Como tornar seu blog jurídico comunicativo e influente (Parte 4 – A importância dos links)

1
💡

Uma das coisas mais importantes em um post jurídico são os links direcionados para outros sites ou blogs. Talvez você não vá colocar links em 100% dos seus posts jurídicos, mas é preciso saber por que links são tão importantes.

Quando se escreve um post jurídico e se incluem nele links, os leitores terão uma gama muito maior de informações e fontes para se aprofundar nos temas escritos no post. Além disso, links dão mais credibilidade ao post jurídico, na medida em que fica mais fácil de confirmar e analisar a fonte de alguma notícia, comentário, frase, opinião etc.

Incluir links não é necessariamente uma troca, do tipo “só incluo links para quem incluiu links para o meu blog”. Este não é o objetivo da inclusão de links no seu post. Alguns podem pensar assim porque imaginam que, se fazem referências com links para outro sites, eles deverão provavelmente incluir links de volta, trazendo mais tráfego ao blog.

A inclusão de links pode ajudar no aumento do tráfego no seu blog? Sim, embora eu imagine que não seja pela retribuição da inclusão de links, mas porque os leitores, muitas vezes, precisam de posts que os ajudem a se aprofundar em determinado tema, sem que precisem usar muito tempo para pesquisar. Se o post for bom e tiver boas referências de links, aumentam as chances de o leitor salvar o post como favorito e voltar a acessá-lo várias vezes como fonte de referências.

Aliás, a “arte” da inclusão de links em posts jurídicos é algo muito relacionado à influência. Se os leitores não têm muito tempo de pesquisar por links eles mesmos, então provavelmente não terão muito tempo para ler tudo sobre os assuntos que lhes interessam. Assim, se você aprender a “ligar” seu blog a outros sites ou blogs, poderá direcionar o leitor a conteúdos que você entenda ser realmente úteis. O trabalho de pesquisa você faz e, se for bem feito, o leitor vai gostar e preferirá seguir as suas sugestões de leitura em vez de usar um site de busca para pesquisar.

É preciso que, na medida do possível, você não seja óbvio ao incluir links nos seus posts. Por isso, novamente faço referência ao trabalho de pesquisa. Lembre-se, todavia, que incluir links não deveria ser uma forma de jogar o leitor para fora do seu blog, como se você estivesse dizendo “aqui está um link, caso você queira realmente saber sobre o assunto”. Ou seja, o leitor está lendo o seu post porque ele quer saber ali sobre o assunto, e os links são para referência e aprofundamento.

Dica: inclua links no seu post de modo que o leitor não precise acessá-los enquanto não terminar a leitura do post. Uma das formas de fazer isso é incluir o link para o texto integral de alguma coisa e, ao mesmo tempo, citar algum trecho importante do texto a que se fez referência, para que o leitor possa continuar a leitura do post.

……….

– Veja aqui a lista de posts da série Como tornar seu blog jurídico comunicativo e influente.

1 COMMENT

Comments are closed.