados ano após ano, como a dificuldade de se ampliar o acesso à justiça, os entraves no Judiciário, a violência e os desafios da advocacia, para citar apenas alguns exemplos.

Para este ano, o destaque vai para a tecnologia. A cada dia que passa, mais os juristas estão se dando conta de como as tecnologias podem auxiliar na realização dos direitos. Existem várias vertentes que podem ser mencionadas, a respeito de temas jurídicos atuais, e que poderiam ser tomadas como sugestão de reflexão. Como exemplo, temos a circulação de informação jurídica, não apenas para profissionais do Direito, mas para todos os sujeitos de direitos; o avanço nas comunicações e na utilização da internet como ferramenta profissional; os desafios do processo eletrônico; a atualização e reforma do ensino jurídico, permitindo ao estudante formar-se já integrado à tecnologia.

Publico este post sobre o Dia dos Advogados e dos Juristas no dia posterior, pensando em uma coisa: que o entusiasmo, a alegria e a força interior que todos os juristas sentem nesse dia se estendam sempre e dia a dia, rumo a um futuro brilhante! Parabéns a todos os juristas, do Brasil e do mundo!

……….

Leia também os posts dos anos anteriores, sobre o 11 de agosto (ver aqui e aqui).

1 comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here