Blog jurídico do dia: marketingLEGAL

GD Star Rating
loading...

Nota: este post foi originalmente publicado em 9 de fevereiro de 2009, no endereço http://forensepedia.org/dandrea/2009/02/09/blog-juridico-do-dia-marketinglegal. Foi republicado no presente endereço em 26 de março de 2009. Este post específico está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma licença 2.5.

………………..

Marco Antonio P. GonçalvesVocê já ouviu a expressão “tal pessoa sabe muito, mas não consegue transmitir”? É certo todo advogado precisa cuidar constantemente da atualização dos seus conhecimentos técnicos sobre o direito. Mas, no mundo de hoje, de pouco adianta ter plenos conhecimentos sobre as mais complexas teses jurídicas, se o jurista não está preparado para lidar com uma das maiores riquezas do ser humano: o relacionamento pessoal. É esta a mensagem que pode ser sentida logo na entrada do blog marketinLEGAL, do administrador Marco Antonio P. Gonçalves (foto).

Não é à toa que Marco foi um dos primeiros convidados a integrar o corpo de blogs jurídicos com conteúdo agregado pelo portal Jus Navigandi, um dos mais conhecidos repositórios de doutrina virtual da web. O empenho de Marco em escrever regularmente sobre marketing jurídico, gradualmente ensina os juristas a lidar com os contatos que fazem diariamente com clientes (ou potenciais clientes) e com outros profissionais.

Um toque multidisciplinar

O símbolo do marketingLEGAL é o farol, desses que orientam as embarcações no meio do mar. E as canoas, barcos, navios e cruzeiros são os escritórios de advocacia (individuais, pequenos, médios, ou uma das famosas grandes bancas). Todo marujo inteligente sabe que não é possível navegar girando em torno de si mesmo. As condições climáticas, por exemplo, são essenciais para um bom percurso. E sabemos que os meteorologistas ajudam muito os viajantes, mesmo que estes viajantes nada entendam de meteorologia. Da mesma forma, a dedicação de Marco é, em primeiro lugar, oferecer uma visão externa e profissional sobre coisas que, dificilmente, os escritórios aprenderiam olhando de dentro para dentro.

 

Ilustração: "Point Danger Light at Midinight", Serendigity, Flickr, licença CC-BY-SA
Ilustr.: "Point Danger Light at Midinight", Serendigity, Flickr, licença CC-BY-SA

 

O trabalho de Marco é um dos maiores exemplos concretos da aplicação da multidisciplinaridade no meio jurídico. Cada vez mais o mundo presencia a necessidade de que as disciplinas se abram para a colaboração de profissionais de outras especialidades, em pontos nos quais o conhecimento técnico principal (por exemplo, o conhecimento jurídico, no direito) já não seja suficiente para manter a carreira na superfície.

Além de oferecer seus excelentes posts sobre marketing jurídico, Marco também promove e ministra  regularmente palestras e cursos relacionados ao tema, alguns deles gratuitos.

Eventos relacionados

No próximo dia 12 (fev. 2009), Marco oferece a palestra gratuita via internet “O admirável e inevitável mundo novo da advocacia empresarial“.

Leitura complementar

 O estado do marketing jurídico na America Latina (2007) – estudo desenvolvido por Marco Antonio P. Gonçalves e Silvia Hodges, para a LMA
– Página de apresentação do grupo de discussões Marketing Jurídico Brasil, organizado pelo Marco
–  Escritórios brasileiros: liderança em marketing jurídico na América Latina, também de autoria de Marco

Abstract

Law blog of the day: marketingLEGAL. Marco Antonio P. Gonçalves writes about legal marketing, contributing for the development of lawyer careers and law firms in Brazil and Latin America. His blog is named marketingLEGAL (meaning “legal marketing” in Portuguese).

GD Star Rating
loading...

2 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *