Home » Geral » Digesto » [Digesto Separação e Divórcio 2] Quatro tipos de separação

[Digesto Separação e Divórcio 2] Quatro tipos de separação

Some artworks

This is almost antiethical (to some purpose I - lucky - don't know). #sweet #grocery #lollipop #lollypop #candy #candies #nomnom #Hussel #Portugal #chocolate #sugar
My first product in my #etsy store. #WhiskyThePekingese #moleskine #red #journal #handmade #diary #permanentmarker #product #handwritten #feitoamao #caderno #vermelho
One more step to the dream of selling handcrafted things come true #handcraft #handcrafted #art #shop #dream #artist #materials #supply #acrylic #paint #paintbrush #varnish
One of my favorites #dog #art #drawing #illustration #copic #marker #colour #color #inspiration #pekingese #liondog #pet #beautiful #draw #painting
#bread #food #dinner #art #photosophy
Lazy #drawing exercise. Inspired by a picture of #dalecarnegie but the #drawing result is more like my grandfather! #art
Follow me on Instagram

Assine Grátis!

Entre seu e-mail e receba gratuitamente as atualizações do blog Forense Contemporâneo

O Ebook da Estagiário (por R$ 3,99)


AJUDE-ME A SABER QUEM SÃO OS LEITORES DO BLOG FORENSE CONTEMPORÂNEO. POR FAVOR, CLIQUE NO LINK E PREENCHA O FORMULÁRIO: http://goo.gl/H147h.
Ajude a manter este blog vivo!

Archives

Categories

GD Star Rating
loading...

Digesto Separação DivórcioDIGESTO
SEPARAÇÃO E DIVÓRCIO
Nº 2

Este é o segundo número do Digesto Separação e Divórcio. Os leitores devem ter percebido que, diferentemente do primeiro número, este já não tem mais a palavra “experimental” acompanhando o título. Entretanto, posso dizer que este número ainda é, de certa forma, experimental. Neste número falarei, de maneira breve, sobre 4 tipos de separação. Depois, proponho uma questão, e conto com a participação dos leitores que poderão escrever comentários com suas opiniões. Vamos lá?

→ 4 tipos de separação
Coração Vimos no Digesto Separação e Divórcio 1, a diferença entre separação e divórcio. Neste número, veremos quatro tipos de separação que podem ocorrer entre os cônjuges. Deve-se notar que há muito mais o que falar sobre cada tipo de separação, como requisitos legais, efeitos etc. O que temos aqui são noções bem gerais. São elas:

1 – Separação de corpos: este tipo de separação é uma medida cautelar, ou seja, uma medida tomada em caráter urgente para a proteção da pessoa. Um exemplo comum é aquele em que um cônjuge vem agredindo o outro. Então o cônjuge agredido pede a um juiz, por meio de advogado, a separação de corpos. Se o juiz conceder esta separação, o agressor deve deixar o lar imediatamente. Mas a sua saída é temporária e, em geral, vem antes (ou mesmo durante) de uma ação de nulidade de casamento, de anulação de casamento, de separação judicial, de divórcio ou de dissolução de união estável. Enquanto isso, o casal poderá refletir sobre uma eventual separação definitiva.

2 – Separação de fato: é aquela em que o casal passa a viver temporariamente ou definitivamente separado, mas sem que deixem de ser casados “no papel”. É bastante comum ouvirmos histórias em que um dos cônjuges simplesmente “foi embora” ou “deixou o lar”. Ou, simplesmente, o casal resolve não viver mais junto. Isto é a separação de fato.

3 – Separação judicial: esta é a separação realizada perante um juiz. Existe a ação de separação judicial: através dela, a separação será pedida perante um juiz, por meio de advogado. Quando o processo de separação judicial termina mesmo em separação, esta deverá ser averbada na Certidão de Casamento do casal. Isto quer dizer: o casal se separou “no papel”.

4 – Separação extrajudicial: é a separação feita em cartório, por escritura pública. Este tipo de separação só veio a ser permitida no Brasil a partir de 2007, pela Lei 11.441/07. Não é feita perante um juiz, mas é necessária a representação por um advogado.

♦ ♦ ♦

A palavra é do leitor! ♦

Neste segundo número do Digesto Separação e Divórcio, trago um pergunta e convido os leitores a escreverem comentários com suas opiniões. A pergunta é:

Viver só, depois do divórcio, tem suas vantagens?

♦ ♦ ♦

→ Seja exemplo
Ao mesmo tempo em que muitas pessoas estão passando por situações de separação e de divórcio em suas vidas, há também aquelas que já passaram por tais situações e que hoje têm a lembrança dessa experiência. Os leitores que já passaram por situações de separação e divórcio poderão, então, contar aqui as suas histórias, com todas as dificuldades enfrentadas e emoções sentidas, possibilitando que outras pessoas se inspirem e se animem a persistir na busca da realização de seus direitos.

→ Lembrete
Este digesto tem por finalidade tratar de assuntos relativos ao tema “Separação e Divórcio”, da maneira mais didática possível, procurando-se utilizar uma linguagem mais simples. Relativamente ao conteúdo deste digesto, ressalvam-se as opiniões em contrário. Recomenda-se sempre a consulta pessoal a um advogado ou a um defensor público para esclarecimentos sobre direitos e formas de realizá-los.

→ Número anterior do Digesto Separação e Divórcio
[Digesto Separação e Divórcio 1] (experimental)

Gustavo D’Andrea

Gustavo D’Andrea é advogado, mestre em Ciências (Psicologia) pela FFCLRP-USP e doutorando em Ciências (Enfermagem Psiquiátrica) pela EERP-USP. Mantém o blog Forense Contemporâneo desde 2005 e criou a Forensepédia.

YouTube 

GD Star Rating
loading...
[Digesto Separação e Divórcio 2] Quatro tipos de separação, 6.0 out of 10 based on 2 ratings

294 Comments

  1. Roberto Negri says:

    Acho que estamos na situação da separação de fato

    GD Star Rating
    loading...
  2. monica says:

    olá boa tarde estou com uma duvida gostaria de saber quanto tempo depois que eu der entrada na separação que o juiz autoriza o pagamento da pensão ?

    GD Star Rating
    loading...
    • daniel carvalho says:

      uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa
      vc pode dar entrada no pedido de alimentos independente da separação

      GD Star Rating
      loading...
      • thalita says:

        boa noite, bom moro a 4anos e meio com meu marido e ñ sou casada no papel, a judei a construir td, e agora quero mm separar pois descubri quer éle mente pra mm, bom tenho um filho do meu 1 casamento, e éle tem quatro filhos dos 3 casamentos anterior como devo proceder.

        GD Star Rating
        loading...
    • ivonete oliveira says:

      apois dar entrada na separação com quanto tempo assinaremos o divorcio oficial e divisão de bens?

      GD Star Rating
      loading...
  3. Lourdes says:

    Meu marido entrou com o pedido de divorcio, ja q esta separado a mais de 02 anos. Mas a juíza deu a separação averbada. Em dezembro iríamos nos casar no cívil. Não entendi, podem me explicar melhor oq quer dizer? E agora, qdo saí o divórcio? Qdo poderemos nos casar legalmente?

    GD Star Rating
    loading...
  4. Terezinha Aparecida Carraro says:

    vivo com um homem a quase 20 anos mas eu não amo mais ele,eu quero a separação mas ele não aceita..gostaria de saber o que eu devo fazer, qual a decisão certa que preciso tomar..temos 03 filhos. um de 17, um de 14 e um de 12, quero saber quais são meus direitos.
    obrigado.

    GD Star Rating
    loading...
    • Raimundo says:

      Oi ! Quando um nao quer, os dois nao tem como viver juntos, muito ruim quando nao se tem mais amor. Acho que vc tem que ter coragem e procure um advogado na area civel que ele te orientara para que vc tenha seus direitos.
      bj

      GD Star Rating
      loading...
    • clarisse hatum da silva says:

      oi,sou casada há 20 anos, meu marido tem 60 anos não o amo mas por muitos problemas q ele mesmo deixou aconteçer em nossas vida,quero me separar,ele fala se eu o deixar não terei direito algúm
      passei minha vida toda sendo a verdadeira amelha;dessa relação
      tive dois filho,19,e 12
      pesso uma orientação dq fazer estou desorientada,não estou suportando mas essa situação Obrigada.

      GD Star Rating
      loading...
      • daniel carvalho says:

        Veja so, claro que vc tem direitos
        a casa por exemplo se for de vcs será dividida
        vc pode pedir pensao alimenticia p vc e p seus filhos, o filho menor e o maior de estudar… procure um advogado ou a defensoria publica e dê entrada na separação

        GD Star Rating
        loading...
  5. Terezinha Aparecida Carraro says:

    eu não suporto mais esta vida

    GD Star Rating
    loading...
  6. Terezinha Aparecida Carraro says:

    qdo vou ter a resposta?

    GD Star Rating
    loading...
  7. Olá, Terezinha. Obrigado pela visita. O que você deve fazer é procurar um advogado com quem possa falar pessoalmente, e explicar a sua situação. Ao consultar pessoalmente um advogado, você poderá ter mais informações sobre direitos relacionados à sua situação específica.

    GD Star Rating
    loading...
  8. Prezados leitores,

    Agradeço as visitas de todos, bem como a participação de vocês ao comentarem no blog. Gostaria apenas de informar que, quando se trata de casos específicos, é essencial que um advogado seja consultado pessoalmente, para que sejam resolvidas as questões relativas a direitos.

    GD Star Rating
    loading...
    • kemili pereira says:

      oiii eu so brasileira e tenho um filho de 2 anos com um paraguay agora estou indo mara em brasil e ele nao gue que eu leve meu filho o que devo faze ele bebia muito e sempre me batia por favor me ajude

      GD Star Rating
      loading...
  9. Lourdes says:

    Por que ainda não me responderam?

    GD Star Rating
    loading...
  10. Olá, Lourdes. Obrigado pela visita. Nem todos os comentários dos leitores são respondidos. Isso acontece porque muitas dúvidas se referem a casos específicos, sendo essencial para tais casos que um advogado seja consultado pessoalmente. Alguns comentários podem, eventualmente, inspirar-me a escrever posts ou comentários mais gerais sobre determinado assunto.

    Obrigado pela compreensão.

    GD Star Rating
    loading...
  11. Irinea Andrdade says:

    Não entendi muito bem sobre a separação de corpos , meu marido entrou com esse pedido de separação de corpos isso quer dizer que depois de um tempo mesmo eu não querendo separar eu serei obrigada a me separar judicialmente perco todos os meus direitos como por um exemplo de direitos( plano de saude )e sentimentalmente eu não quero mesmo, tire essa minha duvida por favor, somos casados com comunhão parcial de bens,obrigada.

    GD Star Rating
    loading...
    • Cleide says:

      Olá , , sou casada há 30 anos e sempre vivi muito sozinha meu marido sempre viajou ,tenho 3 filhos adultos,eu não o amo,ele mora em S.P,e fas 1 ano que ñ aparece em casa temos 1 casa q/ está alugada tenho problemas de saude ele me fez uma lavagem celebral nesses 30 anos de casada. eu gostaria de saber se posso como posso ficar com a casa que ele abandonou pros filhos morarem nos ñ/ temos outro recurso se eu não posso trabalhar graças aos problemas psicologicos que eu fiquei que terei que tratar com um psiquiatra pergunto o que eu posso fazer? desde já obrigado. Cleide.

      GD Star Rating
      loading...
  12. Olá, Irinea. Assim como vários dos comentários feitos pelos leitores do blog, o seu faz referência a uma situação específica. Por isso, é importante que você procure consultar pessoalmente um advogado, o que possibilitará que você resolva suas questões sobre direitos na sua situação específica.

    GD Star Rating
    loading...
  13. Valdilene Garcia says:

    Olá eu dei entrada no processo de separação e queria saber se demora muito mandaram eu entra no site da defensoria pública para ver a data da audiência e quero saber se logo que eu assinar a separação eu já posso me casar no civil?

    GD Star Rating
    loading...
    • daniel carvalho says:

      Valdilene o site da Defensoria nao diz nada, vc pode acompanhar o processo pelo site do tribunal de justiça, outra coisa, vc deu entrada na separação e nao no divorcio, so pode casar novamente depois do divorcio transitado em julgado, e averbado no cartorio, p isso tem q saber se vc tem 2 anos de separada?

      GD Star Rating
      loading...
  14. Andre Vasoncellos says:

    estou com a seguinte dúvida:

    Meu Pai (militar) se casou pela segunda vez, no regime de eparação parcial de bens, e há dez anos, a esposa dele saiu de casa e, infelismente, não foi oficializado esta separação. Pois bem, mês passado meu pai faleceu e foi dado entrada no processo de pensão…ficando 50% para minha irmã e 50% para esta pessoa que no papel ainda é esposa dele. a pergunta é:

    Juridicamente tem como eu e minha irmã entrarmos na justiça agora para provar..com várias testemunhas que eles não viviam juntos há mais de dez anos e solicitar o cancelamento da pensão da parte que esta senhora recebe?

    obs: ela recebe proventos de R$ 2500,00 por ser servidora federal aposentada e nunca recebeu apoio financeiro de meu pai após o abandono do lar.

    GD Star Rating
    loading...
  15. Fernanda says:

    olá, quero me separar + meu marido nao quer .. nao sei o que fazer, qual providencia devo tomar?

    GD Star Rating
    loading...
  16. Jota Junior says:

    Me separei legalmente de forma “amigável” existe alguma forma de eu conseguir o divórcio antes de completar um ano de separação ??? Sem depender da ex ??

    GD Star Rating
    loading...
  17. Viviane says:

    estou casada a 12 anos, tenho um filho de 11, quero me separar, pois não amo mais ele, ele é um homem fraco sem atitudes, e tenho alguns bens, o que fazer?? posso sair de casa??? ele vai me denunciar por abandono de lar??? e como fica com meus bens, carro, moto, casa, mesa, cama, panelas..tantas coisa???

    GD Star Rating
    loading...
  18. alexandre says:

    estou me separando de minha mulher e ja dividimos tudo. nao temos filhos e nao gerou nenhuma discussao sobre bens pessoais
    posso me separar no cartorio

    GD Star Rating
    loading...
  19. Simone Vieira da Silva says:

    Estou separada em separação judicial, o meu ex ficou com a guarda dos meus filhos, tenho 2 filhos (gemeos) 11 anos, deixei com ele, porque sabia que com ele os meus filhos vão ter uma vida melhor, porque estou fazendo faculdade e não terminei ainda. Como estou passando por situação financeira dificil, e falta 6 meses para eu terminar a faculdade, quero saber se tenho direito de cobrar um pensão para mim, até terminar a faculdade, por eu estar desempregada. Ele é funcionário publico. Obrigado!!!!

    GD Star Rating
    loading...
  20. diana lpes albino says:

    minha mae mora com um homem a 20 anos nao tiveram filhos e nao sao casados sao amigados ela tem direito a alguma coisa que ele ja tinha,ela sofreu muito junto com ele. apanhaou ja passou por muita dificuldades .qual o direito que ela tem por esta vida sofrida de 20 anos de convivencia

    GD Star Rating
    loading...
  21. Manuel S.Cardoso says:

    minha esposa e eu entramos com o pedido de separacao ja que nao estamos mais morando juntos e queremos nos casar novamente. Mas a juíza deu a separação averbada. Em dezembro . Não entendi,podem me explicar melhor o que devo fazer pq eu e menha atual esposa estamos querendo nos casar moramos fora do brasil e nao sei se separação averbada e o sulficiente para que posso me casar novamente? E agora, qdo saí o divórcio? Qdo poderemos nos casar legalmente?preciso completar um ano com certidão de casamento com adverbação de separação antes de conseguir o divórcio ???pode me explicar por favor…obrigado manuel

    GD Star Rating
    loading...
  22. katia cristina silva matheus says:

    ola tenho 19 anos, me casei no papel com apenas 14 anos, tenho uma filha de 4 anos mas agora eu quero me seperar legalmente.Ele esta preso a quase dois anos vive me ameaçando, estavamos ainda junto qd ele foi preso, mas não estava aguentando mais . Ele não aceita e separação de jeito nenhum…
    Estou desesperada pois logo ele sai eu queria pelo menos não ser mais mulher dele legalmente. Tem alguma forma de me separar mesmo ele estando ainda preso ? Por favor me ajudem . Muito obrigado !

    GD Star Rating
    loading...
  23. João Valdir Xavier says:

    Casei com uma mulher numa cidade qualquer. mamoramos 6 meses e casamos. Ele contou-me que foi amigada uma vez e deste relacionamento teve um filho. Então, redondamente enganado por uma mulher ladrona e prostituta, casei e adotei judicialmente o filho dela. Este filho dela ela mesmo contava-me que era filho de um usuário de droga e este usuário de droga nunca procurou pelo filho. Hoje sou arrependido por ter adotado o filho, pois ele está com 13 anos e desobediente para mim. Vivemos juntos a 8 anos e estamos a 1 ano separado. Entrei com pedido de separação judiacial. Após separarmos fiquei sabendo que esta mulher era postituta na rio bahia, que havia sido amigada 03 vezes e ela separava dos seus amásios e na separação tentava tomar tudo que os amásios dela tinha. O MESMO acontece comigo. Ela separou e tomou tudo de mim. Se eu quiser de volta, tem que ser na justiça. Tenho um filho biolólogico de 7 anos e este está comigo ele ñ quer morar com ela. O adotivo está com ela, pois ele quer a liberdade e com ela ele terá liberdade e dentro das minhas visões, dentro de pouco anos será um experiente bandido. Ele morando com a mãe biológica vai cursar pela terceira vez a 5ª série. Depois de separados, ela colocou este menino em contato com a família do pai dele e hoje eles se comunicam. Comente para mim este assunto por favor.

    GD Star Rating
    loading...
  24. waldiney paiva da silva says:

    Olá, tenho uma duvida. Meu tio não é casado no papel e se separou, saiu de casa, ele tentou fazer acordo e separar os bens, ela se recusa a assinar os recibos de pensão. a pergunta é:
    Como fazer para resolver essa situação de uma vez por todas. já que ela esta inventando outras versões de que ele é que não quer pagar!

    GD Star Rating
    loading...
  25. vera Lucia says:

    Ola, tenho 51 anos e 28 de casada.
    Meu marido e eu estamos em processo de divorcio, onde consta na peticao a continuacao do plano de saúde dele a meu favor. Agora antes de assinar, ele esta dizendo que a empresa nao aceita pagar o plano de saúde ainda que o mesmo esteja lavrado no divorcio. Nao estou acreditando. Isso e possível?
    a empresa e a Petróleo Ipiranga.
    Grata,
    Vera Lucia

    GD Star Rating
    loading...
  26. Carlos David says:

    Não fui casado no papel, mas morei junto durante 5 anos, e namorei com a mesma pessoa durante 12, temos uma filha de 8 anos, já moramos juntos 1º na minha casa (pais), ela me traiu e nos separamos, daí ela veio com arrepedimento e disse que queria voltar, eu estava sozinho e voltei, daí ela pediu que fizesse uma casa em cima da casa dos pais dela, e eu junto com a ajuda da mãe dela construimos, daí depois de 5 anos ela me traiu de novo e mim mandou embora para ficar com mais uma outra pessoa, saí de lá sem nada, só com minhas roupas, e ela ficou com tudo, tenho direito a alguma coisa?

    GD Star Rating
    loading...
  27. DENISE SOUSA says:

    VIVO COM UMA PESSOA A 10 ANOS NUNCA TIVE NENHUMA AJUDA FINANCEIRA DELE HOJE ESTOU SENDO PRESSIONADA E AMEAÇADA PISICOLOGICAMENTE PARA VENDER UMA CASA QUE COMPREI DA SUAB QUE INCLUSIVE TEM VARIAS PRESTAÇÕES ATRASADAS EMBORA ESTA ESTEJA NO MEU NOME.NUNCA TIVE NENHUMA AJUDA FINANCEIRA DELE NEM PARA PAGAR SEQUER UMA PRESTAÇÃO DE CASA NEM CONTA DE AGUA NEM ENERGIA ECT,NADA HOJE GOSTARIA DE SABER O QUE DEVO FAZER PARA CONSEGUIR UMA SEPARAÇÃO DE CORPOS POIS ESTOU SENDO AMEAÇADA VERBALMENTE E MUITO PRESSIONADA A VERDADE É QUE ESTOU COM MEDO.VÇ PODE ME ORIENTAR?GRATA DENISE

    GD Star Rating
    loading...
  28. josé antonio franco sanchez says:

    Sou casado a 8 anos no regime de separação total de bens e tenho uma filha de 5 anos .Tenho um imovel dividido em cotas com minha companheira 65% dela e 35% meu. Nossa relação está acabada . Goastária de saber como fica a situação deste imovel com o divorcio. Não tenho nenhum outro imovel onde possa morar mas a minha mulher tem outros imoveis no nome dela. Qual é minha situação ?

    GD Star Rating
    loading...
  29. joana fernandes souza says:

    o meu caso é igual, ao do item 16 de jota jr.
    me separei no final de abril de 2007, e gostaria de saber se existe algo a fazer, pois ouvi comentarios sobre mudancas da lei sobre separacao e divorcio,obrigada.

    GD Star Rating
    loading...
  30. Tatiane says:

    Sou casada a 4 anos,mas não legalmente e tenho um filho com quase 5 anos e gostaria de saber quais são os meus direitos pois tenho um problema de saúde sou diabética e tenho muitas complicações e ~estou impossibilitada de conseguir um emprego pois me encontro com nefropatia ,neuropatia e neforpatia diabética ;e o meu esposo sem 3 terras no estado da paraíba mas ele não colocou no nome dele está no nome do pai dele e dois no nome dos irmãos tem um apartamento no nome dele um carro e uma loja de veículos que esta no nome dele e dos irmãos ;gostaria de saber quais os meus direitos?

    GD Star Rating
    loading...
  31. Piter says:

    Olá preciso muito tirar uma dúvida, minha noiva se separou a um ano e deu entrada no divórcio a uns 7 meses, quero saber se tem a possibilidade de eu me casar com ela? Por exemplo, um casamento provisório? Se puder me responda por favor. Abraços!

    GD Star Rating
    loading...
  32. Aquitalino Teixeira de Oliveira Lira says:

    Gostaria de receber modelo elaborado por advogado, para separação extrajudicial em Cartório.

    Grato,

    Aquitalino Teixeira de Oliveira Lira

    GD Star Rating
    loading...
  33. Mile says:

    Olá, tenha várias dúvidas.
    Minha mãe esta casada com o meu pai ha 22 anos. A casa foi comprada pela minha mãe, ela comprou do irmão dela.
    Em 2003 ela fez a documentação da casa, e em vez d passar pro nome dela, ela passou para o meu (no caso filha) e com usufruto dela e de meu pai. A documentação ficou passada pro meu nome diretamento do meu tio.
    Gostaria de saber se meu pai terá algum direito nessa casa em caso de separação?
    Ele poderá recorrer dessa documentação da casa, alegando q não assinou nada?
    A casa foi adquirida após o casamento, mas foi totalmente paga por ela.
    Ele tem uma casa (q ainda não esta no nome dele) e um carro, no caso dele recorrer sobre o direito dessa nossa casa, poderia haver um acordo, em q eu e minha mãe abririamos mão da casa dele e do carro, e ele não teria direito de nada da nossa casa?

    GD Star Rating
    loading...
  34. Dilmara Santos says:

    Por favor, preciso de ajuda. Vivo com um homem há 21 anos, não somos casados, apenas temos um filho de 17 anos e ele não possui bens nenhum, apenas tem emprego (militar). Acontece que de tanto ele me maltratar incluíndo agressão física, traíções, entre outras coisas não o suporto mais. Quero me separar dele,pois continua agressivo, e muitas vezes mostra-se desequilibrado, jogando as coisas contra a parede, como se quisesse jogar em mim, querbrando as coisas com ódio, etc… Mas pro outro lado, estou desempregada, não tenho pra onde ir, e devido a minha idade, quarenta anos, está difícil de arrajar emprego, mas não deixo de tentar. A pergunta: será que ele poderá me dá uma pensão até eu me restabelecer… Passei a ter medo dele, e não suporto mais que me toque, sei que ele não vai aceitar eu morando com ele sem sexo. Estou sem saber o que fazer. Me orientem por favor!!!

    GD Star Rating
    loading...
    • cristiane nilda says:

      ele so teria direito se a casa estivesse no nome da sua mãe, como ta no seu fique tranquila. e sua abraço

      GD Star Rating
      loading...
    • ivone says:

      oi meu nome e ivone eu vivi com o pai dos meus filhos 22 anos eu i6 e ele tinha 28 anos tenho 4 filhos com ele a 3 anos ele saiu de casa contruimos tudo junto eu fiquei na casa mais ele fala que eu moro de favor que a casa e dele que eu nao tenho direitos nao trabalhava fora so cuidava da casa desde que ele saiu de casa nunca pagou pensao para as crianças quero vender a cas mais ele diz que eu nao posso porque a casa e dele ele ficou com ocarro e terrenos contruiu oooouma casa para ele e se casou de novo no civil com migo ele nao era casado no papel posso vender a casa ? para comprar outra em outro lugar sem a permissao dele?

      GD Star Rating
      loading...
  35. ZENAIDE BATISTA DOS SANTOS says:

    Vivo com um homem à 10 anos,sendo que este está separado à 20 anos de sua esposa oficial.Neste período sofri muito,inclusive sempre nficou responsável apenas pela alimentação pois dizia que não tinha responsabilidade quanto aos vestimentos e outras necessidades básicas.Iguinorando minhas responsabilidades domésticas.Sendo assim gostaria de saber quais são os meus direitos,visto que tem 5 filhos adultos e casados.Ele é 30 anos mais velho que eu e como está adoentado disse que não quer mais ficar comigo,para eu seguir minha vida e que não tenho direito algum.Pergunto: E OS 10 ANOS QUE FICAMOS JUNTOS? ele tem alguns bens e nega-se em me ajudar.ele é militar e se julga detentor do poder.

    GD Star Rating
    loading...
  36. Patricia says:

    Me casei a dois meses meu marido quer se separar de mim alegando que eu não fui a pessoa que ele gostaria que eu fosse, ele saiu de casa, e agora o que eu faço pois financiamos um apartamento, ele esta todo mobilhado e ele quer vender tudo e dividir.

    GD Star Rating
    loading...
  37. vanessa says:

    Gostaria de saber se assim q foi feita a separacao judicial e foi feita a averbacao na certidao de casamento,ou seja,separou-se no papel ,ja posso casar-me novamente no civil ou preciso esperar sair o divorcio para contrair um novo matrimonio.

    GD Star Rating
    loading...
  38. Nelma says:

    Quero saber quais os procedimentos que devo tomar, uma vez que já separei judicialmente só que não peguei ainda a carta de averbação e tendo em questão que vou me casar novamente com a mesma pessoa ( o pai dos meus filhos). O que devo fazer? Me orienta por favor. Grata
    Nelma

    GD Star Rating
    loading...
  39. olá,vivo com uma pessoa há mais de 05 anos e agora estou querendo me separar,temos dois filhos menores,e também já fui casado no papel e tenho dois filhos do 1º relacionamento,agora tenho uma casa e um carro e queria saber como será a divisão desses bens ,e quanto ao pagamento de pensão?Ela também tem direito ?O valor da pensão que pago do 1ºcasamento será dividido ao 2º ? Agradeço desde já a ajuda

    GD Star Rating
    loading...
  40. eliete chaves de almeida. says:

    olà gostaria de obter algumas informaçoês, me separei há 9 anos tem dois anos que me divorciei e gostaria de saber como conseguir averbaçaô , onde devo pedir se è no forum o que devo fazer para conseguir e onde .obrigada aguardo a resposta

    GD Star Rating
    loading...
  41. sara says:

    quero me separar e ele nao sai do imovel,temos filhos menores.ele alega nao ter pra onde ir mas eu tbm nao tenho.
    nosso imóvel ainda nao está quitado e faz só dez meses q financiamos pela cef.ele contribuiu com parte do fgts e eu tbm ,ele ganha pouco e nao pode pagar as prestações ,eu q pago a mairia das despesas e prestações do imovel ,o q faço já q está sendo dificil a convivência entre nós apesar de estarmos em quartos separados?e meus filhos estão confusos emocionalmente!!!!me ajudem!!!

    GD Star Rating
    loading...
  42. Lucilene says:

    Sou casada a 22 anos,o meu marido estar me traindo a 1 ano, eu descobrir e quero me separar dele, so que eu tenho um filho de 21 anos e moro no apartamento da mãe dele, ele quer que eu sai de casa eu falei que não saio, quem tem que sair e ele pq ele que tem uma amante, ele falo que so vai sair guando ele puder alugar um apartamento para ele, so que eu não estou aguentando essa vida a amante liga para o cel. dele dentro da minha casa eu acho uma falra de respeito perante a mim. Como eu posso fazer legalmente para ele sair de casa uma vez que eu tenho todos os e-mail dele com a amante. O que eu tenho que fazer?

    GD Star Rating
    loading...
  43. paty says:

    oi…sou casada legalmente ha apenas cinco meses mas confesso q nao suporto mais o meu marido…ele eh tres anos mais novo do q eu, eh totalmente infantil e nossas ideias nao batem mais…enfim, nao quero mais.O problema eh q ele eh millitar, estou com ele numa cidade ha kms da minha cidade natal, onde nao conheço ninguem e nao suporto mais ele…gostaria de saber se nos separássemos teria direito a pensão mesmo se quem pedisse a separação fosse eu!!!

    GD Star Rating
    loading...
  44. suzinete p rosa says:

    Ola olha me chamo suzi e estou casada a uns quatro anos mas ja tem dois que estamos separados ñ temos bens em comum e eu tenho um filho do meu atual namorado e quero me casar com ele mas meu ex marido ñ quer assinar,e quando eu estava casada com ele ele me batia e ja quis até me matar acontece que eu estou no exterior e ñ sei que fazer`até mesmo porque ele ñ quer assinar queria saber se ñ tem nenhuma lei que capaz de anular ese casamento ja que eu tenho outra familia…………

    GD Star Rating
    loading...
  45. Maria aparecida says:

    Estou separada desde 2005 quando saiu a sentença de separação concensual, porém por uma falha da minha parte não providenciei a averbação.Agora passados quase 3 anos solicitei o desarquivamento do processo e providenciei a averbação. Porém me informaram que não posso entrar com o pedido de divorvcio pq a separação passa a valer depois da averbação e terei que esperar um ano para me divorciar. Essa informação procede ou o que conta é a data da sentença?

    GD Star Rating
    loading...
  46. elemilde says:

    gostaria de saber da possibilidade de eu continuar no imóvel com minhas duas filhas, pois meu marido alega que terá de vender o bem? como posso vender se não tenho como comprar outro? como ficam minhas duas filhas nessa história? terei de vender o bem, se vou ficar com a guarda de minhas duas filhas?

    GD Star Rating
    loading...
  47. gervasio kuester says:

    quem pediu a separação uma ves no cartorio pode pedir a segunda vez?

    GD Star Rating
    loading...
  48. shirley zerbielli says:

    olá eu sou casada a 5 anos com meu marido e nao sou casada no papel só moro junto e tenho um filho de 3 anos com ele gostaria de saber se eu quisesse me separar se eu fosse em um juiz ele mandaria eu sair da casa pois é area livre e é dele se o juiz mandaria eu ou ele sair da casa e quais seriam os meus direitos ja estamos juntos a 8 anos e 5 morando junto agradeço pela resposta..

    GD Star Rating
    loading...
  49. geraldo fernandes says:

    morei 20 anos com minha companheira mais ela ainda era casada no papel o marido tem algum direito?

    GD Star Rating
    loading...
  50. Edson Lopes says:

    Olá, preciso de orietação, moro com uma conpanheira e decidimos casar, só que ela é divorciada há 5 anos, ou melhor o divorcio dela não saiu ainda, por falta de grana, ela já pegou a certidão de Averbação de Separação Consensual, na epoca o caso dela foi feita pelo Justiça Gratuita, só que ela deixou pralar e não foi resover, hoje decidimos nós casar e não temos comco pagar. Como vcs podem nos orientar.
    Edson Lopes
    Obrigado

    GD Star Rating
    loading...
  51. Marcia Sueli Manzato says:

    estou em regime de separaçao consensual mas tenho uma filha de 10 anos.O juiz nao assinou a averbaçao ainda e nao quero sair do meu movel q esta no meu nome de solteira.A advogada pediu para passar a casa em usufruto,mas ele nao quer sair da casa e alega q eu tenh q sair e deixar a filha cm ele,mas o advogado deu a guarda para mim.Ele nao tem q sair de casa?O advogado deixou as visitas livres,mas nao quero sair.Nossa vida ficou insuportavel e todos os dias discutimos.Ele já me agrediu verbalmente varias vezes.Posso pedir termo de integridade fisica antes do Juiz assinar a averbaçao da separaçao.Por favor é urgente.Tenho audiencia dia dez.mE AJUDEM

    GD Star Rating
    loading...
    • DULCIRENE CARNEIRO DO NASCIMENTO says:

      gostaria de saber como devo agir com meu filho na separação;tenho18 anos de casada e meu fiho tem 11anos pois ele é muito apegado ao pai,mesmo sabendo da traição,sabendo da existencia da filha da traição.meu marido ainda o levou para aniversário dela e não faz a menor questão de demonstrar a sua preferencia pela filha apesar de negar seu envolvimento com a amante é notório,caimos de qualidade de vida,falta as coisas para meu filho,não temos lazer, ele não sai mais nem comigo principalmente com meu filho ele fica jogando o menino contra mim testando o amor dele mesmo na brincadeira mas machuca aqui termino meu relato,gostaria de conversar mais pois me faz muito bem esse desabafo,agradeço desde já aguardo resposta via e-mail.

      GD Star Rating
      loading...
    • genival says:

      Marcia, li suas duvidas a respeito de sua separação consensual, e agora começo a entender um pouco mais do que você me conta, desculpe-me por ter interesse em saber um pouco mais sobre você, não quero que você pense que estou te monitorando, mas não resisti em saber um pouco mais.
      Val

      GD Star Rating
      loading...
  52. marilane says:

    Comprei um apto. financiado que esta no nome de outra pessoa e logo em seguida fui morar com meu ex. vivemos 8 anos juntos e adquirimos uma casa de praia e um carro na compra da casa ele entrou com + dinheiro que eu, só que no decorrer dos anos fizemos varias reformas onde coloquei muito dinheiro. Agora já estamos separados a 4 meses, não tenho intenção de ficar com a casa + queria o que investi nela; existe essa possibilidade? o apartamento ele tem algum direito? eu ainda pago o financiamento que esta no nome de outra pessoa. Tenho uma filha de 1 ano com ele.

    GD Star Rating
    loading...
  53. Edson Gomes says:

    Fui casado por 13 anos nao tive filhos, agora moro a 1 ano com outra companheira , eu deixei a casa para ela, ela ja tem outro relacionamente e eu continuo casado no papel gostaria de saber se ela ainda tem direitos? Ou minha atual mulher tem se algo acontecer comigo?

    GD Star Rating
    loading...
  54. dinana says:

    sou casada com u. militar ele me traiu e me colocou pra fora de casa agora quero a seoaraçao nunca me deu nada tive que voltar para casa da minha mae o que devo fazer?

    GD Star Rating
    loading...
  55. Helen Cristina Melo says:

    sou casada há dois anos e tenho uma filha de 7 meses e quero me separar , mais ainda vivemos juntos pois não tenho pra onde ir, tambem tenho medo de perder meus direitos, o que devo fazer?

    GD Star Rating
    loading...
  56. talita says:

    meu namorado esta separado a 3 meses de sua ex mulher pela qual namorou 4 anos e foi amigado com ela por 7 meses e agora ela quer colocar ele na justiça eu queria saber se ela tem direito em alguma coisa eles não tiveram filho só que ela é de menor

    GD Star Rating
    loading...
  57. andrea says:

    estou casada a 11 anos , tenho 3 filhos , quero me separar, nao trabalho fora, pois meu filho menor tem 5 anos, gostaria de saber meus direitos. somos casados por separaçao parcial dos benso que era dele antes do casamento eu tambem terei direito? terei direito a pensão, por nao trabalhar fora? aguardo uma orientação sua . obrigada.

    GD Star Rating
    loading...
  58. ELIANE says:

    Sou casada somente no religioso á 11 anos, tenho dois filhos um com 7 e uma menina com 10 anos, ele tem 2 casas ,um lote,que estão no nome dos pais dele. Meus filhos tem direito á estes bens? Pois onde irei morar com eles? Me casei com 17 anos, vivi minha vida inteira sofrendo em meu casamento, jamais o traí, fiz faculdade, trabalho, agora preciso viver minha vida.
    Mas ele fala que irá TIRAR meus filhos de mim, ele alega que possui melhores condições financeiras do que eu, e está comprando meu filho, prometendo mundos e fundos para ele, e meu filho fala que quer ficar com o pai, pois o pai tem mais dinheiro e vai dar tudo o que ele pedir. MEU DEUS o que eu faço? uma criança com sete anos pode escolher morar com o pai? PRECISO DE AJUDA URGENTE, ME RESPONDA POR FAVOR

    GD Star Rating
    loading...
  59. GRAÇA NOGUEIRA says:

    GRACIOLINA
    SOU CASADA HA 22 ANOS E AGORA MEU MARIDO RESOLVEU SE SEPARAR, ACONTECE QUE JA EXISTE UMA SEPARAÇÃO DE CORPO HA MAIS DE 18 ANOS( ELE ENGORDOU ATINGIU UMA OBESIDADE MORBIDA DA QUAL VENHO TENTANDO LHE SOCORRER E TIRAR DO FIM DO POÇO APOS CIRURGIA BARIATICA E REPARADORA (ESTETICA) TUDO COM MUITO SACRIFICIO, POIS TIVE QUE PEDIR DEMISSÃO DO MEU EMPREGO PUBLICO E MONTAR UMA EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO DE LANCHES QUE NOS RENDIA UMA RENDA SUPERIOR.
    AGORA TOTALMENTE RECUPERADO ELE NÃO ME VER COMO MULHER
    E QUER SEPARAÇÃO, COMO DEVO AGIR, POIS TEMOS UMA EMPRESA JUNTOS E NÃO GOSTARIA DE DIVIDIR RESPONSABILIDADE, MESMO QUE TENHA QUE DEIXAR TUDO PARA ELE, SO NÃO GOSTARIA DE TRAZER EM MINHA NOVA CAMINHADA REPONSABILIDADE DIVIDIDA COM ELE.

    GD Star Rating
    loading...
  60. Silvia Alice Costa says:

    Vivo ha 20 anos com meu conjuge. Nao somos casados. Tenho 3 filhos com ele. Estamos agora morando no exterior (Espanha). Estamos separados e quero dividir os bens e regularizar a pensao. Como faço…

    GD Star Rating
    loading...
  61. vanessa says:

    minha mãe faleceu a 3 anos, e teve uma casa com seu primeiro casamento sera que eu teria direito a casa do seu ex marido

    GD Star Rating
    loading...
  62. LUANA says:

    ENTREI COM SEPARACO NO CARTORIO, POIS ESTAVAMOS A MAIS DE 2 ANOS SEPARADOS DE CORPOS, NAO TEMOS FILHOS. MAS SÓ Q NA HORA DE IR NO CARTORIO ASSINAR OS PAPEIS ELE NÃO QUIZ IR, O QUE FAÇO?

    GD Star Rating
    loading...
  63. Silvia Rogerio says:

    Por gentileza, gostaria de saber se posso realizar a separação de corpos ou a de fato, pois, estou casada há 16 anos, porém, apaixonei-me por outra pessoa; meu marido sabe, conversamos, ele concorda com a separação, mas seria melhor, por enqto, não fazer isso legalmente, ou seja “no papel”
    Gostaria de uma garantia de não ser acusada de aldultério…
    Agradeço desde já,

    GD Star Rating
    loading...
    • viveca says:

      silvia eu estou com o mesmo problema,meu marido soube do meu caso,eu sai de casa.Fiquei sabendo que perdemos os direitos de pensao e se nao comparecer no dia e pior,ele quer a separacao consensual mas as vantagens e sobre ele que teve informacoes do advogado,ele quer marcar o dia ,meu atual compagno vem comigo porque nao tenho famiglia na italia,Que situacao de merda.

      GD Star Rating
      loading...
  64. CELSO MARTINS says:

    Moro com uma companheira há 10 anos. O imóvel é meu. Estou disposto a me separar e sair de casa. Saindo perco o imóvel? Por favor, não quero deixá-la em dificuldades. Mas também não quero perder esse imóvel. Me responda.
    Obrigado.
    Celso (celsolpm@ig.com.br)

    GD Star Rating
    loading...
  65. Hanna says:

    Estou casada com comunhão parcial de bens faz um ano, meu marido tem tres filhos de outros 2 casamentos que moram com as respectivas mães, ele saiu de casa não honrando com as despesas de fone, luz, prestações outras. Diz no momento não ter condições de arcar com as despesas, pois recebe o valor de aproximadamente R$ 2.400,00 , ficando parte para pensão dos filhos.
    Continuo morando no apartamento que é alugado, tendo ele retirado suas roupas de uso habitual.
    Como ficará a questões das dívidas, pois meu salário é pouco e meus pais estão arcando com as dividas e despesas da casa.No momento não podemos pagar um advogado.
    Quais meus direitos quanto aos pertences da casa?
    Tenho direito de continuar morando na casa até quando?
    Peço a fineza orientar-me, desde já grata.

    GD Star Rating
    loading...
  66. Hanna says:

    Estou casada com comunhão parcial de bens faz um ano, meu marido tem tres filhos de outros 2 casamentos que moram com as respectivas mães, ele saiu de casa não honrando com as despesas de fone, luz, prestações outras. Diz no momento não ter condições de arcar com as despesas, pois recebe o valor de aproximadamente R$ 2.400,00 , ficando parte para pensão dos filhos.
    Continuo morando no apartamento que é alugado, tendo ele retirado suas roupas de uso habitual.
    Como ficará a questões das dívidas, pois meu salário é pouco e meus pais estão arcando com as dividas e despesas da casa.No momento não podemos pagar um advogado.
    Quais meus direitos quanto aos pertences da casa?
    Tenho direito de continuar morando na casa até quando?
    Peço a fineza orientar-me, aguardo e desde já grata.

    Email- hannacintia@bol.com.br

    GD Star Rating
    loading...
  67. Elaine says:

    Estou com um caso de separação judicial em cartório e tenho que anular a escritura pública dessa separação, como anulá-la?

    GD Star Rating
    loading...
  68. jefferson says:

    oi meu nome é jefferson tenho 59 anos eu moro junto a 15 anos e nesse 15 anos eu descobri que minha mulher me trais nois não somos casado só moramos junto se eu separa dela ela tem direito em aluga coisa minha ?mesmo sabendo que era me traiu

    GD Star Rating
    loading...
  69. silvia says:

    eu fui amiga com ma pessoa 5 anos ele saiu de casa em 2006 voltou depois de 4 meses aceitei de novo moro no lote dos pais dele meu nome ficou no spc por causa dele e agora ele saiu de novo temho algum direito tudo que tenho eu que comprei ele nunca me ajudou em nada o que devo fazer meu nome e silvia me responda

    GD Star Rating
    loading...
  70. nat says:

    Olá
    Meu namorado esta separado de corpos da ex há 1 ano e meio e a separação concensual saiu mês passado. Gostariamos de saber se ele já pode se casar novamente e quanto tempo demora para sair o divórcio,

    Obrigada

    GD Star Rating
    loading...
  71. marlene says:

    sou separada judicialmente, tenho 2 filhos, ele faleceu eu tenho direito a pensão. ele era policial aposentado.

    GD Star Rating
    loading...
  72. ireni de araujo da silva says:

    moro com um rapaz,ha 09 anos ,tenho uma filha maravilhosa com ele de 07 anos,e antes disso ficavamos juntos entre vai e volta uns 05 anos, gosto muito dele, mas enfrentamos inconpatibilidade de geneos ha muitos anos, e nas horas das brigas ele humilha muito e e meio agressivo, estou desempregada, e ele vive me mandando embora de casa, dizendo que nao gosta de min.
    moramos numa casa grande, que esta em nome dele, ele meche com comercio. gostaria de um conselho profissional sobre separacao e os meus direitos e da minha filha.

    GD Star Rating
    loading...
  73. MARIA APARECIDA says:

    E QUANTO AO DESQUITE HOMOLOGADO POR SENTENÇA FEITO EM 1977, COMO PROCEDER SE O CASAL APOS ESTE ATO CONTINUA A VIVER JUNTOS E UM DELES VEM A FALECER, COMO COMPROVAR A UNIÃO JUDICIALMENTE, SERÁ QUE BASTA A CARACTERIZAÇÃO EM UNIAO ESTÁVEL? OU DEVERÁ ENTENDER QUE A RELAÇÃO CONJUGAL NÃO SE EXTINGUIU?

    GD Star Rating
    loading...
  74. fátima rosa says:

    entrei com minha separação em 96…resumindo tenho uma certidão de separação consensual averbada judicialmente…fui me casar novamente e para minha decepção fui impedida pois me informarão que eu teria que me divorciar…o que fazer agora?isso não foi um erro do forum em que entrei com o processo de separação ja que quando saiu a separação judicial ja havia se passado 4 anos,saiu em 2000,só averbei em 2005,estamos em 2008 posso ir no forum direto ou tenho que contratar novamente um advogado?não tenho mais contato om ex marido,vou precisar dele para esse processo?

    GD Star Rating
    loading...
  75. Tereza cristina- Agosto 13,2008
    A minha separação judicial aconteceu em novembro de 2007, a minha advogada do estado me disse que eu podia pegar a minha averbação no cartorio em julho deste ano, fui atrás mas não conseguir pegar e eu preciso do meu nome de solteira pois conseguir um emprego e eles querem me registrar . Por favor o quÊ que eu faço
    Observação: antes de ele entrar com a separação nos erámos separados de corpos fazia 5 anos ele morava num comodo e eu em outro mas era na mesma casa. Aguardo a resposta. obrigada.

    GD Star Rating
    loading...
  76. Rafael veracruz says:

    Minha esposa saiu de casa pq estou com problemas psicologico
    ela saiu de casa fui na casa da mãe dela e tentei conversar com ela
    mas ela quer a separação mesmo.
    se ela der entrada com quanto tempo tem uma audiencia?
    e se eu não querer divossiar para ver se temos uma chance quanto tempo mas demora?
    obrigado

    GD Star Rating
    loading...
  77. SHIRLEY LOPES says:

    OI!
    SOU CASADA EM REGIME DE COMUNHÃO PARCIAL DE BENS, HA QUASE TRES ANOS, JA CONVERSEI COM MEU MARIDO, VOU ME SEPARAR DELE, MAS ELE DISSE QUE NÃO VAI ME DAR NADA, TEMOS UMA CASA, MOVEIS E UMA LAN ROUSE(CYBER) E ELE ME DISSE QUE PRA MIM FICAR COM ALGUMA COISA, SÓ ENTRANDO NA JUSTIÇA CONTRA ELE , QUERO DAR ENTRADA NOS PAPEIS DA SEPARAÇÃO O QUE DEVO FAZER, NÃO TEMOS FILHOS JUNTOS E QUERO SABER QUAIS SÃO OS MEU DIREITOS LEGALMENTE?
    NÃO POSSO SAIR DE CASA PORQUE SE NÃO PERCO OS MEUS DIREITOS?
    OBRIGADO ME RESPONDA TO PRECISANDO SABER!

    GD Star Rating
    loading...
  78. stefanie says:

    sou casada a 7 meses mas nao estou satisfeita com meu casamento nao temos filhos mas nao sei como faço pra me separar dele se eu sair de casa eu perco meus direitos? quais meus direitos depois da separação? oque devo fazer pra me separa dele?

    GD Star Rating
    loading...
  79. Mauro Cesar says:

    Sou viuvo e tenho quatro filhos,não fiz o inventário e gostaria de deixar em vida minha única casa para apenas um filho. Eu posso fazer isso?

    GD Star Rating
    loading...
  80. Sabrina santos says:

    Olá preciso de ajuda
    meu namorado se casou a menos de um ano e já se separou,ele está comprando um imovel financiado em 300 prestações,gostaria de saber como ficará a situação do imóvel na hora do divórcio.aguardo urgentemente resposta Obrigada!

    GD Star Rating
    loading...
  81. nicholas says:

    Bom dia.
    Estou me separando judicialmente (litigioso) de minha mulher e quero adquirir um financiamento para compra de um imóvel em outra cidade, porem o banco necessita da assinatura dela. Não há, legalmente, como juntar aos documentos uma cópia do processo e fazer a compra sem a anuência dela? pois do contrário ela irá usar isto para “enrolar” o processo para me pressionar a fazer o que ela quer.
    Nicholas M.
    Canoas/RS

    GD Star Rating
    loading...
  82. Clara says:

    Vivo com um homem há quase 24 anos temos 2 filhos, 20 e 19 anos. Descobri que ele me trai. Nunca trabalhei. Quero muito saber quais são os meus direitos.
    Clara.
    RJ

    GD Star Rating
    loading...
  83. IVONETE GOMES says:

    VIVI COM UM HOMEM A 12 ANOS E TEMOS 3 FILHOS MENORES,TEMOS BENS (KIT NETS ALUGADAS E UMA CASA ONDE MORAVAMOS JUNTOS,ELE MUDOU-SE EU FIQUEI COM AS CRIANÇAS.QUAIS MEUS DIREITOS E DOS MEUS FILHOS?POIS CONSEGUIMOS JUNTOS E SEMPRE TRABALHEI COM ELE COMO AUTONOMOS.

    GD Star Rating
    loading...
  84. Lucienen Nicolau says:

    Moro a 10 anos, mais eu nunca me casei gostaria de saber se posso pedir separação de corpos.

    GD Star Rating
    loading...
  85. marcia says:

    tenho uma uniao estavel há 11 anos, não temos filhos em comum, elé é divorciado, temos uma casa registrada em meu nome, mas usufruto dele, temos um carro em meu nome, e uma moto também em meu nome, gostaria de saber se no caso de separação, como fica a minha situação, como da casa e do carro e moto, obrigada.

    GD Star Rating
    loading...
  86. daniela says:

    Eu sou casada há 12 anos , e quero me separar mais ele não quer e diz que se quiser eu posso ir embora porque a casa é dele , mas eu tenho duas finhas com ele e também não tenho para onde ir, vivo sofrendo humilhações e agora está pior porque ele vive bêbado e me agride.

    GD Star Rating
    loading...
  87. gilberto fernandes ribas says:

    morei com minha companheira vinte anos, ela era funcionaria pulblica ela faleceu dei entrada na pensao e esto recebendo a sete meses mais ela ainda era casada no papel mais separada de fato a mais de trinta e cinco anos o marido deu entrada tambem e a pensao foi dividida se eu entrar com uma açao bloqueando a parte dele eu corro o risco de ficar sem minha parte tambem?

    GD Star Rating
    loading...
  88. Lucia Soares says:

    Entrei com um pedido de separaçao na justiçA EM ABRIL DE 2008, agora em outubro SAIU A SEPARAÇAO, QUANTO TEMPO EU PRECISO ESPERAR PARA CASAR NOVAMENTE

    GD Star Rating
    loading...
  89. keli fernanda says:

    Oi, estamos passando pór um problema ele ainda nw tinha separado da mulher dele, e estamos ficando juntos, mais nw morando, ela descobriu, queria saber se ela for se separar dele, ele vai perder td o que tem em bens materiais ou é dividido tudo em partes iguais, ate porque antes deles se casarem ele ja tinha coisas em seu nome antes do casamento, me responda por favor.Obrigada

    GD Star Rating
    loading...
  90. regiane oliveira says:

    oi fui casada com um PM durante dois anos…estamos separados ha sete meses e vai sair a separação consensual.mas o advogado dele quer q eu fale que estamos sesparados ha dois anos..será q isso vai beneficia-lo em alguma coisa… isso vai constar que fiquei casada por apenas quaro meses

    GD Star Rating
    loading...
  91. Silvana says:

    Olá, sou casada a 19 anos, tenho dois filhos, um de 10 anos e um de 17 anos, moramos em uma casa emprestada estes anos todos pelo meu sogro, esta casa foi reformada e melhorada, fora isso, só temos dois carros, quero me separar mas não tenho condições de pagar um aluguel pois trabalho para o meu marido e meu sogro a 3 anos, sem carteira assinada, queria saber se vou ter que sair da casa com meus filhos e se tenho direito a alguma pensão, ou é só para os filhos, quando me separar, sei que vou perder o emprego.

    Aguardo retorno

    Obrigado

    GD Star Rating
    loading...
  92. Flavio says:

    Oi, estou separado a mais de 2 anos, pretendo me divorciar direto.
    Temos uma casa que esta financiada. Mas de comum acordo ela vai ficar comigo.
    A pergunta é o seguinte: Vou dar a parte dela da casa, mas do valor pago até agora ou do valor estimado da casa?

    GD Star Rating
    loading...
  93. Gabi says:

    Olá.

    Meu Marido quer se separar de mim com menos de 1 ano de casamento (religioso e civil), só temos o carro em comum, pois a casa onde moromas são dos meus pais. Eu tenho provas que quando eu ia para faculdade ele se comunicava com outras pela internet, comecei a fuçar seu celular também e descobi mensagens que eram enviadas para outras.
    Nesta caso o que devo fazer?

    GD Star Rating
    loading...
  94. margareth aleixo ferreira says:

    ola!!! minha mae quer se divorciar do meu pai e ela falou que precisa da assinatura dos filhos. se isso é verdade, p que serve?

    GD Star Rating
    loading...
  95. ELIZABETE says:

    SE VOCÊ NÃO RESPONDE AS PERGUNTAS PRA QUE INVENTOU ESTE BLOG TEM MEDO DE RESPONDER É?
    AGORA FICA O POVO COM TANTAS PERGUNTAS; E VOCÊ NÃO RESPONDE SE NÃO RESPONDE PORQUE NÃO ACABA COM ESTE BOLG!!!!

    GD Star Rating
    loading...
  96. Priscila says:

    Olá, eu gostaria de saber como funciona – Casamento de união estável?

    Meu futuro marido separou, mais não se divorciou….e ja faz 2 anos que estamos namorando e resolvemos nós casar, só que depois que estava tudo certo para o casamento ele descobriu que não poderia se casar no cilvil, pq não era divorciado, ai o advogado dele deu a sugestão da união estável…já fizemos tudo certinho e foi feita com separação total de bens….eu queria saber que tipo de validade tem isso?

    Se serve como documento como se fosse certidão de casamento?
    Quais são meus direitos me casando assim até sair o odivórcio dele?
    Quais os direito de separação total de bens?

