Advogadão GANGNAM STYLE!

0
💡

Uôp! UM BILHÃO de visualizações no YouTube é a marca histórica alcançada pelo vídeo “PSY – GANGNAM STYLE (강남스타일) M/V”, do rapper coreano Park Jae Sung (ou simplesmente Psy).

Uma experiência catártica"Advocacia Gangnam Style"

Não é preciso entender tudo o que ele está falando. Basta saber que Gangnam é uma região de Seul (Coréia do Sul), e dá para perceber o “estilão” da área. Como explica o New York Daily News (em tradução livre): “Gangnam é um bairro rico na cidade sul-coreana de Seul aonde jovens vão se divertir”.

O clipe representa muito do mundo do “ter” e do “fazer tudo para aparecer”, e para conseguir a garota ideal. É uma obra de arte. Uma obra prima sensacional, emocionante, divertida e provavelmente muito lucrativa. Cada um pode interpretá-la como quiser. Eu a vejo como um entretenimento muito bem elaborado, e quero ver também como uma crítica social: o personagem é ridículo (tenho certeza que foi proposital).

Tudo no seu devido lugar, por favor! Vamos ver o clipe “Gangnam Style” e tomá-lo como uma experiência catártica! Assistam e divirtam-se. Apenas adicione um detalhe na experiência: assista ao clipe pensando na advocacia. Depois, continuem lendo o post.

Advocacia Gangnam Style

Pois é… Quando eu disse “tudo no seu devido lugar”, eu quis dizer que continuo achando o clipe muito bom, mas tenho certeza que o estilo Gangnam deveria ficar mesmo só no mundo das artes.

É inerente ao ser humano a vontade de vencer na vida. Tem gente que, infelizmente, quer fazer parecer que a vida está totalmente bem resolvida, sem que haja, no fundo, toda essa “prosperidade”. Acabam manipulando tudo o que conseguem para se mostrar grande coisa.

Existe uma infeliz tendência que agora chamarei de “Advocacia Gangnam Style”. Ela é mais ou menos assim:

Ei, eu sou o Advogadão Gangnam Style!
Tenho ações milionárias e meus clientes são bacanas

Eu apareço em tudo quanto é jornal
Revista, site e Facebook
Só tomo Red Bull com muito Absolut!(*)
Advogadão Gangnam Style!
Sou sempre o pioneiro, o grande especialista
A fonte do saber é aqui comigo
Você tem que me pedir permissão para advogar na área
Advogadão Gangnam Style!
Jornalista é muito lento
Honorário tem que compensar
A sucumbência tem que ser grande e eu manipulo o juiz
Eu mesmo escrevo as reportagens do jornal
E nelas eu sou o personagem principal
Advogadão Gangnam Style!

(*) Esse trecho alcoólico foi inspirado pelo que deveria ser o equivalente ao Gangnam Style no Brasil: a música “Meu Estilo de Vida é Foda” (Menor do Chapa – ouça pelo link: http://www.youtube.com/watch?v=_2dWOZ95ktw).

E assim por diante… Bem, a escolha é de cada um. Como mencionado, a experiência de assistir o clip de Psy e ao mesmo tempo pensar na advocacia, para mim representa uma atividade realmente catártica. Se você está atento ao mundo, sabe muito bem o que é esse “Advocacia Gangnam Style”, e provavelmente você já teve a sua própria experiência relacionada ao assunto.

Tendemos a ficar atônitos e confusos com fatos que nos pegam de surpresa. Ficamos paralisados, assistindo conscientes e sabemos que algo não se encaixa. Se você já se sentiu assim, se você chegou a pensar que seus mais nobre princípios não valem na grande selva da competição, tome para você também essa experiência. Que ela seja catártica para você também.

E vamos rir juntos do “Advogadão Gangnam Style”!