Atributo Forensepédia #2: Visão global do direito

0
2
GD Star Rating
loading...

“A Forensepédia pode abarcar qualquer assunto jurídico. Não há nenhuma restrição referente a áreas do direito, nem à formalidade da linguagem jurídica. A Forensepédia aceita termos técnicos, termos populares e juridiquês, de qualquer ramo do direito. A primeira finalidade de uma enciclopédia é a de explicar. Por isso, quanto mais ampla for a gama de assuntos e tipos de termos possíveis de ser explicados, melhor ficará a Forensepédia.”

O segundo atributo ou portencialidade da Forensepédia é o que poderíamos chamar de visão global do direito. Trata-se de uma enciclopédia jurídica colaborativa. Ponto. Não há restrições referentes a ramos do direito, como seria se, por exemplo, fosse uma wiki somente sobre direito tributário, ou se fosse uma enciclopédia voltada especificamente para a explicações de expressões latinas ou de termos populares relacionados ao direito (como capivara, laranja etc.).

A orientação da Forensepédia em direção ao conteúdo relacionado a todas as áreas jurídicas aumenta e fortalece duas características próprias de uma enciclpédia no format wiki: a interligação do conhecimento e a colaboração. Quanto mais livre é a amplitude do campo de conhecimento sobre o qual se pode falar, maiores as possibilidades de inter-relacionar as matérias jurídicas, fazendo associações que, muitas vezes, nem sequer costuamos notar. E quanto mais diversificado se mostra o campo de conhecimentos, maior a quantidade de pessoas que podem colaborar e maior o campo de colaboração que cada pessoa pode abraçar.

Devemos notar que abranger um âmbito muito grande de conhecimentos não significa, para nós, um empenho desconcentrado e desorganizado. Usamos de uma ideia simples que traz à Forensepédia a organização necessária para a produção de conhecimento jurídico de forma eficaz em todas as áreas. A esta ideia chamo de projetos temáticos da Forensepédia. Esta ideia merece um post totalmente dedicado a ela. Mas, basicamente, poderíamos explicá-la d seguinte forma: projetos temáticos da Forensepédia são páginas dedicadas a áreas específicas do direito, atualizadas por coordenadores que focam na reunião de colaboradores para a respectiva área. O coordenador orienta, então, os colaboradores na criação e edição de verbetes, e utiliza a página para sugerir verbetes novos, listar seus colaboradores, recomendar bibliografias etc. Escrevi um guia de projetos temáticos, que pode ser lido na Forensepédia.

Com a colaboração guiada de forma organizada, a Forensepédia poderá conter conhecimentos sobre toda e qualquer área do direito e, por isso, servir aos mais diversos públicos que buscam conhecimento jurídico na internet.

GD Star Rating
loading...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here