    Me caso em Dezembro 2008

    GD Star Rating
    loading...
  97. ana says:

    estou cansada da vida q levo, a mais de um ano q nao tenho nada com meu marido , nao aguento mais , chegamos a ir no advogado , so q ele me ofende mt , so fala em dinhero , nao aceita quer tentar , mas nao dá mais ,ele é miltar, casei com 16 anos e agora q estou fazendo faculdade , nao trabalho , tenho 2 filhos menores, e estou querendo voltar pra perto dos meus pais o mais rápido , e nao sei como fazer!! ele é mt frio , me humilha, ofende etc..queria saber ,se eu for embora eu posso separar por lá ?demora ? pq aq so teria pra jan/fev pelo bandeira de mello so q nao aguento mais .. teria como fazer pelo cartorio? rapido ?e se tenho direito do mesmo jeito eu indo embora com as crianças…to sofrendo demais!!!quero voltar a sorrir .. me ajude!!obrigda .. ana

    GD Star Rating
    loading...
  98. José Idalmo Santos says:

    Nesse forum depois de escrever, tem jeito de apagar o que escreveu?
    Se tiver de dicas passo a passo como faço.

    GD Star Rating
    loading...
  99. maria jose viana says:

    gostaria de saber,quando entra com pedido de separação litigiosa, que tem 8 meses dormindo separado,o marido tem direito a ter outra mulher.ou se isso e traição, porque tenho 29 anos de casada. e está acontecendo comigo. e não trabalho. E se posso pedir para ele sair de casa, ate resolver a nossa separação ele foi quem entrou com o pedido. aguardo a resposta, obrigada

    GD Star Rating
    loading...
  100. Angela says:

    Minha mãe separada de fato há 21 anos comprou uma casa, agora foi vendê-la e não cosnegue fazer a averbação da venda na matrícula porque em seus documentos, inclusive na matrícula anterior consta como casada.

    GD Star Rating
    loading...
  101. Ana Luísa Nogueira says:

    Boa tarde!!! Sou estudante de Direito e gostaria que me tirassem uma dúvida. No caso da separação judicial, em havendo uma sentença de separação e de repente uma das partes recorre da sentença, o estado civil das partes ainda é casado? A resposta sendo positiva, ambos ficam impedidos de adquirir imóvel até saia sentença em segunda instância? Grata,

    GD Star Rating
    loading...
  102. Ana Luísa Nogueira says:

    Boa tarde!!! Sou estudante de Direito e gostaria que me tirassem uma dúvida. No caso da separação judicial, em havendo uma sentença de separação e de repente uma das partes recorre da sentença, o estado civil das partes ainda é casado? A resposta sendo positiva, ambos ficam impedidos de adquirir imóvel até saia sentença em segunda instância? Grata,

    GD Star Rating
    loading...
  103. zenaide santos says:

    OLA! MORO COM UM PARAZ A 17 ANOS TENHO 1 FILHO DE 15, NÃO SINTO MAS AMOR POR MEU MARIDO .QUERO ME SEPARAR ,SE EU SAIR DE CASA PERCO MEUS DIREITOS ? Ñ QUERO A CASA, E SIM AS COISAS QUE COMPREI COM MEU DINHEIRO ,MAS ELE DIZ QUE SÓ LEVO SE FOR POR ORDEM JUDICIAL O QUE DEVO FAZER ?ONDE DEVO IR PARA SABER QUAIS MEUS DIREITOS ?

    GD Star Rating
    loading...
  104. luana says:

    tenho uma união estavel com meu marido a 9 anos , ele já é separado de fato da primeira esposa ,o q precisa para ele se divórsia judicialmente?
    (separa de fato a 20 anos).

    GD Star Rating
    loading...
  105. Ana Maria says:

    estou separada consensual a mais de um ano , mas meu ex marido não sai de casa,casa esta que eu pago o aluguel e o cotrato esta em meu nome ela acomodou-se.Como devo proceder? entrar com uma ação de despejo ou execução de sentença?
    desde já agradeço sua atenção

    GD Star Rating
    loading...
  106. Sheila says:

    Um casal pode ser considerado ‘separado de fato’, quando já não mantém relações há quase um ano, mas ainda vivem sob o mesmo teto, numa espécie de ‘acordo’? Neste momento, o marido não tem condições de assumir a pensão alimentícia para a filha de 2 anos e um aluguel para poder sair de casa. E também, perante este aspecto, ele pode se relacionar com outra pessoa ou deve manter o compromisso de fidelidade até que a ‘separação judicial’ seja formalizada?

    GD Star Rating
    loading...
  107. carmem says:

    boa noite li aqui nesta pagina muitas perguntas mas nem uma resposta dado as perguntas porque isto so perguntao mas nao tendo uma resposta eu tenho perguntas afazer mas pensei tambem de ficar sem neuma resposta ok eu pesso a resposta do que quero saber mas rapido possivel no meu amail se for possive, eu gostaria de saber se a mulher de entrada no divorcio ou separasao ela perde algum direito que ela tem de receber,ou tanto faz ela ou marido de entrada da no mesmo sou casada 23anos tenho 3filhos 2de menor tenho um de 10anos um de 13anos tenho do conselho adutelar um documento das crianças ficarem comigo e nao com ele o pai quero saber se ele o pai das crianças tera direito da casa que moro com as crianças porela ser alto e baixo se terei que dividir a casa com ele sendo que temos tambem um terreno ele tem ja moradia onde ele contruiu na casa do pai dele e mora la oendereço dele e la ele foi embora de casa ja dem de 2005 eu dei entrada da separasao mas no dia ele nao foi asinar eu suspendi aseparasao no papel pois fiquei com medo de ter que dividir a casa com ele onde eu moro pois pedi pela justiça o afastamento dele de casa por ser muito violento e acressivo ate com as crianças pois ele acrediu amim e um dos meninos o de 10anos eu denuciei ele e abri ate um prosseso contra ele por ter ate me acredido por muitas vezes ate por anos de sofrimento junto dele eu quero saber se pergo algumas coisas se eu valtar adar entrada na separasao novamente ou nao pergo nada ne mesmo ele tera direito da casa que moro com as crianças mesmo sendo alto e baixo eu quero resolver este meu problema com meu marido me separa dele esair de onde moro vim poder quem sabe ate vender a casa que moro vim mora em outro lugar com meus 2filhos porque o pai dele mora perto demim uma rua antes eu quero morar longe dele junto com meus 2filhos sendo que ele da pensao pros meninos junto demim mas ele ja falou comigo se eu vender a casa terei que dar metade do dinhero pra ele como posso dar metade do dinheiro pra ele se eu quero vender e comprar outra casa fora de onde eu moro ele fica me vigiando mesmo estando separado de mim eu nao quero isto mas sendo que ele diz que gosta de uma outra mulher me de uma resposta por favor o mas rapido possivel um abraço e muito obrigado ass;;carmem

    GD Star Rating
    loading...
  108. carmem says:

    espero um resposta das minhas perguntas se corro risco de perder algum direito e de ter que dividir a casa com meu marido se eu vim pedir a separasao dele eo divorcio pois ja pedi pra ele da entrada mas ele diz se eu quizer que e pra mim vim dar entrada do divorcio e de separasao porque ele nao vai dar entrada quero saber porque sera que ele nao quer da entrada mas espera que eu venha da entrada ai eu fico desconfiada dele se ele sabe de algo que se eu fizer isto ele sera beneficiado de alguma forma se eu fizer isto eu venha perder pra ele ele venha ganhar de alguma forma alguma coisa demim me diga por favor e me de uma diresao doque eu posso fazer pra sair desta vitoriosa obrigado um abraço ate mas com vossa resposta serei muito crata obrigado…..ass;carmem uma mae muito preocupada com a criasao dos 2filhos diante de uma situacao dificil pesso ajuda pra mim resolver da melhor maneira possivel…..um forte abraço a todos…….

    GD Star Rating
    loading...
  109. carmem says:

    ok ok ok ok

    GD Star Rating
    loading...
  110. Agenhor Espanos says:

    Somos casados ha 11 anos e queremos a separação. Porem temos duas filhas menores. Nós dois trabalhamos (marido e esposa), porem minha renda é maior que a dela. O apto que moramos está em nome de terceiros, porem e tambem pertence a ela, que o adquiriu antes do casamento, somente quitando-o após o casamento.Temos aplicações financeiras, carro financiado, e saldo em conta corrente.Como devo proceder para sair de casa? Como será feita a divisão dos bens?Quanto a pensão, posso por exemplo sugerir pagar escola e plano de saude para as crianças e descontar da pensão?

    GD Star Rating
    loading...
  111. naná says:

    Bom dia!!!
    Sou moro junto de uma pessoa a 3 anos e estamos 5 juntas. tenho um filho de 1 ano e 7 meses de idade e gostaria de me separar, depois que casamos ele colocou tudo no nome da mae dele. gostaria de saber o q eu tenho direito e como fica a situação do menino.

    GD Star Rating
    loading...
  112. ADRIANA says:

    BOA TARDE
    SOU SEPARADA JUDICIALMENTE DO MEU EX MARIDO 6 MESES. EU E ELE NOS RECONCILIAMOS DE NOVO E GOSTARIAMOS DE NOS CASARMOS, O QUE DEVE SER FEITO

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá Adriana, então o que posso dizer, vocês devem procurar um advogado particular ou a defensoria pública ou os núcleos jurídicos das faculdades de direito e CASAREM!!! FELICIDADES!!!!

      GD Star Rating
      loading...
  113. mila says:

    Boa noite!
    Casei em 1978, estamos separados a 14 anos mas continuamos morando na mesma casa, temos 2 filhas uma de 28 q já é casada e uma de 18 que mora com a gente.
    Queremos fazer a separação ou divórcio, isto é possível se tivermos testemunhas?
    Não temos bens a repartir.
    Posso solicitar uma ajuda dele para me manter? Eu trabalho.

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá Mila, você deve procurar um advogado particular ou a defensoria pública ou os núcleos jurídicos das faculdades de direito, mas não precisa de testemunha, a vontade de vocês será respeitada!
      Boa Sorte!

      GD Star Rating
      loading...
  114. Rogerio says:

    …minha esposa quer se separar e temos um filho de 5 anos eu e ela trabalha ,é minha sogra quem cuida da criança desde que ela nasceu pois ate comida a minha esposa não faz para nosso foilho e quem cuida e minha sogra e eu que ate remedio dou para ele, quem tem direito de ficar com o menino ela sai 4 da manha e volta 8 da noite.
    se ela sair de casa eu tenho a guarda da criança ?

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá Rogério, a guarda da criança deve ser pleiteada em juizo você deve procurar um advogado particular ou a defensoria pública ou os núcleos jurídicos das faculdades de direito, mas pode ficar feliz, pois aquele papo furado que a mãe tem sempre o direito de ficar com o filho é mito, é papo furado, OS PAIS (OS DOIS) tem o direito de querer ficar com a criança, mas o juiz vai decidir o que for melhor para a criança, ele vai analisar o processo, todos os documentos, vai fazer audiência para ouvir os pais e só então vai decidir!!!!
      Boa Sorte!!!!

      GD Star Rating
      loading...
  115. não achei as respostas das perguntas.
    sou separada de fato há12anos,gostaria de comprar um imovel, precisarei da assinatura dele?
    ele pode interfirir nos meus negocios?financeiramente não dependo dele para nada.Tenho assistencia medica pois ele é do estado.
    ele mora em um apartamento que finaciamos. eu pago aluguel mas tudo bém não cotesto nada.Posso viver com outra pessoa sem perder
    o direito da aposentadoria do ex, se este viér a falecer.
    Onde encontrar as respostas as perguntas são otimas.OBRIGADA

    GD Star Rating
    loading...
  116. João Adão Gomes says:

    Como faz para apagar alguma mensagem que escreveu e esta publicada aqui.
    mande resposta por favor

    GD Star Rating
    loading...
  117. Ivone Maria says:

    Olá! Estou com uma séries de dúvidas, sou casada a 19 anos e 3 meses (em regime de comunhão de bens), mais pelo fato do meu marido e eu não darmos mais certo( devido ele já ter me agredir fisicamente e me agride moralmente, psicologicamente, e pelo fato de sempre me tratar como propriedade dele e sempre me trair), no atual momento estou em separação de fato, e estou em outra cidade longe da qual meu esposo trabalha, tenho 2 filhos (um é de menor 17 anos) ambos estão estudando. Temos de bens: duas casas, uma eu moro com meus filhos e a outra é alugada, ele tem dinheiro no banco (cujo o valor não sei e ultimamente não fala quanto ganha). Ele me manda uma quantia por mês (1000,00) para meus filhos. Porém eu não trabalho, pois ele nunca deixou trabalhar, e nunca deixou terminar meus estudos ( por ignorancia etc) dependo desse dinheiro para sobreviver, pois é o unico meio de ganho nosso (e estou com dívidas e meu nome já foi parar no SPC, e disse que não vai me ajudar e ainda vai diminuir a quantia). Resumindo tudo por cima, meu marido está vendendo a outra casa alugada ( sendo que eu não assinei nada), para comprar uma em outra cidade (onde mora) não sei se tenho direito sobre ela e nem sei como agir, acho que ele já procurou um advogado sem me comunicar. Eu preciso muito cuidar de minha saúde, mais ele é ou não é, obrigada a pagar? Sendo ele o maior calsador do meus problemas ( um deles depressão) e ele não cuidava mais de minha saúde a mais de 12 anos, no ano passado ele me levou a um médico (ginecologista) para fazer uma bateria de ixames, constatando assim vários problemas (doença venéria e mioma nódulo no seio etc) tornando assim o custo do tratamento muito caro, e ele não pagou o restante do tratamento no qual necessito. Por favor me responde urgentimente preciso de ajuda!! Agradeceria muito se me ajudacem! Não tenho dinheiro para procurar advogado, e tenho dúvida se assino ou não os papéis e se eu assinar que benefícios (financeiros) terei, e se meus filhos e eu teremos direito nessa casa e ele está comprando mesmo se ele colocar no nome dele? Se possível me responda ainda hoje! Agradeço desde de já.

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá Ivone,
      Você precisa procurar um advogado particular ou a defensoria pública ou os núcleos jurídicos das faculdades de direito, você está com muitos problemas, não assine nada sem falar com um profissional que possa te ajudar de verdade. Não se desespere, ponha DEUS em seu coração e força…
      Não se esqueça que tem muita gente com problemas muito piores que o seu, está na cama de um hospital, perderam seus filhos para as drogas, para o crime, etc….
      Você tem que ter muita força e fé agora, não desanime, porque quando esse problema for resolvido você vai ver que o dia tá lindo e as nuvens continuam azuis!!!
      Boa Sorte!!!

      GD Star Rating
      loading...
  118. sara says:

    estou separada litigiosamente de pessoas e bens(separaçao letigiosa de pessoas e bens)posso casar?ou comtinuo casada?

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá Sara, você deve procurar um advogado particular ou a defensoria pública ou os núcleos jurídicos das faculdades de direito para impetrar o divórcio…
      Boa Sorte!!!

      GD Star Rating
      loading...
  119. Sueli says:

    Estou querendo me separar,estou casada a 23 anos e não trabalho desde então.Preciso acordar o valor de uma pensão, mas como todas as contas são pagas por ele, não sei de qto vou precisar para viver apos a separação.por favos me deem alguma luz.

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá Sueli, o que deve fazer é relacionar todos os seus gastos, moradia, água, luz, telefone , remédios, alimentação, vestuário, transporte, lazer, etc…Faça uma média da sua vida com ele e como irá lidar com isso sozinha, você pode procurar um advogado particular ou a defensoria pública ou os núcleos jurídicos das faculdades de direito para te esclarecer o melhor a se fazer, caso ele tenha oferecido alguma quantia, analise, faça as contas, não decida nada sem pensar muito bem…
      Felicidades!!!

      GD Star Rating
      loading...
  120. debora mendes ferreira says:

    gostaria de ser esclarecida da seguinte situaçaõ: jq fui separada uma vez com separaçaõ consesual,nao foi realizado o divorcio, pois fiquei quase 3 anos separada, e depois desse tempo se reconciliamos e voltamos a casar novamente, eu usando o sobrenome do conjugue novamente, voltamos a morar juntos, adquirimos bens juntos e ja estamos a 6 anos e tivemos uma filha que esta com 2 anos e 10 meses, e no momento nao estou trabalhando, e so ele trabalha eu tenho direito a pensao e eu corro algum perigo do conjugue pedir a guarda da minha filha alegando que estou desempregada e nao tenho condiçaõ de assumir…obrigada

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá Debora,
      na verdade não entendi muito bem, você está querendo se separar novamente ou já está separada e ele pediu a guarda da criança?
      Bem, você deve procurar um advogado particular ou a defensoria pública ou os núcleos jurídicos das faculdades de direito para poder te ajudar melhor e ouvir tudo o que você tem dizer….
      Boa Sorte!!!

      GD Star Rating
      loading...
  121. EDNA SOUZA says:

    olá! Gostaria de saber, qual desses quatro itens sobre separação pode ser aplicada ao casal que não é casado legalmente?.
    Muito obrigada.
    Edna – s.b.c

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá Edna,
      Na verdade, nenhum deles. Os ítens acima são para casais casados juducilamente. Você deve procurar um advogado particular ou a defensoria pública ou os núcleos jurídicos das faculdades de direito para analisar seu caso em particular. Pelo que posso entender vocês simplismente foram morar junto? Nesse caso de união estável, irão dividir seus bens adquiridos após a união como se fossem casados no regime de comunhão parcial de bens.
      Boa Sorte!!

      GD Star Rating
      loading...
  122. candida lucia assis santos says:

    sou divorciada mais não fiz a averbação junto ao cartório e nem ele , na declaração de imposto de renda desse ano ele preciso do meu cpf pois ainda estou como mulher dele. Mais não me colocou como depende no covenio da empresa colocou a atual companeira~. mais na firma ele estar casado comigo. O que devo faser?
    Obrigado

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá Candida,
      Você deve procurar um advogado particular ou a defensoria pública ou os núcleos jurídicos das faculdades de direito para analisar mais afundo seu caso!!
      Boa Sorte!!

