[Brasil: Uma cena – 2 de 4] “Tropa de Elite” e pirataria

0
💡

Uma cenaEste post foi escrito com base na idéia “Brasil: Uma cena” (segunda postagem, de quatro). Segundo esta idéia, sugere-se que blogueiros escolham cenas dentre as publicadas na imprensa, e escrevam posts sobre tais cenas, como uma reflexão sobre o Brasil atual. Ao todo serão quatro postagens, com as seguintes datas sugeridas: 02 de setembro, 02 de outubro, 02 de novembro e 02 de dezembro de 2007. Ver também o post “Projeto ‘Brasil: Uma cena’ – nova ‘postagem coletiva’ como reflexão sobre o Brasil atual“, aqui no blog.

* * *

Como cena marcante, para esta segunda parte da postagem coletiva “Brasi: Uma cena, escolho qualquer daquelas divulgadas pela imprensa sobre o filme “Tropa de Elite” (Brasil, 2007, dirigido por José Padilha, com os atores Wagner Moura, Caio Junqueira e André Ramiro, entre outros) e casos de violação de direitos autorais relacionados a tal filme.

A estréia do filme está prevista para o dia 12 de outubro de 2007. Houve uma pré-estréia na última quinta-feira (ver notícia “José Padilha proclama: ‘Tropa de elite’ virou um objeto de cultura“, n’O Globo Online). Mas cópias ilegais já circulavam à venda, mesmo antes da pré-estréia.

A pirataria relacionada ao filme “Tropa de Elite” fez com que aumentassem os debates sobre a pirataria em geral, no Brasil. O Ministro da Cultura Gilberto Gil proclamou-se sobre o assunto, defendendo uma nova atitude sobre a pirataria (ver aqui, notícia da Folha Online). Também na Folha Online, foi publicada a notícia “Pirataria do filme ‘Tropa de Elite’ preocupa governo“, sobre o assunto.

———-
Atualização do post (incluída em 03 de outubro de 2007):
Abaixo está uma lista de alguns posts publicados, até o momento, em blogs, sob a idéia “Brasil: Uma cena”. Na lista incluo posts publicados por blogueiros com quem me comuniquei por e-mail ou por comentários ao post “Projeto ‘Brasil: Uma cena’ – nova ‘postagem coletiva’ como reflexão sobre o Brasil atual“. Os posts correspondem à segunda postagem coletiva (haverá mais duas, neste ano), sob a idéia mencionada.

———-

Atualização do post (incluída em 04 de outubro de 2007):
Mais um link, para um post publicado para a segunda postagem coletiva sob a idéia “Brasil: Uma cena”: