A Biblioteca Digital Jurídica – BDJur e o acesso aberto

1
💡

Aberto 24h
Já que hoje falamos de pesquisas (ver texto “About the Tasty Research blog“), recomendo que os juristas (incluindo os estudantes de direito) visitem a Biblioteca Digital Jurídica-BDJur, que é uma base de dados onde estão documentos jurídicos em inteiro teor, como capítulos de livros, teses, dissertações, discursos, decisões jurisprudenciais etc.

Interessante é que a BDJur é associada à Iniciativa de Acesso Livre à Informação Científica, sobre a qual pode ser lido no site do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-IBICT. Neste site, há informações sobre o Movimento Acesso Aberto Brasil, definido nas seguintes palavras:

“É um movimento que defende o acesso aberto a artigos de pesquisas através de meios digitais. Acesso esse que deve ser feito sem restrições, online, livre de qualquer cobrança de taxa ou necessidade de assinatura ou pagamento de licenças.”

Entendo que o acesso aberto promove maior qualidade na pesquisa, porque possibilita que mais pessoas conheçam o que vem sendo estudado sobre diversos assuntos, e permite que mais pessoas possam pensar em novos desenvolvimentos em todas as áreas científicas. Não vejo prejuízos à autoria, porque esta continua preservada. Amplia-se a divulgação e o debate é enriquecido.

SHARE
Previous articleAbout the Tasty Research blog
Next articleUm pouco mais sobre acesso aberto
Gustavo D'Andrea é advogado especializado em Direito Digital, mestre em Ciências (Psicologia) pela FFCLRP-USP e doutor em Ciências (Enfermagem Psiquiátrica) pela EERP-USP. Mantém o blog Forense Contemporâneo desde 2005 e criou a Forensepédia.

1 comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here