      GD Star Rating
      loading...
  123. João Batista says:

    Olá Doutor… Tenho um casamento tumultuado… 02 filhas e há 09 anos casei-me com uma mulher que não tem a cabeça no lugar… toda vez que estamos bem financeiramente as coisas pioram e não estou conseguindo mais controlar a situação… agora ela me disse que vai embora novamente… ao longo dos 09 anos já foi e voltou bem umas 23 vezes… penso no futuro das minhas filhas que já estão traumatizadas com a situação… pra completar ela disse que não me ama… que não gosta mais de mim… e que tem vontade de arrumar um outro cara… eu sei que estou numa situação bastante dificil… sou casado com ela somente na igreja catolica… porque venho de um primeiro casamento onde passei pelas mesmas dificuldades… falta de impor as minhas vontades… deixei correr frouxo e as coisas não foram bem pensadas… casei-me com esta e ela sabia que estava em divorcio com a primeira… divorciei… e a que estou agora não quis casar no cartorio… a situação é bem dificil… as vezes penso em largar tudo e sumir… desaparecer… mas vejo a situação de minhas filhas que sem mim às vezes poderiam ficar prejudicadas… o que fazer????

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá João Batista,
      sua situação “sozinho” pode ser difícil, mas pense, respire e viva DEUS ele nunca cansa, reflita sobre os seus sentimentos, veja o que vale à pena, para você e sua família, sinto que ama suas filhas, então não as abandone, elas não tem culpa de nada, só precisam de amor, atenção, exemplo de coragem e educação…não desista delas, vá à igreja, lá tem muita gente protinha para fazer novos amigos, festinhas, pregação, conversas informais e não se esqueça de levae as meninas, elas vão fazer novas amizades e que sabe, todos vocês ajudem a sua esposa, mulher, amiga, namorada, MÃE!!!!
      Boa Sorte e Felicidades!!!

      GD Star Rating
      loading...
  124. isabela says:

    OI SOU SEPARADA A 2 DOIS .ABRI MÃO DE TODOS OS BENS POIS ENQUANTOESTAVA CASADA ENGRAVIDEI DE OUTRO HOMEM .HOJE MEU EX PEDIU O DIVORCIO E EU ME ARRENPENDI DE ABRIR MÃO DE TUDO ….SE ENTRAR NA JUSTIÇA NOVAMENTE TENHO DIREITO O ALGO…TENHO UM FILHO COM EX MARIDO DE 14 ANOS

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá Isabela,
      Você deve procurar um advogado particular ou a defensoria pública ou os núcleos jurídicos das faculdades de direito para analisar seu caso, faltam informações para serem analisadas, seu filho tem direito à pensão, então não durma no ponto!!
      Boa Sorte!!!

      GD Star Rating
      loading...
  125. denise says:

    meu irmão está separado de corpos há mais de cinco anos,porém vivia na mesma casa ,mas agora tem outro relacionamento no qual está junto há um ano e saiu de fato da casa há sete meses.
    Mas a ex esposa não quer dar o divorcio,exigindo pensão para ela e para uma filha que tem trinta anos e que possui problemas neurológicos leves.(esta filha sabe andar de onibus e metro sozinha e pratica aulas de dança)o que se pode fazer neste caso pois meu irmão quer se casar novamente.

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá Denise,depois de 1 ano da Sentença de Separação Judicial ele pode pedir o Divórcio, mas no caso dele que está separado de fato a 5 anos pode propor ação para se divorciar direto, sem separar. Ele deve procurar um advogado particular ou a defensoria pública ou os núcleos jurídicos das faculdades de direito, para propôr a ação! No caso da pensão deve ser analisado minunciosamente pois envolve outras pessoas, condições de trabalho da esposa, condições financeira dele e a saúde da sua sobrinha, OK?!!
      Boa Sorte!!!!

      GD Star Rating
      loading...
  126. SERGIO DE CARVALHO says:

    ME SEPAREI JUDICIALMENTE NO DIA 05/12/2008 E QUERO SABER SE JÁ POSSO ME CASAR COM OUTRA PESSOA E SE NÃO POSSO AGORA QUANDO VOU PODER ME CASAR NOVAMENTE

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá Sergio,depois de 1 ano da Sentença de Separação Judicial você pode pedir o Divórcio.Você deve procurar um advogado particular ou a defensoria pública ou os núcleos jurídicos das faculdades de direito, para propôr a ação!
      Boa Sorte!!!!

      GD Star Rating
      loading...
  127. Sílvia Oliveira says:

    Sou casada há 5 anos, meu marido me traiu e me deixou pela outra.Ele está morando há 1 ano em uma casa alugada e eu na casa dos meus pais. Não temos filhos, no caso de divórcio, quais meus direitos? Não tenho renda fixa e nem trabalho de carteira assinada.Ele sim.

    GD Star Rating
    loading...
  128. Arminda says:

    ola sou separada a 2 anos e tenho uma filha de 5 anos ,quero comprar um imóvel mas como tenho filha leva algum tempo para sair o divorcio e não quero que ex marido tenha direitos no imóvel pois estou comprando sozinha que providências devo tomar para que ele não venha ter parte no imóvel que comprar

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá Arminda, para tirar suas dúvidas você deve procurar um advogado particular ou a defensoria pública ou os núcleos jurídicos das faculdades de direito.
      Mas incluindo a cláusula de incomunicabilidade no contrato de compra e venda creio que será difícil de seu ex marido ficar com alguma parte da casa, mesmo assim deve ser analisado o regime de casamento e outras coisas mais por um advogado cível que trabalhe na área de família.
      BOA SORTE!!

      GD Star Rating
      loading...
  129. lucia duarte says:

    Ola! a pedido de minha amiga e comádre, gostaria de sabe o seguinte :
    ela e o esposo não vivem mais como marido e mulher a mais de 2 anos,mas vivem na mesma csa, ele não trabalha, não ajuda com nada dentro de casa, ela construiu a casa trabalhando em dois empregos, sempre comprou alimentos e móveis com sseu salário, sem ajude do marido.
    Ela não aguenta mais viver desta fórma, e queria que ele saisse de casa, mas ele não sai.
    Agora ela começou a ir com amigas para danceterias.
    Ela quer saber se pode pedir judicialmente que ele saia de casa, e se ela não seria prejudicada, saindo com as amigas para dançar, deixando em casa filhos menores com seu esposo, mesmo que não vivam maritalmente.
    Por favor, seria possivel me dar um retorno neste e-mail que estou lhes enviando ?
    Obrigada. Atenciosamente: Lucia Duarte

    GD Star Rating
    loading...
  130. sandriele da silva says:

    Quer dizer que estando separados judicialmente,não tem mais nada a ver um com o outro?mesmo nçao tendo chegado o divócio?

    GD Star Rating
    loading...
  131. Gi Vidal says:

    Bom dia!!! Minha dúvida é a seguinte: O homem José, aposentado, se separou, (separação de fato) saiu de casa desde 09/2008, não voltou mais e tem um filho que em 03/2010 faz 18 anos. Paga o colégio do filho e também compra alguns mantimentos para a casa onde o filho mora com a mãe Maria. Maria trabalha, ganha muito bem mas mora em uma casa que pertenceu ao pai de José que faleceu em 06/2009. O que eu quero saber? Com quanto tempo ele pode pedir a separação judicial ou divórcio, quais os direitos que o filho e a ex mulher possuem e por quanto tempo, esses direitos?? Obrigado pela atenção!!

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá Gil Vidal,
      A Separação Judicial pode ser pedida a qualquer momento, mesmo sem a separação de corpos. Depois de 1 ano da Sentença de Separação Judicial você pode pedir o Divórcio. Ou, se preferir, pode ficar separada de corpos por 2 anos e depois pedir o Divórcio direto.Você deve procurar um advogado particular ou a defensoria pública ou os núcleos jurídicos das faculdades de direito.
      BOA SORTE!!

      GD Star Rating
      loading...
  132. cris says:

    ola, tenho uma dúvida quanto a separação extrajudicial, esse tipo de separação so ocorre depois que tiver acontecido a separação judicial e decorrido o periodo necessario para o divorcio? ou pode ser feito o pedido direto dela sendo que o casal deseja se separar de forma concesual e nao possuiem filhos.
    ela exige a separação judicial?

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá Cris,
      Separação extrajudicial: é a separação feita em cartório, por escritura pública. Este tipo de separação só veio a ser permitida no Brasil a partir de 2007, pela Lei 11.441/07. Não é feita perante um juiz, mas é necessária a representação por um advogado. Você deve procurar um advogado particular ou a defensoria pública ou os núcleos jurídicos das faculdades de direito.
      BOA SORTE!!

      GD Star Rating
      loading...
  133. Lívia says:

    Tenho uma dúvida sobre pensao alimenticia… como fica a pensao quando o casal tem filhos multiplos, trigemeos, quadrigemeos e o marido um filho de casamento anterior, q paga 10% de pensao. Minha dúvida é… já q as necessidades sao “ao mesmo tempo” dos filhos multiplos, os quatro tem q receber o mesmo valor do primeiro filho do marido, ou o juiz considera as condiçoes de se criar multiplos……

    Obrigada

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá Lívia, já de pronto posso te dizer que são consideradas as condições dos filhos, independentemente de quantos são, o pai tem que ajudar a criar de forma igual a todos , mas essa situação é difícil analisar pela internet, você deve procurar um advogado particular ou a defensoria pública ou os núcleos jurídicos das faculdades de direito. Devesá levar seus documentos e das crianças, CPF, identidade, comprovante de residência, certidão de casamento/divórcio e nascimento das crianças, os documentos dele e o que mais achar valioso para o advogado analisar….
      Boa Sorte e Felicidades!!!

      GD Star Rating
      loading...
  134. aldaiza comitre says:

    gostaria de saber depois do divorcio se posso usasr sobrenome doo mueu marido que vantagem levo nisso tenho 4 filhos

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá Aldaiza, esse caso deverá ser citado no processo e quanto à vantagem, sinto lhe informar que não terá nenhuma!! A não ser que use esse sobrenome de tal forma que realmente não disponha dele, por exemplo no caso de nome de Empresa….
      Boa Sorte!!

      GD Star Rating
      loading...
  135. MARIA APARECIDA TRAJANO says:

    .Bom dia. Estou casada a 10 anos e tivemos um filho hoje c/ 2 anos.
    Quando meu marido se separou da sua ex mulher ele tinha 2 casas
    na separação o juiz decidiu ele ficar com uma e sua ex com a outra.
    Após casarmos consegumos juntos comprar uma outra através do nosso trabalho pois nós dois trabalhamos.
    Hoje nós estamos nos separando gostaria de saber nessa situação
    como ele tem a outra casa se esta que compramos eu teria direito
    dela só para mim já que ele tem a outra.
    Ou eu vamos ter que vender e dividir o valor e ainda ele vai ficar com a outra casa dele.
    Obrigado.

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá Maria Aparecida,
      Olá Rosana, essa situação é difícil analisar pela internet, você deve procurar um advogado particular ou a defensoria pública ou os núcleos jurídicos das faculdades de direito. Devesá levar seus documentos, CPF, identidade, comprovante de residência, certidão de casamento e o que mais achar valioso para o advogado analisar….
      Boa Sorte e Felicidades!!!

      GD Star Rating
      loading...
  136. angela pinto says:

    boa tarde! Sou casada a 3 anos, tenho um filho de 5 anos e estou gravida de 4 meses…mas a relação está pessima, ja não sinto mais nada e qro me separar…. acasa onde moramos é do meu pai…e qro q ele va embora daqui….mas ele disse q só sai com os papeis assinados….sou obrigada a aceita-lo aqui??? e quais as providencias devo tomar paa inicar o processo de separação??
    Aguardo Angela Bh

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá Angela, primeiramente pense bem…Se estiver certa que e quer a separação poderá pedir ao juiz, através de um advogado, a separação de corpos: este tipo de separação é uma medida cautelar, ou seja, uma medida tomada em caráter urgente para a proteção da pessoa. Um exemplo comum é aquele em que um cônjuge vem agredindo o outro, mesmo que verbalmente!!!!
      Se o juiz conceder esta separação, seu marido deve deixar o lar imediatamente. Enquanto isso, o casal poderá refletir sobre a reconciliação ou uma eventual separação definitiva.
      Mas pense bem, será que conversando, mudando a postura ou até mesmo a forma de jogar seu charme não resolve?
      Pense bem, o amor não acaba simplismente, ele apenas adormeçe!!! Dê um susto no amor, surpreenda-o e a si mesma!!!!
      FELICIDADES!!!!

      GD Star Rating
      loading...
  137. valdiney says:

    a minha mulher todo o dia fica maltratamdo a minhas filhas e eu não durmo a noite porque a brica aqui com as meninas é muito feio ela chinga as meninas de tudos os nomes o que eu posso fazer para que ela possa parar com uso eu tó penssando en enterna ela asim aqui vai ficar muito melhor eu tó com medo que ela fais coiza pior com as meninas aqui abraço me responda ok

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá Valdiney,
      fiquei triste com o que li…mas satisfeita com sua preocupação!! Sabe, algumas pessoas acham chatice falar de Deus, acham que seus problemas são tão grandes que não têm tempo de rezar…
      Então te dou uma dica, trate-a com muito carinho, muita calma, fale com suas filhas que a mamãe tá preocupada com alguma coisa, faça um multirão do AMOR, vá à missa ou ao culto e leve suas filhas, se sua munlher não quiser ir não tem problema, ore por ela Deus vai entender…
      Já ouviu o ditado “ÁGUA MOLE PEDRA DURA TANTO BATE ATE QUE FURA”? Pois então, insista na relação, no casamento, na maternidade de sua mulher… ela merece, ela precisa de amor e compreensão!!! TE GARANTO QUE COM MUITO ESFORÇO TUDO VAI DAR CERTO!!!!! Aesperança nunca morre!!!
      FELICIDADES…

      GD Star Rating
      loading...
  138. gui bastos says:

    sou autônomo, nao tenho como comprovar meus rendimentos, minha esposa trabalha e ganha 800,00, temos 2 filhos menores, no caso de separaçao como fica a pensao alimenticia

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá Gui Bastos,
      Ser autônomo quer dizer inválido? quer dizer que deixou de ser pai? Não entendi sua pergunta!!
      Será que quer fugir de suas responsabilidade??
      Sabe como fica? Ficará sem esposa, longe dos seus filhos e alinda terá que pagar pensão!!!
      Pense bem, será que está conversando o bastante, mude a postura ou até mesmo a forma de jogar seu charme!!
      Pense bem, o amor não acaba simplismente, ele apenas adormece!!! Dê um susto no amor, surpreenda-a e a si mesmo!!!!
      FELICIDADES!!!!

      GD Star Rating
      loading...
  139. Rosana Siqueira says:

    Olá, Meu sogro é separado a quatro anos,esta amigado a tres anos,eles ainda estão resolvendo a separação,tem uma casa para ser vendida e agora a mulher atual dele quer saber se tem algum direito se ela se separar dele? Pois ela trabalha bastante em um bar que ele sempre teve,ela praticamente trabalha sosinha,e quando ela briga com ele, ele sempre joga na cara dela que ela deveria ir embora pois ela ñ presta para nada, que ela ñ tem nada ali.

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá Rosana, a situação é difícil de dizer assim pela internet, a pessoa interessada deve procurar um advogado.
      Pelo que entendi ela não tem como pagar! Pois bem, deve então procurar a defensoria pública ou os núcleos jurídicos das faculdades de direito.
      Os direitos das pessoas dependem de provas documentais, testemunhais além dos depoimentos dos interessados.
      Nada está perdido quando fazemos de boa-fé, por amor ao próximo e com o coração aberto para Deu, pense nisto!!
      Felicidades!!!

      GD Star Rating
      loading...
  140. Luciane says:

    Olá, A Minha situação é o seguinte , depois de 12 anos de casa, eu cheguei a conclusão que não gosto mais dele. Pedi a separação mas ele me ignora , fingi que está tudo bem. E por causa dos meus filhos que são pequenos , tenho relevado muita coisa. E ele muitas vezes me ofende , diz que não vai dar a separação por que eu não tenho prá onde ir. Já faz quase 5 meses que não durmimos juntos. E a casa onde moramos não tem escritura ainda. Estou sem saber o que fazer, qual seria o primeiro passo.

    GD Star Rating
    loading...
  141. Luciane says:

    Olá, A Minha situação é o seguinte , depois de 12 anos de casada, eu cheguei a conclusão que não gosto mais dele. Pedi a separação mas ele me ignora , fingi que está tudo bem. E por causa dos meus filhos que são pequenos , tenho relevado muita coisa. E ele muitas vezes me ofende , diz que não vai dar a separação por que eu não tenho prá onde ir. Já faz quase 5 meses que não durmimos juntos. E a casa onde moramos não tem escritura ainda. Estou sem saber o que fazer, qual seria o primeiro passo.

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá Luciane, o primeiro passo é ter certeza do que você quer e do que pode aguentar!!
      O segundo é procurar um advogado particular ou, senão puder pagá-lo, procure a defensoria pública ou os núcleos jurídicos das faculdades de direito.

      Se estiver certa que quer a separação poderá pedir ao juiz, através de um advogado, a separação de corpos: este tipo de separação é uma medida cautelar, ou seja, uma medida tomada em caráter urgente para a proteção da pessoa. Um exemplo comum é aquele em que um cônjuge vem agredindo o outro, mesmo que verbalmente!!!!
      Se o juiz conceder esta separação, seu marido deve deixar o lar imediatamente. Enquanto isso, o casal poderá refletir sobre uma eventual separação definitiva.
      Mas pense bem, será que conversando, mudando a postura ou até mesmo a forma de jogar seu charme não resolve?
      Pense bem, o amor não acaba simplismente, ele apenas adormeçe!!! Dê um susto no amor, surpreenda-o e a si mesma!!!!
      FELICIDADES!!!!

      GD Star Rating
      loading...
    • luiz s.b.s.b says:

      nao sou a luciene mais me encontro na mesma situacaopor favor me de uma resposta

      GD Star Rating
      loading...
  142. cintia says:

    OLÁ, minha situaçao é o seguinte estou casada 4 anos ,na igreja e no civil mas quero anular os dois como fasso isso.tenho uma filha de 3anos engravidei e casei.me ajuda por favor quero ter uma chance de ne casar na igreja mas nao sei se tenho chance de fazer isso de novo.

    GD Star Rating
    loading...
    • FERNANDA BORGES says:

      Olá Cintia, infelizmente a resposta é NÃO, não poderá anular seu casamento, nem no cível nem no religioso, mas entendo que queira ser feliz. No caso da religião é mais complicado, pois não depende de Deus e sim dos homens, e às vezes não entendemos que Ele só quer que sejamos felizes, e encontrar a “tampa da panela” é mais difícil do que imaginamos…..O que poderá fazer é trocar de religião! No caso cível, é simples, procure um advogado, peça a separação e/ou divórcio, mas não se esqueça de refletir bastante sobre o assunto pois vocês têm uma filha juntos e ela precisa do amor de vocês, juntos ou separados!!!

      GD Star Rating
      loading...
  143. jacqueline silva says:

    gostaria de tira uma duvida,sou casada ha dois anos e meio,e tenho uma filha com 59 dias,e agora o meu marido quer o divorcio so que eu vou embora p/ campo grande ms e ele fica a quir tem algum problema em relacão a minha filha e ele fica ameacando dizendo que eu não vou leva a minha filha,o ele que separa por que eu não sou evagelica ele quer que eu cante em igreja e vistar saias longa isso e ridiculo.des de ja agradeco pela a atencão.

    GD Star Rating
    loading...
  144. anamaria da costa guilherme martins says:

    gostaria de tira as minhas duvidas,sou brasileira e casei com um portugues a estou casada 4quatro anos ele e uma pessoa muito agressiva,muitas vezes vive me pondo fora de casa, como se eu fosse uma coisa.e me disse que eu não tenho direito a nada.já sai muitas vezes de casa, por não suportar as suas maldades.ele nunca quis que eu trabalhasse,agora me pois na rua,o pior que não me deixa entrar em casa para pegar as minhas coisas.o que devo fazer nesta cituação,quando casamos ele fezes empréstimo para comprar uma casa e também mudou de carro.só queria saber se tenho direito de alguma coisa do que contruimos juntos.

    GD Star Rating
    loading...
  145. bia says:

    estou em processo de separação e meu marido é militar. Tenho uma empresa que abri um ano após nos casarmos em regime de comunhão parcial de bens. Na separação ele tem algum direito de requerer na justiça parte da empresa, como por exemplo “títulos de cobrança, produtos, clientes…? ele não entrou como sócio.

    GD Star Rating
    loading...
  146. maria de nazaré da silva frois dos santos says:

    ola , estou aqui pra tentar dirar algumas duvidas, eu era casada com um rapaz. 11 anos, e agora nosso casamento terminou, ele me traiu varias veses , por varias veses relevei. e então de certo tempo pra ka ñ teve mais jeito, ele me traiu, teve um filho dentro do nosso casamento, nossa separçaõ foi justamente esse o motivo, pergunta ??? ele cometou bigamia teve filho ainda dentro tudo isso do casamento, ligou de dentro do motel pra mim pedindo pra eu pagar um taxi pra ele. isso as tres horas da manhã isso é considerada como danos morais eu gostaria de saber se eu coloca-lo na justiça tenho direitos a uma indenizaçao??ou a uma pensaõ??, eu fiquei desorientada sem saber o que fazer,sofri muito com tudo isso,por conta disso cheguei a perder o trabalho que eu tinha, fiquei desempregada, fazendo faculdade, que por sinal estou ate devendo, ñ tive como concluir todo pagamento, e agora nem sei o que fazer, ñ tenho como conseguir um trabalho digno pois eu sou deficiente fisica, tenho uma queimadura na mão esquerda, fica dificil de trabalhar pois tento arranjar mais sempre na hora do exame fisico sou reprovada, majudem por favor que devo fazer …

    GD Star Rating
    loading...
  147. inajara santos says:

    por favor me ajudem conheci um homen me apaixonei fui morar com ele perdi minha casa aonde eu morava a 10 nos pra ficar com ele hoje descobri que ele e casado no papel moramos juntos de aluguel ha 1 ano eu nao trabalho porque ele nao quer ele trabalha por conta propria tem um firma aberta e reconhecida no nome dele e tudo eu quero saber quais meus direitos se eu tenho algun direito ou nao e minha casa quie perdi ok eu posso fazer porfavormeajuden estou sem chao nao tenho filho com ele mais ele tem fillhos com o outra

    GD Star Rating
    loading...
  148. Michelle Ifuku says:

    OI moro no japao e tenho 2 filhos um menino de 4 e uma de 2 quero me separar! quas os meus direitos! qual melhor forma de me separar?
    E os meus filhos? eles ficarao com quem?

    GD Star Rating
    loading...
  149. cristiano says:

    ola, estou prestes a me separar, queria saber se eu transferir um bem meu para um irmao como doação o que acontece. esse bem mesmo assim entra na partilha?

    GD Star Rating
    loading...
  150. cristiano says:

    em caso de separação qdo a mulher trai o marido , mesmo assim ele tem que pagar pensão?

    GD Star Rating
    loading...
  151. rodrigo b says:

    Quando duas pessoas não moram juntas a mais de 30 anos, ela morava fora do Brasil mas se recusa a dar o divorcio, o que pode ser feito se ele há mais de vinte tem outra pessoa?

    GD Star Rating
    loading...
  152. angel says:

    Oi, meu nome é Angel

    Sou casada com o regime da comunhão parcial de bens, eu e meu esposo estamos nos separando, casei em 2003 e compramos uma casa em 2005 financiada, ele deu como entrada na casa um carro que já era dele antes do casamento, gostaria de saber se esse carro é bem particular ou entra na separação como bem comum, pois o advogado dele disse que eu não tenho direito a metade, por causa do carro que ele deu como entrada.

    GD Star Rating
    loading...
  153. Roberta says:

    Boa noite!sou casada com o regime de separação parcial de bens há 8 anos.Temos um bebê de 6 meses.Quero me separar de fato,mas temporariamente,por uns 6 meses talvez.mas quando decidir pela separação judicial,posso ter perdido meus direitos? Nós temos duas casas no mesmo quintal,porem, eu desejo vender o terreno com as casas, e dividir o dinheiro. Ele diz que não venderá, me obrigando a permanecer no mesmo espaço q ele. o que pode ser feito? brigamos muito e ambos não suportamos mais! obrigada!

    GD Star Rating
    loading...
  154. almezinda rodriguis says:

    meu nome e almezinda eu estou com um ploblema nas mâos eu tem tres netos que estâo morando comigo porque a mâe deles nâo tem resposabilidade largou omarido ê nâo quer saber so quer ficar na fara eu gostaria de saber o que que eu preciso pra pegar atutela deles pra mim

    GD Star Rating
    loading...
  155. VIOLETA says:

    olá, boa tarde.
    estou casada há 31 anos não suportando mais sair de casa há 5 anos, meus filhos todos maiores de idade, vivem com ele, nosso casamento é de comunhão parcial de bens, e adquirimos todos os bens materiais juntos, deixei tudo pra trás, ele não aceita o divorcio,e nem me ajuda financeiramente, vivo de meu pequeno salário gerado do meu trabalho,ele vive com uma aposentadoria de §16.000,00 mensal, e eu só agora estou podendo levantar minha casa aos poucos, enquanto ele vive em uma casa própria avaliada em mais de §5.000,000,00. Hoje estou em um outro relacionamento isso interfere em meus direitos? ele pode vender ou passar para alguém sem minha assinatura?
    um abraço e fico agradecida se puder me responder.

    VIOLETA SOUZA

    GD Star Rating
    loading...
  156. Terezinha alves says:

    Terezinha.
    Sou casada hà 21 anos, eu e meu marido temos diversos problemas de relacionamento, temos 2 filhos, uma menina com 16 e um menino com 12. Quero me divorciar porque estou muito cansada deste relacionamento. Me sinto explorada e desmotivada. Meu marido já chegou a me agredir várias vezes. Conversamos sobre separação mas ele não quer.
    Como faço para me divorciar da maneira mais fácil possível, visto que não temos quase nenhuma condição financeira?
    Gostaria de receber resposta por email, se puder.
    Obrigada.

    GD Star Rating
    loading...
  157. Giselle says:

    Olá, estou separada a 6 meses, meu marido deixou a casa…iriamos fazer 2 anos de casados agora em maio. Estou morando na casa sozinha, casa a qual ele comprou a 3 anos quando noivamos, e ainda esta pagando o financiamento.
    Minha duvida é, eu tenho direito a essa casa? Ou pertence 100% a ele.
    Agradeço e espero resposta.

    GD Star Rating
    loading...
  158. Fernanda says:

    Boa noite. estou morando a um ano e sete meses com meu namorado, e temos um filho juntos. Mas o que acontece é que ele ainda é casado no papel. Ja nao está com a legitima mulher a mais de quatro anos, e eles nao têm filhos juntos. ela é funcionaria publica e ele tem uma microempresa. qual o tipo de separação que se deve fazer, alguém tem que pagar pensao pra o outro? e se pode fazer essa separação atravez de cartorio sem juíz?

    GD Star Rating
    loading...
    • Mr. RAMOS says:

      Olá, olha só, a separação pode ser feita AMIGAVELMENTE, caso isso não ocorra, a parte interessada deve partir para o LETIGIOSO para que seja APURADO, as seguintes condições:
      1º O que eles conquistaram antes da separação?
      2º O que eles conquistaram depois da separação? etc.
      Isso já aconteceu comigo, tive que procurar um ADVOGADO particular da area para tirar todas as minhas DUVIDAS e assim eu agir corretamente em relação a este assunto…

      GD Star Rating
      loading...
  159. Ilka says:

    Me divorciei a alguns anos atrás e agora me arrependi quero meu marido de volta e ele também como devo proceder.

    GD Star Rating
    loading...
  160. Amanda says:

    olá, meu namorado entrou com o pedido de divórcio por meio de advogado, o mesmo disse que seria feito tudo no cartório, mas a ex. não quer assinar, agora o juiz que terá que assinar, como funciona isso? ele assinando quanto tempo sai o divórcio depois de assinado pelo juiz???/

    GD Star Rating
    loading...
  161. WELLINGTON SANTOS says:

    BOA TARDE, EU GOSTARIA DE SABER, QUANDO UM CASAL QUEREM SEPARAR ,É OBRIGA A MULHER OU O MARIDO FICAR NA MESMA CASA.

    GD Star Rating
    loading...
  162. MARCOS RAMOS says:

    Olá bom dia, meu nome é Marcos e eu quero saber o seguinte: A minha mãe é separada do meu pais há 16 anos, mais NÃO É DIVORCIADA, ele tem plano de saúde da EMPRESA que ele trabalha ha 20 anos, mais só passou o cartão do plano de saúde (GEAP) quando os filhos faltava somente 2 anos para atingir maior idade e a minha mãe nunca recebeu este beneficio e ela é portadora de DIABETES e gasta o dinheiro que não tem com remédios e muitas vezes com consultas, ela tem 60 anos, daí vem a seguinte pergunta? Ela tem direito? Nós filhos temos direito após maior idade?, O que devemos fazer para tirar está pequena duvida antes de procurar um advogado e/ou (OFICIAL DE JOSTICA). Muito obrigado pela compreensão…

    GD Star Rating
    loading...
  163. claudio marcio de oliviera castro says:

    quero saber quando e separação de bens a mulher tem direito a alguma coisa se for casada

    GD Star Rating
    loading...
  164. Dionísio says:

    Boa Tarde.

    Tenho uma amiga casada legalmente que saiu de casa a dois meses e náo documentou essa separaçao no papel. como ela deve proceder para mais tarde com a entrada da separaçao legal no judiciario provar que esta separada a xxx tempo?

    GD Star Rating
    loading...
  165. fiz uma separação de corpos ha 3 anos e 2 meses;meu ex é alcólatra;agressor, e o juiz consentiu a separação de corpos,quero saber se eu pedir o divórcio agora ele tem direito em partilha de bens já que temos uma casa.temos 3 filhos, na época os 3 filhos eram menores, hoje temos 1 filho de 13 anos os outros dois são maiores,más ele nunca pagou pensão porque eu nunca pedi,dei entrada ha alguns meses mas meu Advogado ainda não me deu resposta,mas oque eu quero saber é quais são os direitos dele no caso divorciarmos?

    GD Star Rating
    loading...
  166. MAISA says:

    NAO SOU CASADA NO PAPEL SO ME JUNTEI A ELE ESTOU QUERENDO SAIR DA CASA DELE POIS MINHA MAE TAMBEM MORA COMIGO E ELE A MALTRATA MUITO POR ISSO VOU ALUGAR UMA CASA PARA NOIS TENHO UM FILHO COM ELE COM 12 ANOS QUERO SABER SE ANTES DE SAIR DAQUI EU TENHO QUE FAZER SEPARACAO DE CORPOS OU ALGUM DOCUMENTO POIS ME DISERAM QUE ELE PODE ME DAR ABANDO NO DE LAR POIS JA CONVERSAMOS SOBRE EU SAIR COM MINHA MAE E MEU FILHO E ELE ACEITA E QUER QUE EU LEVE TUDO QUE TEM DENTRO DE CASA EU SAINDO ASSIM EU PERCO QUE ELE PAGUE PENSAO AO FILHO OU FIQUE COM A GUARDA DELE

    GD Star Rating
    loading...
  167. OSCAR SALLES says:

    BOA TARDE,ESTOU ME SEPARANDO LETIGIOSO QUANTO TEMPO P DAR A CENTESA

    GD Star Rating
    loading...
  168. OSCAR SALLES says:

    BOA TARDE,ESTOU ME SEPARANDO LETIGIOSO QUANTO TEMPO DEMORA P DAR A CENTESA

    GD Star Rating
    loading...
  169. MARY says:

    mary.

    BOA TARDE, FOI CASADA POR 27 ANOS( COMUNHAO UNIVERSAL)..ESTOU SEPARADA A 5 MESES..SAI DE CASA.., DEIXEI ELE NA CASA COM OS FILHOS..TODOS DE MAIOR.., ELE TEM UMA EMPRESA,( SOCIO COM O IRMAO DELE 50 DAS COTAS)
    TENHO 2 CASAS E 1 SALAO COMERCIAL..( ALUGADO)..QUERO FAZER UMA SEPARAÇAO AMIGAVEL..
    ELE NAO QUER PAGAR CONVENIO, NEM DA PENSAO, NEM DEIXAR EU TRABALHAR NA EMPRESA NOSSA..A EMPRESA ESTÁ NO NOME DELE E DO SOCIO..ELE QUER DIVIDIR TUDO..VENDER TUDO..
    TENHO MEDO PELA EMPRESA.., ELE PODE FAZER DIVIDAS COM A EMPRESA E ME PREJUDICAR, SE ACASO EU SO FIZER A SEPARAÇAO AMIGAVEL NO CARTORIO?.
    GRATA MARY

    GD Star Rating
    loading...
  170. fernanda says:

    boa noite!

    ja tem 09 meses que estou separada judicialmente e gostaria de saber quando for entrar com pedido de divorcio o mm tem que estar presente juntoi na hora.

    GD Star Rating
    loading...
  171. mila says:

    qual a minha desvantargem quando mim separo juridicamente?

    GD Star Rating
    loading...
  172. ramona da conceiçao sousa says:

    ola!
    gostaria de tirar uma duvida !meu ex marido quer o divorcio porque ele quer pegar uma casa na caixa ..então quer que eu entre com o divorcio eu não me importo so gostaria de saber se eu perco alguma coisa como a pensão dos meus foilhos vivi com ele vinte anos ….faz 5 anos que eu me separei tenho dois filho menor de idade !!
    obrigada ….

    GD Star Rating
    loading...
  173. Carla DAniela Floriano Santos says:

    Boa noite.
    Estou namorando a 3 anos, a unica diferença de um casamento é que ele não dorme em minha casa porque meus pais nao aceitam já que ainda não nos casamos. Ele passa todo o tempo lá e so vai na casa dele pra dormir. FAzemos compras para a minha casa de alimentos e tudo que um casal que dorme junto faz. Acontece que como ele trabalha por comissao como o mercado está ruim ele não tem podido já a um ano e meio ajudar nas despesas como deveria, meu nome já foi restrito pois os cartoes e cheques utilizados em nossas despesas são meus. O que preciso saber é se no caso de eu terminar o namoro tenho alguma garantia de que ele me ajudará a pagar as despesas, se depender de acordo judicial e ele disser que nao tem condições ou que tem condições apenas de pgar um valor miseravel por mes tipo 10 reais o que o posso fazer?

    GD Star Rating
    loading...
  174. Rodrigo Carvalho says:

    Oi, minha mulher escolheu se separar, mas eu não!
    Ela voltou a morar com a mãe dela e eu amigavelmente ofereci alguns de nossos pertences que conquistamos juntos no decorrer dos 2 anos de casamento para ela levar,ela não aceitou nada.Estamos separados ha 17 dias e agora vive me pertubando querendo o meu computador (fizemos alguns upgrades e tenho varias contribuiçoes nele). Ouvi dizer que quando a MULHER é que sai de casa, ela ABANDONOU O LAR !!!
    ISSO É VERDADE?

    GD Star Rating
    loading...
  175. Marisa says:

    olá,gostaria de saber,sou casada a quase 5 anos tenho 2 filhos um de 6 e um de 1 e estamos em crise ,só que tem uma coisa que me pertuba a família dele svivem em condiçoes melhores que a dos meus pais e ele comprou um apartamento e um carro e nos deu só que esta tudo no nome dele ,do meu sogro .
    tai a pergunta ,se eu me separar quais os meu direitos se não tenho nada no nome do meu marido e nem no meu ?????? vou pro olho da rua ?????

    GD Star Rating
    loading...
  176. livia says:

    gostaria de uma informação.estou casada ha 1 ano 2 meses.vou entregar os documentos ao advogado uma ação de separação consensual.em quanto tempo consigo a separação judial.quanto tempo dura pra conseguir o divorcio.estamos em acordo em tudo.

    GD Star Rating
    loading...
  177. Carla Sandra says:

    uma casa estando em recibo no nome da filha do casal, depois da averbação da separação é possível só ser vendida a casa com a assinatura de ambos?

    GD Star Rating
    loading...
  178. luciano moraes says:

    tenho um carro que ja paquei 21,00 mil e resta 10,00 mil estou me separando qual direito da minha mulher neste carro sou casado parcial de bens obrigado

    GD Star Rating
    loading...
  179. tatiane says:

    estou casada á 7 anos, tenho 2 filhos de 4 e 7 anos, não amo mais meu marido, casei muito nova e tambem meu pai me obrigou porque estava grávida mas não aguento mais, viví com ele até hoje pensando nos meus filhos mas a situação está insuportável,casamos em regime parcial de bens e moramos no lote da mãe dele. ele é filho único e a casa eu ajudei a construir mas o terreno´está no nome da mãe dele. quero saber se tenho algum direito na casa. se separármos não tenho pra onde ir. o que faço? dá pra separar e continuar morando na casa? e se eu sair e for pro aluguel eu perco a guarda dos meus filhos?

