Como tornar seu blog jurídico comunicativo e influente (Parte 8 – Um pouco sobre categorias e tags no WordPress e no Blogger)

2
1
GD Star Rating
loading...

Categorias e tags são elementos importantes para um blog jurídico, pois ajudam a tornar os posts mais organizados e mais informativos. Neste post trato do assunto fazendo referência a duas grandes plataformas para publicação de blogs (WordPress e Blogger), lembrando desde logo que essa temática se observa de formas diferentes nessas duas plataformas.

Na verdade, é mais propriamente nas tags (ou “etiquetas”) onde há diferença entre o WordPress e o Blogger. Em qualquer dos casos, a inclusão de uma tag (ao criar ou editar um post) gerará um link que, normalmente, aparece junto ao post publicado no blog. A diferença entre as duas plataformas é o destino do link: no Blogger, ao clicar numa tag o leitor é levado a uma página dentro do próprio blog que está lendo e, nessa página, poderão ser vistos posts com a mesma tag; no WordPress, o link de uma tag levará a uma página fora do blog onde será encontrada uma lista de posts com a mesma tag publicados na plataforma WordPress, seja qual for o seu autor.

Além do que foi considerado acima, o WordPress ainda conta com as categorias, que funcionam como as tags do Blogger. Ou seja, os blogueiros que usam a plataforma WordPress podem usar categorias para organizar seu blog e ainda usar tags para incluir seus posts em listas de posts do próprio WordPress.

Agora, uma anotação importante: para um uso mais eficiente das categorias no WordPress, é preciso notar que a o destino do link de uma categoria pode mudar conforme o lugar onde o link esteja. Se o link para uma categoria estiver em um post, este será entendido como uma tag, e levará para aquela página fora do blog, da qual falamos. Para acessar a página, dentro do blog, com posts de uma mesma categoria, o link desta deve ser clicado na barra lateral do blog (caso as categorias estejam exibidas ali).

Vejamos:

  1. Uma das categorias deste post é: Blogs Jurídicos. Na barra lateral do blog, o link para esta categoria é: http://gustavodandrea.com/category/blogs-juridicos, que leva a uma página, no próprio blog, com posts que estejam nesta mesma categoria;
  2. Mas, neste próprio post, a categoria tem link de tag, sendo o seguinte: http://pt-br.wordpress.com/tag/blogs-juridicos, que leva a uma página fora do blog.

……….

– Veja aqui a lista de posts da série Como tornar seu blog jurídico comunicativo e influente.

GD Star Rating
loading...

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here