Contra a violência contra a mulher – alguns links

1
💡

Violência contra a mulher. Este é um assunto antigo, mas ainda é discutido com muita força. Já ouvi de alguns casos de mulheres vítimas de agressões no âmbito da família, e entre os casos havia muitas semelhanças: discussões, desentendimentos, falta de diálogo, muitas vezes a presença de efeitos do álcool e a culminação com a violência física, concluindo o “debate”.

Esta é uma imagem comum da violência contra a mulher, mas não imagino que seja a única, porque logo penso na violência moral contra a mulher trabalhadora – e não digo apenas as das classes menos favorecidas, mas incluo grandes executivas de sucesso.

É claro que este dois exemplos de violência contra a mulher são bem genéricos, não querendo se referir a esta ou àquela mulher, ou a uma ou outra situação específica. Mas é certo que cada mulher vítima de violência tem sua história particular para contar.

Selecionei alguns links sobre a violência contra a mulher, mas desde já digo que podem haver outros links tão ou mais interessantes do que os que estão aqui. Por isso, quem tiver alguma sugestão, esta será bem vinda, e pode ser incluída nos comentários a este post.

Aqui estão os links selecionados:

Bem querer mulher: campanha da não-violência à mulher, iniciativa do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher-UNIFEM em associação com o Full Jazz Comunidade;

Violência contra a mulher – artigo de Renato Ribeiro Velloso no Portal da Família;

Contra as agressões às mulheres – artigo de Mariluce Moura no Blog do Noblat;

Lei Maria da Penha: contra a violência doméstica – post sobre a Lei 11.340/06 no blog de Cynthia Semíramis.

SHARE
Previous articleOs assuntos da atualidade
Next articleLei 11.343/06 – Lei Antidrogas
Gustavo D'Andrea é advogado especializado em Direito Digital, mestre em Ciências (Psicologia) pela FFCLRP-USP e doutor em Ciências (Enfermagem Psiquiátrica) pela EERP-USP. Mantém o blog Forense Contemporâneo desde 2005 e criou a Forensepédia.

1 comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here