    GD Star Rating
    loading...
  180. Cleusibia maria lopes azevedo says:

    estor separada quase 9 anos eu morro em Belem e o meus esmarido morra em Santarem como eu passo fazer pra mim separa eu tenho que ir em santarem ou eu posso manda os papeis pra ele assinar lar porque eu quero me casar deno

    GD Star Rating
    loading...
  181. Marcia nunes says:

    Oi, vivo com uma pessoa ha´quase 3 anos…nao somos casados legalmente….nao temos filhos juntos….tenho uma filha do meu relacionamento anterior.Atualmente esse meu companheiro quer que eu deixe o lar porq brigamos muito….Atualmente nao tenho p onde ir….Sera´q a justiça me concede tempo de providenciar um lugar p eu morar…A residencia em que moramos é dele….Agradeço e espero resposta

    GD Star Rating
    loading...
  182. bruno says:

    oi sou casado a dois anos e meio com uma pessoa , ela simplismente saiu de casa e foi morar com a irma , nao temos contato nenhum , so me liga para saber que dia vou tirar as coisas de casa pois a casa fui construida junto com a da mae dela, nao quero separar , eu amo ela nao sei o que fazer, agora fica pressionando para saber o dia que vou tirar as coisas de casa , e quer fazer uma lista pra mim assinar … se eu assinar alguma lista falando o que eu tirei de casa , estou abandonando meu lar ne?

    GD Star Rating
    loading...
  183. Elaine Araujo says:

    ola meu nome é Elaine e sou casada ha mais ou menos 5 anos mais ele me ofende muito e a unica coisa que faz é ficar brigando comigo e com as crianças, tenho uma filha do meu primeiro casamento mais esse sumiu quando a menina tinha apenas 1 e 2 meses e nunca pagou pensao pra ela ,e com o atual tenho uma menina de 3 anos ele é muito grosso com ela e comigo e com a minha filha mais velha,vive me mandando embora e falando pra mim criar coragem e separar dele,pq ele diz que ele nao sai perdendo nada; no momento ele acabou de ficar desempregado e a agressividades dele com as palavras aumentaram esta insuportavel conviver com ele , o que devo fazer? corro o risco de perder a guarda da minha mais nova? meus pais querem que eu va embora pra casa deles? o que devo fazer para nao me prejudicar e nem prejudicar as meninas? Vou ficar muito grata eu tiver alguma resposta que possa me ajudar !!!!

    GD Star Rating
    loading...
  184. Clênio says:

    Boa Noite! Estou separado a quase um ano e gostaria de pegar o divorcio de acordo com a nova lei, tenho uma fiha de 4 anos. A ex esposa nao quer dar o divorcio o que devo fazer para ter o mesmo se ela nao concorda em assinar?

    Desde de ja agradeco a atencao.

    GD Star Rating
    loading...
  185. pétia Fortunato da Costa says:

    Estou separada do Pai do meu filho há caminho de 2 anos,onde desta relação resultou um filho de 4 anos,ele ja constituiu familia mais mesmo assim não deicha de fazer confusão(amiaças de morte,etc).Fui ão inac e apresentei uma queicha por causa da assistência a criança, onde ficou erclarecido que mensalmente ele tem que dar ou depossitar 50 mil kuanzas.isto foi em julho e agora diz que temos que ter uma conta conjunta para depossitar o valor da criança, só que si assim for ele tambem terá direito a conta e não pode ser o que devo fazer? obrigada.

    GD Star Rating
    loading...
  186. sandra de camargo says:

    me chamo sandra sou casada a 20anos , mas o amor entre ele acabou , so que ele não aceita a separação , o que eu posso fazer

    GD Star Rating
    loading...
  187. Kikas says:

    Alo caros,

    sou casado a 1 ano e minha relacao nao vai nada bem, desde o inicio que ja havia indicio de problemas, erro meu dei uma chance a relacao (a ela) e aqui estou eu, ja nao aguento mais esta ditadura da minha parceira, e outras coisas, ja nao da mais melhor sozinho do que coninuar aqui porque vamos chegar a faze de agrecao e receio perder a cabeca e perder tudo. Quero me separa mas tenho um filho de 7 meses.

    Que implicacoes cairao sobre mim, falo na area financeira pois posso pagar tudo para o meu filho mas para ela nao quero dar 1 tostao se quer.

    GD Star Rating
    loading...
  188. Eliane ferreira says:

    Bom dia me separei do meu esposo a 2 anos porque todos diziam que ele me traia, e eu não aguentei a situação. Nos separamos por separação judicial, eu sai de casa e não quis nenhum bem material dele.
    Hoje me deparei com meu ex de mão dadas com a tal amante dele.
    A minha duvida é: Ainda posso pedir no divorcio a separação de bens??
    Obrigada.

    GD Star Rating
    loading...
  189. edjane says:

    olá sou edjane vivo com meu marido a 16 anos mas não gosto mas dele quero dar entrada no divórcio mas moramos na casa do pai dele não tenho condiçoes de alugar uma casa .pois ganho menos que ele.mas ele mim expulsa todos os dias dessa casa .tenho direito a ficar nessa casa .obrigada e tenha um otimo dia

    GD Star Rating
    loading...
  190. rose says:

    Oi, meu nome e rose e gostaria urgente de uma informação, minha sogra quer se separa do marido ela e casada a 35anos mais ou menos eles já são separados fisicamente ela quer separa no papel pq ele tem amantes , eles tem uma casa, e filhos maiores de idade no qual mora com ela 2, gostaria de saber como ela faz e se ela tem direito a penção e qual o procedimento legal, ele tb ja teve muitos bens mais jogou tudo fora com jogo e mulheres, sera que ele ainda tem direito a casa, mim ajude pf o mais rapido pocivel, desde já agradeço a ateção.

    GD Star Rating
    loading...
    • Ferraz says:

      Rose, na minha opinião sua sogra tem direito na metade dos bens, mas é importante verificar qual o regime de casamento.
      Quanto a pensão, ela deverá entra com uma ação na justiça, requerendo o direito.

      GD Star Rating
      loading...
  191. oi meu nome é maria cristina estou querendo me separar de meu marido pois estamos casados a 19 anos no regime de separação total de bens quando casei ele era viuvo e tem 4 filhos que ja são casados de maior ele tem muitos bens que a maioria adquiriu depois de casarmos tenho direitos a alguma coisa tenho 40 anos e ele 70 anos pois faz os 19 anos que não trabalho e mais uma duvida se eu não me separar se um dia chegar a ficar viuva tambem tenho direitos se estiver com ele somos casado pelo artigo 276 do codigo civil.

    GD Star Rating
    loading...
  192. alexsandra says:

    Oi, boa noite, dr.Gustavo.
    Minha pergunta é a seguinte, moro com um homem a 19 anos, ele legalmente é casado com outra e tem 2 filhos com a mesma. Ela vive com outro homem e esta gravida, quero saber como podemos resolver essa situação deve-se pedir separação ou diretamente o divórcio??? Ouvi dizer da nova lei em que pode-se ir diretamente ao cartório mas de maneira proceder, aguardo anciosa por uma resposta, desde já obrigada!!!

    GD Star Rating
    loading...
  193. luciana says:

    ola tem 8 anos que me separei no papel,não tenho filhos nem bens,o que fazer para me divorciar?

    GD Star Rating
    loading...
  194. nuno says:

    bom dia, chamo-me Nuno gomes, e estes ultimos dias estou a viver um momento muito ruim. Amo muito a minha mulher, e ela também me ama, só que ela fez uma cerurgia e eu não pode ajuda-la financeiramente nesta cirurgia, ela teve que contar com os amigos, eu tentei ajudar, só que não avia ninguém que me emprestasse esses valores. Por causa disso a minha mulher quer o divórcio. Não sei o que fazer da minha vida. se ela fizer isso só capaz de morrer. Preciso da vossa ajuda como resolver essa situação.

    GD Star Rating
    loading...
  195. Heliel says:

    Eu ja dei entrada no meu divorcio,e minha advogada me disse que ja estou divorciado, só que ela esta esperando a certidão junto com a verbação ficar pronta. Eu pretendo me casar em janeiro. gostaria de saber se ja posso dar entrada. ou só quando a certidão juntamente com a verbação chegar qque vou poder dar entrada. abrigado.

    GD Star Rating
    loading...
  196. RODRIGO says:

    OLA, BOA NOITE,MORO COM UMA PESSOA A 7 ANOS TEMOS UM FILHO D 6, E POR MUITAS RAZOES DEIXEI D AMA-LA, POR MUITO TEMPO VIVEMOS INFELIZES, MAS SEM CORAGEM DE DIZER ISSO UM PARA O OUTRO ,MAS AGORA TO DECIDIDO A ME SEPARAR,NAO SOMOS CASADOS JUDICIALMENTE, TEMOS UMA CASA FINANCIADA, MOVEIS E UM CARRO. TUDO ISSO DEVE SER DIVIDIDO EM PARTES IGUAIS ? QUAL A PORCENTAGEM DA PENSAO REFERENTE A MEU SALARIO Q DEVO PAGA LA ?

    GD Star Rating
    loading...
  197. anonima says:

    ola boa noite tou krendo me divorciar do meu marido mas tenho medo de o fazer, casei vai fazer dia quinze desse um amo e deixei de o amar nao sei o que fazer nao o quero mais nao sei como devo fazer para o processo de divorcio tenho 19 anos e ele faz nesse mesmo dia 27 .. me ajudem ;/

    GD Star Rating
    loading...
  198. Angélica says:

    Bom dia….sou casada há 30 anos e só temos um apartamento. Nossos filhos ja independentes financeiramente ainda moram conosco. Amo meu marido apesar deke ser um “sacana”. Durantes estes 30 anos teve relações na rua, muito discretamente, mas tenho certeza e prova disso. Ele é muito bonito e muito culto se acha o rei da cocada preta. Tem muitos argumentos ao conversar. Nao dependo dele financeiramente, mas nao aguento mais tantas traiçoes e gostaria de me separar, mas ele diz que nao existe juiz que o obrigue a sair do apartamento. Ele oe o dono da verdade. Uma pessoa encantadora e ao mesmo tempo perigosa ao ponto de armar coisas que Deus duvida. Casei virgem nunca tive outro homem, trabalhei a vida toda para termos o que temos. Minha pergunta é: existe possibilidade do juiz obriga-lo a vender o apto e dividir por dois? ou eu tenho que sair de casa? Obrigada e desculpe por incomodar.

    GD Star Rating
    loading...
  199. Tenho um filho de 12 anos e ocorre que meu conjuge entrou com um processo de separação litigiosa em 2/12/2008,a mesma aconteceu em 10/03/2009,ele faleceu em 22/06/2009 e tinha uma amante a mesma se apossou dos direitos trabalhistas e recebe pensão de morte e esta tentando adquirir outros bens ,gostaria de saber os meus direitos e informar que havia um advogado que deixou a entender ser desleal ,entrou um segundo advogado e fez o mesmo estou no terceiro advogado e não consigo obter respostas que me esclareçam o que devo fazer e saber meus direitos .

    GD Star Rating
    loading...
  200. Cida says:

    Moro a 18 anos com o meu marido em regime de companheirismo, temos um filho de 11 anos, mas agora queremos oficializar esta uniao isto é: casar no civil,como fica a questão dos bens que adquirimos juntos, existe alguma cláusula que possamos colocar?não queremos casar em regime de comunhão total de bens pois ele tem herança dos pais dele que ainda são vivos e eu também tenho. por favor me ajude a solucionar esta questão!

    GD Star Rating
    loading...
  201. Debora Fernandes says:

    fui casada 5 anos estamos separados a 1 e 3 meses temos um filho estamos os dois de acordo em separar ñ temos nenhum bem quanto tempo demora pra eu estar livre e se casar de novo

    GD Star Rating
    loading...
  202. São Paulo - Antonio Carlos says:

    Gostaria de saber como poso providenciar a minha separação sem eu se quer ter contato com pessoa que tive o conjugue.
    o casamento durou 5 meses, já estou a quase 2 anos separados, não obtivemos bens e os nomes não foram alterados, preciso saber como posso proceder com esse caso?
    casamento somente em cartório.

    GD Star Rating
    loading...
  203. São Paulo - Antonio Carlos says:

    Gostaria de saber como poso providenciar a minha separação sem eu se quer ter contato com pessoa que tive o conjugue.
    o casamento durou 5 meses, já estou a quase 2 anos separado, não obtivemos bens e os nomes não foram alterados, preciso saber como posso proceder com esse caso?
    casamento somente em cartório.

    GD Star Rating
    loading...
  204. liana karen says:

    oi,meu pai nao é casado com minha mae no papel e se separou dela saindo de casa e sumiu durante oito meses,maravamos numa casa onde foi comprada com o dinheiro dos dois a maior parte foi minha mae que contribuiu,agora que ele voltou tirou o documento da casa escondido, sem ela saber e quer vender a casa que mora minha mae,minha irma e seu filhinho,dizendo que se ela nao vender ele vai hipotecar sem ela saber,mas ela nao quer vender porque nao tem para onde ir e o dinheiro nao irá comprar uma casa tão boa como essa que ela mora.Gostaria de saber se ele tinha o direito de ter tirado esse documento sem ela saber e se ela pode nao querer vender?

    GD Star Rating
    loading...
  205. thamires soares machado says:

    quero separar mais preciso ir embora pra outra cidade ,não posso levar meus filhos logo comigo ,o que faço pra não perder o direito sobre eles já que pretendo ir e não levar nada de casa ,simplismente quero ter paz e sequir minha vida pois já sofri muito neste casamento que dura a quize anos .por favor mim responda estou angustiada por ajuda….

    GD Star Rating
    loading...
  206. Antonia says:

    boa noite estou separada de corpos há quase 2anos num casamento de 20anos. temos 2 filhos que estão na faculdade. agora eu descobrir que ele anda abertamente com outra mulher.então eu decidir que não quero ele mas em casa. somos casados em comunhão universal de bens . se ele sair de casa eu tenho direito alguma coisa e meus filhos tem direito a pensão.eu trabalho e ganho 1.200,00 . Me fale alguma coisa . obrigado

    GD Star Rating
    loading...
  207. marceli says:

    Olá, bom dia.Sou casada a 10 anos,queria me separar mas ele não aceita,gostaria de entrar na pequenas causas,poi não tenho cmo pagar um advogado,pra pedir separação de corpos.Temos uma filha q completa 7 anos em 2011.Moramos no apto que é da mãe dele e a mesma tem residencia proprio,não precisando do apto e por isso deixou-nos morar,ele,por sua vez é caminhoneiro e o caminhão esta no nome da mãe e o carro.Gostaria de saber qual é o prazo para sair a separação de corpos?E quanto ao lar,vou ter que voltar pra casa da minha mãe com minha filha?há,sou cabelereira e por isso só pago meu inss.E os bens que no caso foram pagos com nosso dinheiro mas esta no nome da mãe dele,eu não terei direito?E a pensão da minha filha,como será estipulada.Pois,sendo assim sairei sem nada do meu casamento.Aguardo resposta.E depois que pedir separação de corpos posso morar em outra cidade com minha filha,caso consiga algo.grata.

    GD Star Rating
    loading...
  208. Asulf jr says:

    ..bom dia, meu nobre, estou sofrendo devido a tempestade que passo, hoje estou casado oficialmente no civil e religioso com uma linda mulher a qual temos uma linda filha maria eduarda de 2anos, e hoje depos de 5 anos de convivencia algo mudou derrepente ja não nos tocamos, falamos o essencial, mas dormimos na mesma casa e quarto tenho 30 anos e ela 25 construi uma casa junto com ela em cima da casa da mae dela e agora luto para salva o casamento mas nao tenho mais saida ou força..e agora quero saber o que faço para separar numa boa quanto custa tirar um divorcio tem alguma forma rapida e facil..?por favor obrigado..é melhor deixar voar par aviver do que viver sofrendo sem voar..aprendi a amala ..mas não sei o que faltou!de tudo fiz!

    GD Star Rating
    loading...
  209. ELZA says:

    TEM UM TIPO DE SEPARAÇÃO Q NÃO É NESCESSÁRIO O COMPARECIMENTOOU CONSENTIMENTO DE UMA DAS PARTES?
    SIM OU NÃO

    GD Star Rating
    loading...
  210. ElianeFerreira says:

    Boa tarde!
    Estou passando um processo dificil,estou casada 10anos com 2 crianças de 7 e 9 anos,meu marido se mudou p/ exterior,pois abandonei minha casa e meus objetos e fui ,fiquei 3 meses la,como havia casa e outros itens a resolver,voltei.Hoje se completa 2 meses estou na casa de meus pais,pois aluguei a casa e vendi algumas coisas e outros problemas tb,ele me liga qdo quer ,não atende telefonema meus e emails saõ raros.Pois naõ possibilidades de eu voltar p/ minha casa , estou praticamente jogada na casa de meus pais com 2 crianças ,estão sem ir p escola,pois deveria ter voltado dentro 15 dias p/ as crianças estudarem la,o que faço ,quero me separar ,pois naõ aguento mas ,houve traiçao da parte dele e mais essa intolerancia de um Homem pai de familia.Preciso urgente de alguns caminhos a tomar.

    GD Star Rating
    loading...
  211. Marceli Peixoto says:

    Boa noite! Meus pais estão separados a 15 anos e só agora querem se divorciar! Gostaria de saber se eles conseguem esse divórcio rápido e se só conseguiram dar entrada junto com algum advogado?

    GD Star Rating
    loading...
  212. Denise says:

    gostaria de obter algumas informacoes, meu casamento ja nao anda bem a mto tempo, entao resolvi me separar, pensei em sair de casa mais nao quero perder os meus direitos, preciso de uma orientacao, como devo proseguir, contarto um advogado e dou entrada nos papeis, quanto tempo demora td isso, temos um apartamento e um carro comprado juntos, terei que vender os bens? temos um filho de 4 anos, como fica a pensao dele? por favor me ajude

    GD Star Rating
    loading...
    • larissa says:

      Mossa eu sei q as vezes nos achamos q tudo vai estar acabado e nao tem mais jeito para nada……………..Mais o maior conselho que eu te dou e entregar tudo a DEUS q sua vida ele vai mudar!

