Como tornar seu blog jurídico comunicativo e influente (Parte 2 – Comece a escrever)

1
GD Star Rating
loading...

Depois de passar algumas horas refletindo e elaborando um planejamento para o seu blog jurídico, comece a escrever. Um pergunta que imagino ser comum neste momento seria: Mas, o que eu escrevo? Se você se inspirou a criar um blog jurídico e passou alguns momentos pensando sobre ele, provavelmente o fez porque dentro de você está a vontade de escrever, de comunicar, de expressar suas ideias. Então, acredite: você tem o que falar.

Note que um blog jurídico é geralmente um site pessoal e gradual. Se você escrever algo hoje, poderá mudar de ideia amanhã e simplesmente escrever um post sobre isso. Ou, se você descobriu mais coisas sobre algum assunto que te interessou, basta escrever mais um ou alguns posts, ou mesmo atualizar o que você já escreveu.

Costumo pensar no meu blog também como uma ferramenta para o meu próprio aprendizado. Na medida em que eu escrevo, o conhecimento se expande, especialmente por dois motivos, mas não só: a) ao expressar uma ideia, preciso ficar mais atento ainda à ideia, o que ajuda a refletir melhor sobre ela e memorizar enquanto escrevo; e b) quando expresso ideias frequentemente descubro detalhes que precisam ser aprofundados, de modo que fica mais prático saber o que preciso buscar aprender. Um exemplo: quero escrever o nome de um famoso filósofo, e sei que a grafia de seu nome costuma me confundir. Então pesquiso e descubro como se escreve Friedich Nietzsche. Ou quando precisei usar a palavra burocracia, pesquisei e recordei que seu conceito vem de Max Weber, e não era necessariamente uma palavra negativa.

Tenha em mente que o conhecimento pode ser transmitido de diversas formas. Entendo que um post deva ser mais direto, flexível, opinativo e, quando possível, descontraído. Um blog jurídico é feito de posts jurídicos. Alguns juristas criam blogs e o usam para reproduzir notícias da imprensa ou para publicar seus artigos doutrinários, e há casos em que passam anos e o jurista que criou um blog, ainda que publique nele todos os dias, nunca escreveu um post.

Você tem uma ideia interessante e há meses quer expressá-la no seu blog jurídico? Poderia escrever agora? Tenho uma sugestão: escreva no campo de comentários a este um breve parágrafo (umas 8 linhas, no máximo) com a sua opinião sobre algum assunto jurídico interessante – assim, outros leitores podem ajudar.

……….

– Veja aqui a lista de posts da série Como tornar seu blog jurídico comunicativo e influente.

GD Star Rating
loading...

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here