Blogoléxico – em fervorosa e outras

16
💡

BLOGOLÉXICO. À media que avançam as necessidades de rapidez e sofisticação dos meios de informação, a línguagem também acaba sofrendo mudanças, com novas palavras e construções. É claro que na blogosfera acontece a mesma coisa, havendo novidades (ou redescobertas) lingüísticas que afetam o modo de escrever, de ler e de pensar dentro e fora desta mesma blogosfera. Blogs jurídicos também são afetados, mas o juridiquês é uma polêmica à parte.

Três termos ou expressões que descobri na blogosfera:

1 – EM FERVOROSA – expressão usada por Veridiana, do blog 30 & Alguns (ver post), serve para indicar algo que está em grande atividade, fervendo, a todo vapor. Ela usou a expressão para dizer que a “blogosfera está em fervorosa”, por causa de encontros relacionados a blogs, de blogagens coletivas entre outras coisas.

2 – NOOSFERA – essa palavra foi lembrada por Gabriela Zago, do blog Ius Communicatio (ver post). Tem uma definição no Wikipédia, conforme Gabriela indicou. Uma parte daquela definição pelo Wikipédia: “A Noosfera pode ser vista como a “esfera do pensamento humano”, sendo uma definição derivada da palavra grega νους (nous, “mente”) em um sentido semelhante à atmosfera e biosfera.”

3 – INSANILEZA – novamente, Veridiana trouxe uma expressão interessante. Foi em um comentário que fez a um post do blog de Carlos Emerson Jr. (ver o comentário aqui). Insanileza, seria uma mistura de gentileza com insanidade, talvez deixando de ser uma e outra coisa. Com o termo, ela explicava porque incluiu três ótimos posts de Carlos em seu excelente “Meu Google Reader”.

Há mais termos? Certamente! É certo também que essas criações ou redescobertas da blogosfera ajudam muito na comunicação, seja qual assunto for, inclusive quando se fala sobre direitos!

16 COMMENTS

  1. Veridiana,

    Ficou ótimo mesmo! Tem mais aí?

    ……….

    Ricardo,

    Pois é! É a blogosfera criando e recriando!

    ……….

    Lino,

    Tem razão. Acho que “noosfera” vai ficar na categoria “redescobertas”.

  2. Parabéns pelo blog. Linguagem elegante e temas variados. Direito é a minha segunda formação (Jornalismo é a primeira).. Por tudo isso, este blog é uma feliz descoberta! Abraços.

  3. Pois é, a noosfera entra mais na categoria de redescoberta 🙂 Ouvi o termo pela primeira vez em uma aula de Filosofia Jurídica – o professor se referia ao fato de que as leis não são algo concreto, e sim um tipo de construção que paira sobre nós na noosfera 😛

    Gostei do insanileza da Veridiana… 🙂

  4. Letícia,

    Obrigado por mais este comentário!

    ……….

    Karla,

    Uma das coisas que este blog tem de melhor são os leitores.

    ……….

    Gabriela,

    Essa redescoberta que você trouxe (a palavra noosfera) se encaixa muito bem à dinâmica que é própria dos blogs.

  5. Gustavo, achei muito interessante esse léxico bloguístico (rsss…).
    A língua é realmente algo maravilhosamente dinâmico e perfeito.

    beijos, boa semana para você.

  6. Só conhecia a palavra fervorosa! Que coisa!
    Talvez a blogosfera consiga mudar o nosso português léxico e tirar um pouco do nosso romanço lusitânico. Que Portugal não se ofenda, mas dessa vez não iremos esperar por eles! 🙂 Boa semana! Beijus

  7. Saramar,

    Ótimo comentário. A dinâmica da língua é realmente algo muito interessante mesmo!

    ……….

    Luma,

    A blogosfera está mesmo fazendo um ótimo trabalho ao contribuir com a evolução da língua portuguesa.

  8. Nao entendi nada mais tudo bem!!!
    qualquer coisa é a mesma coisa
    kkkkkkkkkkkkkkkk
    o q eles disseram esta bom!!!!!
    concordo plenamente

Comments are closed.