[Brasil: Uma cena – 4 de 4] Novas TVs!

10
💡

Uma cenaHoje é o dia da quarta e última (mas não menos importante) postagem coletiva “Brasil: Uma cena“. Cumpre falar um pouco sobre ela, para que o leitor se aproxime mais desse interessante universo que é a blogosfera.Tudo começou com o trágico acontecimento, o acidente com o vôo JJ 3054, da TAM, em 17 de julho deste ano. Sugeri então que fosse feita uma postagem coletiva com o tema “Vôo JJ 3054 – Uma cena” (ver aqui e aqui). A idéia básica da postagem (que foi realizada no dia 2 de agosto passado) seria escolher uma cena, dentre as publicadas na imprensa, sobre o acidente e, então, falar sobre tal cena. A finalidade da postagem foi a de reflexão e a de homenagem às vítimas e seus familiares.

Frente à participação de tantos blogueiros na postagem coletiva sobre o acidente da TAM, com posts dos mais variados e pontos de vista interessantes, pareceu-me que poderíamos continuar um trabalho de reflexão sobre o Brasil de hoje. Assim, acabei por sugerir a postagem coletiva “Brasil: Uma cena”.

A proposta da postagem coletiva “Brasil: Uma cena” abrangia, na verdade, quatro postagens, cada uma delas tendo lugar no dia 2 de cada mês, até o final do ano. A primeira foi em 2 de setembro passado. E a última tem lugar hoje.

As duas postagens coletivas mencionadas estão entre muitas outras, criadas por outros blogueiros. A última de que participei foi uma sobre a Dengue, de autoria de Meiroca (ver aqui).

Uma análise que se pode fazer das postagens coletivas (ou blogagens coletivas) em geral é que a blogosfera brasileira tem se esforçado em refletir, debater e opinar sobre os mais diversos assuntos de grande importância para o nosso País. Essa atitude dos blogueiros poderá ter um papel muito relevante na história do Brasil.

……….

Que cena poderia ser escolhida hoje, para esta postagem coletiva? Muitas cenas estão em destaque. Muitos assuntos poderiam ser tratados hoje. Escolherei o que parece representar uma nova fase para o Brasil. É, na verdade uma cena dupla: a inauguração da TV pública brasileira e o início da TV digital.

Hoje, tem início tanto a TV Brasil (primeiramente em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Luís-MA) quanto a transmissão de sinal de TV digital (começando esta na região metropolitana de São Paulo). É um dia importante para a comunicação televisiva brasileira e representa um passo importante no que tange à informação, à cultura, à arte, ao entretenimento etc.

A TV Brasil e a TV digital parecem ser novas ferramentas de comunicação com enorme potencial de servir ao cidadão brasileiro em vários sentidos. Entretanto, há ainda muito o que debater sobre tais assuntos.

Sobre a inauguração da TV pública, ver aqui e aqui. Sobre a inauguração das transmissões da TV digital, ver aqui.

……….

Nos próximos dias, este post será atualizado com uma lista de participantes da postagem coletiva “Brasil: Uma cena”.

……….

Atualização do post (em 3 de dezembro de 2007):

Participantes da quarta e última postagem coletiva “Brasil: Uma cena”:

– Paula C. – post “Blogagem Coletiva – Brasil uma cena – e … tô ficando atoladinha…“;
– Ricardo Rayol – post “Brasil, uma cena – Blogagem coletiva UPDATE“;
– Letícia Coelho – post “BLOGAGEM COLETIVA: BRASIL UMA CENA“;
– André Werner – post “BRASIL: UMA CENA – Política e a Oposição“.

Participantes de pelo menos uma da quatro postagens coletivas “Brasil: Uma cena”:

Andréa SáGuilherme GuidorizziMarta BelliniRicardo RayolRonaldLetícia CoelhoMarlene M.Paula C.André Werner

……….

Obrigado a todos pela participação! Se você participou de alguma das postagens coletivas “Brasil: Uma cena” e o link para o seu blog não aparece aqui, por favor, se possível, comente avisando.

10 COMMENTS

  1. Oi, Gustavo!

    Vim dizer que meu post já tá lá, confesso que dessa vez bem basiquinho por total falta de tempo. Por outro lado, tenho de elogiar a idéia da blogagem mensal com tema amplo e ao mesmo tempo instigante. Por que não continuá-la em 2008?

    Quanto à tv brasil, bem, confesso ter lido muito pouco a respeito. Mas o pouco que observei me leva ter opinião fervorosamente contrária, embora não faça diferença alguma. Ela me parece, na verdade, plataforma do governo lula e, afinal, se já temos uma tv pública, para que outra?! Acho sempre perigoso dar poder demais ao Estado.

    A tv digital é sim um grande avanço. E um marco talvez comparável à própria televisão em sua estréia pelas mudanças que trará em vários sentidos.

    Um grande abraço!

  2. Oi Paula!

    É claro que a sua opinião faz diferença! Também não li muita coisa sobre a nova tv pública nem sobre a tv digital.

    Continuar a blogagem em 2008? Eis uma grande idéia e um grande desafio também!

    ……….

    Ricardo!

    Pois, é! Será que os preços vão diminuir logo?

Comments are closed.