[App do Dia] Cidadera: denúncia coletiva de problemas urbanos

2
GD Star Rating
loading...

cidadera-logoVocê já teve a sensação de que não existe ninguém interessado em resolver os problemas da sua cidade?

É difícil encontrar quem não tenha passado por situações de raiva ou frustração, quando desejam que o governo local aja de forma rápida e eficaz para consertar buracos, fazer reformas ou até mesmo notificar os cidadãos que poluem ou deixam o mato crescer em suas propriedades. Se você se identifica com essas sensações, você vai adorar este aplicativo.

cidadera-printscreen
Print screen do site do aplicativo Cidadera.

Cidadera foi criado por ex-alunos da USP e da UFSCar.

cativo-para-mapear-os-problemas-urbanos.html">Notícia do G1 sobre o aplicativo explica mais sobre a origem do aplicativo. O Cidadera pode ser usado tanto no smartphone (disponível para dispositivos da Apple ou com Android), e pode ser utilizado também em computadores através do site oficial.

Prós

O Cidadera tem um bom esquema de localização, permitindo inserir facilmente num mapa o ponto onde se encontra o problema que se quer denunciar. É possível inserir fotos do local onde se encontram os problemas. O usuário pode, ainda, contribuir com protestos feitos por outras pessoas, por meio do botão “protestar”, que adiciona um número a mais no que o aplicativo chama de “protestômetro”. No site do aplicativo, cada denúncia tem um número próprio de “ticket” (como se fosse um protocolo).

Contras

Embora a usabilidade seja mais acessível do que outros aplicativos do gênero, há algumas coisas faltando. Na versão testada  (versão 1.0 para o iPhone), não há como alterar ou excluir uma denúncia anteriormente feita. Além disso, o usuário não tem a opção de listar todas as denúncias que fez. No aplicativo não existe a opção “marcar como resolvido”, a qual existe no site do aplicativo – isto dificulta muito a colaboração, pois as pessoas não podem contribuir tão facilmente neste aspecto.

Conclusões

Embora as necessárias atualizações que o aplicativo demanda para resolver a falta de funções importantes, ele já pode ser considerado como um relevante banco de dados de questões urbanas a serem resolvidas. Com poucos usuários e poucas denúncias, o aplicativo pode parecer mais um passatempo. Mas, seu potencial de crescimento é grande e a participação da população pode causar um ponto de virada espetacular no Cidadera. Se o aplicativo explodir, vai ser difícil para os governos locais ignorá-lo, o que poderá induzir as prefeituras brasileira a acompanhar ativamente o aplicativo, preocupadas com a imagem dos respectivos municípios.

Nota 7, pela falta de funções importantes. Mas altamente recomendado.

GD Star Rating
loading...
[App do Dia] Cidadera: denúncia coletiva de problemas urbanos, 8.5 out of 10 based on 6 ratings

2 COMMENTS

  1. Gustavo, sou da equipe do Cidadera e agradecemos seu post/review no Forense Contemporâneo. Concordamos plenamente que ainda faltam alguns recursos importantes na versão mobile. Esta é a primeira versão e a boa notícia é que eles estarão presentes nas atualizações que ocorrerão brevemente. Vamos continuar trabalhando duro para que o aplicativo seja nota 10.

    GD Star Rating
    loading...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here