Acordo Ortográfico: O segredo para nunca errar

0
💡

wood-cube-473703_1920

A partir do dia 1º de janeiro de 2016, a língua portuguesa fica com apenas uma grafia correta no Brasil, a do Novo Acordo Ortográfico. O decreto que promulgou o acordo no Brasil (Decreto 6.583/2008) data de 2008 e sofreu modificação para prorrogar o prazo de implementação total da nova ortografia. Antes o prazo era o final de 2012 e, depois, o final de 2015. Até então, o decreto permitia que as duas ortografias (a antiga e a nova) coexistissem como sendo corretas.

O fato é que não houve mais prorrogações e agora temos apenas uma ortografia oficial por aqui. O domínio da ortografia da nossa língua nunca foi fácil e parece estar ainda mais difícil. Poderiam ter aproveitado a chance para realmente simplificar as grafias e criar um sistema ortográfico mais “moderno”.

De qualquer forma, o intuito deste post não é avaliar a nova ortografia, mas apenas revelar um “segredo” para nunca errar uma grafia na língua portuguesa, dentro da nova ortografia. Não se trata de uma fórmula, nem de qualquer coisa que precise ser decorada ou organizada na mente do leitor lusófono. O segredo é bem mais simples e tem quatro letras: VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), elaborado pela Academia Brasileira de Letras, contendo uma lista de mais de 380 mil palavras, todas atualizadas conforma a nova regra ortográfica. E o melhor: você pode consultar o VOLP on-line!

Como consultar o VOLP na Internet?

O VOLP está disponível para consulta on-line, inclusive mediante aplicativos para smartphones. Uma dica preciosa para consulta é que a busca seja feita com grafias alternativas, pois até o momento em que escrevo este post, o sistema não é muito eficiente na sugestão de resultados. Por exemplo, se o usuário tenta buscar a palavra co-réu (grafia atualmente incorreta), não obterá nenhum resultado nem dica de correção. Então, fica a cargo do próprio usuário ter o insight de corrigir a grafia para corréu (grafia correta).

Confira a seguir os principais links para usar o VOLP na Internet.

tela-resultado-VOLP

Acesse a busca no VOLP:

Livros que ensinam sobre a nova ortografia (e outras curiosidades)

“A nova ortografia sem mistério: do ensino fundamental ao uso profissional” (Geiger; Menezes). Compre na Amazon Brasil: http://amzn.to/1IMfOjN



“O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O que Muda, O que não Muda” (Silva). Compre na Amazon Brasil: http://amzn.to/1IMga9V



“Quem mexeu no meu trema?” (Gehringer). Compre na Amazon Brasil: http://amzn.to/1IMgSnL