      GD Star Rating
      loading...
  213. Patricia Barbosa says:

    Ola… Gostaria de tirar uma duvida… Me casei em Janeiro de 1991, em comunhao parcial de bens, em 2006, dei entrada na Separaçao Judicial, nossa filha tem 12 anos atualmente , e tem pensao alimenticia, o meu ex marido faleceu no dia 03/06/2011, era funcionario publico federal (UFF), nos nunca averbamos a certidao de casamento no cartorio. Durante o periodo em que tivemos separados, ele mesmo assim continuou me colocando como dependente dele no Imposto de Renda. Gostaria de saber se tenho direito a pensao dele como esposa?
    Atenciosamente
    Patricia Barbosa

    GD Star Rating
    loading...
    • Ferraz says:

      Patricia, é importante que você consulte um adevogado, com certeza sua filha tem o direito de herdeira e você também pode recorrer a justiça buscando seu Direito, mesmo que foi separada, mas teve uma convivência estavel, com seu ex companeiro.

      GD Star Rating
      loading...
  214. Giliana says:

    Boa noite…Gostaria de tirar uma duvida…Sou casada a 1 ano mais não no civil, simplismente nos juntamos…Moro cm minha sogra, so separamos a casa como se fosse duas… eu pago um jogo de cozinha que não esta no nome dele e sim da sua avó…e ele paga uma moto que estano nome da sua irma e este mes ele vai terminar de paga…Meu sogro e eu dividimos luz e agua…Bom a um ano estou batalhando cm meu marido…Gostaria de saber..Se eu decidir me separar tenho direito em algo, sabendo q nada esta no nome dele? Vou ficar com ele e o dia que eu decidir sair vou com uma mão na frente e outra atraz?
    TENHO ESSA DUVIDA , GOSTARIA QUE VCS ME AJUDASEM…OBRIGADO!

    GD Star Rating
    loading...
  215. Lidia says:

    Boa noite…Gostaria de tirar uma duvida..Minha mãe e casada com uma pessoa a 32 anos..
    Mais ela não vive com ele..ela vive com meu pai a 30 anos..então ela que se separar dessa tal pessoa para poder casar com meu pai…so que não sabemos onde essa pessoa vive hoje..
    oque podemos fazer? como ela faz?

    att.Lidia

    GD Star Rating
    loading...
  216. larissa says:

    Eu acho q essa pagina falada sobe o divoRcio é uma pouca vergonha ………..O divorcio so prejudica os filhos ……Os pais nao pensam o q eles vão fazer com o pensamento dos filhos e o coraçao …………….Pessoal não pensao q so por causa de umas briguinhas tem que se divorciar nunca deixe o ODIO te levar a assinar um papel q vai prejudicar seus propios filhos ……………………………. Tentem RECOMEÇAR nunca é tarde para recomeçar…………..PESÃO PARA DEUS AJUDAREM VCS! CONTEM SEMPRE COM DEUS Q TUDO ELE MUDARÁ!!!!!!!

    GD Star Rating
    loading...
  217. Ferraz says:

    Casei em 1982, convivi com minha companheira aproximadamente cinco anos, deste o primeiro ano de casado, já deu de notar a incompatibilidade de genio.
    Tentei adeministar a crise do nosso relacionamento durane cinco anos, porém não conseguimos viver no mesmo teto, diante da situação em comum e livre acordo procuramos o Poder Judiciário e fizemos a separação consensual, onde foi amologado pela Justiça.
    Sofri muito sozinho, mas mantive a serenidade e consegui me adaptar e viver só.
    Já faz 20 anos que vivo sosinho, o casamento me causou um trauma que mitas vezes quando encontro uma namorada fico a pensar,”será que vai dar certo”.
    È importante quando aconteçe isso em nossa vida, viver só, refletir e seguir a vida.

    GD Star Rating
    loading...
  218. kiko says:

    Meu nome: Rosa, tenho duas filhas c um homem cadaso as minhas são menores, ele t mais 3 filhos do (casamento de 26 anos ) um de 20 outro de 22 e uma de 15 anos, a mulher nao quer trabalhar e tem a saude boa, eles moram jtos mas ele quer se separar e vai deixar a casa no nome do filho mais velho e dividir o dinheiro entre ela e os filhos, deixará tudo que ele tem no casamento e abrirá mao de tudo. Mas ela nao vai aceitar, apesar de não viverem bem a muito tempo e que ele deixe td pra ela e os filhos, ela diz que nao trabalha porque ele tem que dar td que ela quer de melhor o carro que esta no nome dele tbm fica c ela.
    A pergunta é:
    1..Eles tem 26 a de casado, tem q dar pensão só pra menina ou pra ela tbm……. (acho q vai ser letigio)
    2..Um filho faz faculdade o de 22 a, ele trabalhava e agora mudou de cidade e parou como fica.
    3..Qual o peso das filhas fora do casamento no divorcio deles….
    4..Ele põe tudo no nome dos filhos ( sempre) ela sempre teve td, ele prefere abrir mão de td.
    e msm assim ela pode prejudica-lo.
    5.. Melhor qual direito dela e qual o direito dele abrindo mão de td, se ela não aceitar a separação.
    6..Qto tempo demora e depois de separado ou divorciado, qto tempo após ele pode casar novamente.

    Obrigda ……

    GD Star Rating
    loading...
  219. jéssica says:

    Oi meu namorado fez a separação judicial mais ainda não fez a averbação então ele ainda é casado ? E para fazer a averbação tem que ser os dois ou só um do casal pode ir ao cartorio fazer a averbação?E depois ele pode casar novamente quando quiser ou tem um tempo para poder casar novamente?

    Obrigado

    GD Star Rating
    loading...
  220. Priscilla says:

    Estou em uma crise em meu casamento e eu e meu marido conversamos e achamos melhor nos separar!!!! Neste domingo ele pegou algumas coisas e foi embora, me deixando em casa com nossos dois filhos menores. Não estamos brigando, e sim estamos até nos entendemos muito bem, para que nossos pequenos não sofram tanto quanto já estão sofrendo. Mas gostaria de saber o que fazer agora!!! Não sei como a nova lei do divórcio funciona e não posso pagar um advogado, onde posso arrumar um e como devo proceder? É melhor esperar ele entrar com o pedido de separação ou nós entrarmos juntos? Só para mencionar, não temos bens, moro em uma casinha dentro do terreno dos pais dele, e ele decidiu ir pois não tenho para onde ir, pois só com meu salário não posso pagar aluguel, além de nós dois ser estudante e bolsista, sou a única que trabalho registrada, ele faz somente estágio. De atemão acordamos que ele irá ajudar a pagar algumas contas, pois se eu for solicitar a pensão alimenticia não vai dar nem pro cheiro, pois ele ganha muito pouco para um estagiário. Não sei como proceder e tenho medo de perder a guarda dos meus filhos, que são tudo pra mim!!!! Alguém pode me ajudar como devo proceder?

    GD Star Rating
    loading...
  221. darlene says:

    quero me divorciar, tenho uma filha, mas não quero nada dele nem a pensão então não quero citar essa filha no divorsio, posso fazer isso?

    GD Star Rating
    loading...
  222. michele says:

    ola, sou amigada faz 3 anos e tem 1 filho de 1 aninho, mas meu marido ele só é separado da ex-dele ou seja, ele ainda sao casados no papel…gostaria de saber devido eu ter um filho dele msm ele estando casado ainda no papel mas esta separado tenho algum direito de bens nesta situação??? desde já grata , favor me responder pelo meu email

    GD Star Rating
    loading...
  223. ana carolina says:

    mantive uma relação com minha ex por 13 anos agora agente se separou e ela não quer sair de casa trabalho como zelador e moro no trabalho com ela e nosso filho procuro uma casa pra alugar pra ela mais ela não quer nenhuma que eu encontro vivo nessa situação a quase dois anos o que devo fazer pra que ela saia de casa pois tenho um outro relacionamento que está quase por um fio por causa disso

    GD Star Rating
    loading...
  224. La says:

    Boa Noite!
    Vivo com um homem há 2 anos, ele ainda é casado no papel, mas separado de fato. Sendo que a ex mulher dele se nega a dar o divorcio. Nesse caso onde eu fico numa situação dessas

    GD Star Rating
    loading...
  225. Rosalia Oliveira do Carmo says:

    Como devo proceder se depois da separaçaõ onde o pai de minhas filhas quer que eu saia da casa com duas meninas de menor sendo que eu nao tenho condição alguma de pagar aluguel ou mesmo obter uma casa, ele vive me ameaçando de tirar minhas coisas de casa e ainda por cima desligou o contador estamos sem luz , por favor me auxilie, como devo agir.
    Rosalia Oliveira do Carmo

    GD Star Rating
    loading...
  226. eliane says:

    Sou separada judicialmente desde 1991.
    certidao de casamento averbada, onde diz que devo usar o nome de solteira.
    Porem, continuo a usar o nome de casada.
    Vou agora divorciar me e gostaria de continuar com nome de casada, meu ex marido
    nao se opoe.
    É possivel reverter a averbaçao?
    Obrigada

    GD Star Rating
    loading...
  227. Lilian says:

    Boa Tarde!
    Meu irmão viveu com uma mulher por 4 anos, e agora ele esta separado faz duas semanas, disse que não tem mais volta, só que ocorre o seguinte ela ficou na casa com os dois filhos dela( eles não tem filhos juntos) e não aceita acordo, e ele teve que sair e esta morando de favor em minha casa.
    Como dividir o que eles construíram juntos, ele antes dela já tinha uma autoelétrica, ha 4 meses ele conseguiu comprar o terreno onde existe a sua oficina, e construiu uma casa no mesmo terreno, comprou isso porque vendeu o carro dele e fez empréstimo, e o acordo era ela ajudar ele pagar tando o terreno, quando os empréstimos. Mais ela não ajudava muito, um mês pagava outro mês não ajudava com nada, e ele acarva com todas as diepesas da casa e ainda pagava as prestações. assim sendo a renda dele e somente da elétrica, ela não trabalha vive da pensão do falecido marido e de um caminhão que o ex dela deixou. Mais ela disse que para sair da casa ela exige metade de tudo, ai ele da metade de tudo e ainda fica com as dividas para pagar.
    gostaria de saber se ela tem todo esse direito mesmo, se tem ele também tem direito nas coisas dela com o caminhão? e a pensão que ela recebe como fica? eles não são casados e não tem filhos juntos, somente o dela que ele sustentou por esse 4 anos.
    Me ajude por favor !!!

    GD Star Rating
    loading...
  228. adriana ferreira says:

    Vivi fora do país 2 anos e meio, discuti com meu ex marido e vim para o Brasil, depois de 15 dias ele veio e nos divorciamos, só que me arrependi, nunca vivi longe dele foram 12 anos de casamento, ele nao queria mas eu estava com muita raiva e assinei o divorcio e ele também, ele pelo trabalho disse que nao pode casar comigo de novo ele é pastor. O que faço?

    GD Star Rating
    loading...
  229. erica says:

    GOSTARIA DE SABER QUAIS OS MEUS DIREITOS NO CASO DE SEPARAÇÃO CONVIVO COM UMA PESSOA QUASE TRÊS ANOS DE CASADA NO PAPEL APENAS DOIS MESES E CHEGAMOS A UMA CONCLUSÃO O CASAMENTO ACABOU O QUE DEVO FAZER?

    GD Star Rating
    loading...
  230. francismara says:

    meu namorado morro com uma mulher a 4 anos nesse periodo ele construiu uma casa e uma loja eles tem 1 filho ele paga pensao certinho ela nao deixa ele sai com o menino quando ta comigo e quando eles se separo ele deixo ela com a casa e ele fico com a loja porque e o local de trabalho dele ela quer qui ele saia da loja sem direito nenhum e construido no lote da mae dela por isso ela quer faze isso quero sabe os direitos dele

    GD Star Rating
    loading...
  231. jussara ferreira costa says:

    olá moro com meu companheiro há2 anos,temos 3 filhos juntos,ele é casado no papel com outra mulher e está separado há mais de 5 anos, e tem uma filha de 15 anos, bom pelo tempo eu acho que já pode casar de novo,mas o problema e a menina que é menor,isso implica em alguma coisa ou não tem problema.

    GD Star Rating
    loading...
  232. Ana says:

    Sou casada há 7 anos com separação parcial de bens, tenho um filho lindo de 3 anos, meu marido construiu no quintal dos meus pais e por ele falar alto, falar palavrão, brigar comigo sem motivo o meu pai já não fala mais com ele e o meu pai prefere a nossa separação. O meu marido esta terminado de contruir uma casa na rua de baixo para nós irmos para lá, mas pelo fato dele às vezes ser esquisito e nervoso tenho receios. Juntos temos uma loja alugada. Já tentei me separar 5 x e dá última vez fui à defensoria pública para marcar a data do divorsio, mas ele disse que iria mudar, mais ainda dá uns deslizes e hoje ainda penso em me separar. O que faço?

    GD Star Rating
    loading...
  233. Ame says:

    Bom, depende do que levou o casal a separacao. O meu namorado ta em processo de separacao. Ah mulher nao aceita a perda, me liga e diz que ta com ele ele estando comigo que viajou com ele sendo que eu estava na viagem. Ela ta meio depressiva. Acho que depende do motivo. So sei de uma, eu nao aguento mais a situacao, quando o conheci ele ja estava separado.

    GD Star Rating
    loading...
  234. cleia goncalves says:

    tenho um namorado,tem 3 anos e meio que ele ta com o divorcio na justica e nao sai
    ta indo pro litigioso ainda mas estamos com pressa pra nos casarmos ten algum meio de isso acontecer memsmo ele estando em processo de separacao

    GD Star Rating
    loading...
  235. bazoti says:

    Bom dia,

    sou casado a 16 anos tenho dois filhos (6 anos e 9 anos), quero me separar motivo: ela esta me traindo.
    quero obter a guarda dos filhos e passar a casa (unico bem) como usos frutos dos filhos. Qual a possibilidade

    resp por email: mbazoti@hotmail.com

    GD Star Rating
    loading...
  236. SOU CASADA A 5 ANOS NO PAPEL EM COMUNHAO DE BENS E A7 JUNTO TOTAL 12ANOS VIVENDO JUNTO E AGORA QUERO ME SEPARA EU TENHO DIREITO A UMA PENSAO ;ELE DISSE PARA MIM SE EU QUIZER PENSAO QUE EU VOU CASAR UM SERVIÇO NOIS NAO TEMOS FILHOS E AI O QUE FAÇO

    GD Star Rating
    loading...
  237. Cris says:

    Boa tarde, meus pais estão em processo de separação, ou seja meu pai foi procurar um advogado para pedir a separação para minha mãe, eu e meus 3 irmãos até concordamos pq ele sempre cometeu adultério, e minha mãe sempre sofreu constrangimento pro este motivo, o grande problema é que existe um unico bem, que é uma casa, no qual minha esta sozinha a uns 3 anos desde qdo ele abandonou o lar, nós filhos gostaríamos muito de proteger este bem, para ela, existe alguma brecha na lei no qual nos de algum direito par nós filhos, para assim podermos beneficiar a nossa mãe, se existisse alguma parte do bem que fosse de direito nosso, mesmo pq a casa tbém foi nós irmãos que ajudamos na sua reforma e manuntenção. aguardo resposta…obrigada desde já

    GD Star Rating
    loading...
  238. dani says:

    boa tarde, convivi com um homem em regime de uniao estavel ,durante dois anos desta uniao nasceu minha segunda filha ,logo apos o nascimento ele se transformou em outra pessoa maltratando minha filha mais velha por fim eu o peguei em flagrante agredindo ela ,nos separamos e ele passou a nos ameaçar de morte (todas nos) se eu nao abrisse mao da guarda de nossa filha, como eu estava desempregada resolvi pedir pensao alimenticia e no dia da audiencia ,logo apos ele me agrediu de forma violenta me deixando com o rosto deformado, fiz boletim de ocorrencia mas a justiça e lenta e nao houve flagrante entao ele ficou solto ameaçando minha vida e de minha familia ,resolvi tomar uma atitude desesperada e me mudei para outro estado sem avisa lo, minha filha tinha entao dois anos agora ele esta me acusando de sequestro e parece que eu sou a criminosa hoge ela tem seis anos e nao sabe de nada nao tive coragem de falar sobre a pessoa que e o pai dela, ela e feliz e tem uma vida estabilizada alias as duas ,visto que a mais velha teve pesadelos com ele durante muito tempo ,e eu nao quero que ela se lembre do nome dele quanto mais ele convivendo com a irma dela,depois da separaçao fiquei sabendo de outras duas ex que tb sofreram agressao ,quero saber se serei obrigada a deixar esse homem conviver com minha filha ,como posso protege la? serei obrigada a viver fugindo para salva las?

    GD Star Rating
    loading...
  239. juliana says:

    ola, meu marido esta seprado de sua ex-ja faz quase 5 anos e 4 anos eu estou amigada com ele .mais ele e casado no papel ate hj ,ela esta presa se eu fizer o pedido do divorcio o juiz acina ou de mora mais tempo.

    GD Star Rating
    loading...
  240. ivonety says:

    após dar entrada na separação com quanto tempo assinaremos o divórcio oficial e divisão de bens? uma vez que o processo é litigioso pois a outra parte não aceita de forma amigável essa separação?

    GD Star Rating
    loading...
  241. Mari says:

    Olá, meu nome é Mari. Moro junto com uma pessoa a 7 anos, porem sou casada no papel a 5 anos e temos um filho de 4 anos. Ocorre que a dois anos e meio estou morando em outra cidade por conta de uma promoção do emprego dele. Eu e meu filho viemos p cá pq eu queria resgatar meu casamento e meu marido fez mtas promessas de melhoras, porém desde q chegamos não cumpriu nenhuma. Ele é mto ciumento e fica dando em cima de mulheres. Por várias vezes ele quis se separar por causa das brigas, porém agora q fui falar sobre separação ele não quer. Disse que se eu quiser separar por estar sofrendo mto e estar magoada ele aceita, mas q não quer a separação. Estou achando q ele se informou sobre separação e está querendo me prejudicar. Gostaria de saber qual o procedimento nesse caso. O q devo fazer em primeiro lugar p q possa voltar para minha cidade com meu filho e recomeçar minha vida?

    GD Star Rating
    loading...
  242. flavia says:

    Olá boa tarde, meus pais se divorciaram há 8 anos, minha mãe ñ compareceu para assinar, mas o juiz assinou mas ñ foram separados os bens direitos. Na epoca ela estava doente e ele correu atras sozinho, hj depois de 8 anos ela pode recorrer em alguma coisa?

    GD Star Rating
    loading...

Comentários

Minha loja na Etsy

O Menino que fora Engolido pela Internet

Publicidade