Crimeware, segurança da informação em 2010 e webinar da VeriSign iDefense

0
GD Star Rating
loading...

Eu soube (via IDG Now!) que a ESET – empresa que produz o antivírus NOD32 – oferece o informativo intitulado “Tendencias 2010: la madurez del crimeware” (o arquivo do estudo em formato .pdf pode ser acessado aqui).

Para entender um pouco melhor o assunto, precisamos saber o significado do termo crimeware. Encontrei uma definição num post de 2006 do AnchisesLandia, escrito por Anchises de Paula, dizendo:

“‘Crimeware’ é um termo utilizado pra designar qualquer atividade ilegal realizada através de softwares, com objetivo de obter ganhos financeiros para o distribuidor do software. Isto inclui os ‘keyloggers’ (e os ‘screenloggers’), os trojans, os rootkits e vários outros.”

Aliás, de Paula estava se referindo, no mencionado post, a um estudo intitulado “The Crimeware Landscape: Malware, Phishing, Identity Theft and Beyond” (link para o estudo em .pdf, aqui).

Os dois mencionados arquivos em .pdf têm, somadas, 44 páginas, portanto uma leitura para a semana.

Recomendo a leitura das perspectivas para este ano de 2010 na área de segurança da informação, que o já mencionado AnchisesLandia publicou no final do mês passado (dezembro de 2009), falando sobre malware, cloud computing, caixas automáticos etc. De Paula recomenda a inscrição no webinar gratuito (que será realizado no dia 28 de janeiro de 2010) da VeriSign iDefense relacionado ao VeriSign iDefense 2010 Cyber Threats & Trends Report, a ser apresentado por Rick Howard, direitor de inteligência da Veri Sign iDefense.

Tendencias 2010: la madurez del crimeware

GD Star Rating
loading...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here