Debates jurídicos e sarcasmo

0
GD Star Rating
loading...

Hoje, depois de múltiplas decepções, li um artigo curto e simples que me deixou um pouco mais tranquilo. O texto é de Percival Puggina, intitula-se “O direito e o direito à burrice” e pode ser lido no Mídia Sem Máscara. Leiam o texto. É rápido.

Um dos temas que não estão tratados no texto, mas ao qual de certa forma remete é algo sobre o que eu estive pensando recentemente: reação sarcástica a assuntos jurídicos. O texto de Puggina fala sobre uma reação sarcástica a um comentário seu sobre um assunto jurídico.

Notei que Puggina não estava brincando. E tenho visto que, além dele, outras pessoas que estão seriamente procurando ajudar a desenvolver debates e tecer comentários e pensamentos e questionamentos sobre o direito e sobre os direitos das pessoas… muitas vezes são recebidas com sarcasmo.

Se eu estivesse falando sobre esse assunto há algum tempo, acho que eu criticaria os sarcásticos. Mas acho muito mais produtivo e útil tentar transmitir uma mensagem aos que seriamente querem debater sobre assuntos jurídicos: o sarcasmo alheio não significa que os sérios comentadores estejam errados ou que o assunto não deva prosseguir, além do que o sarcasmo não deveria desestabilizar os debatedores sérios, embora o sarcasmo seja aplicado geralmente com essa finalidade.

Parece que o sarcasmo, no fundo, é uma prova da insegurança do sarcástico. Ou pode ser um indício de sua desonestidade. Ora, um debate jurídico não deveria servir para “alguém” vencer, mas para que o próprio direito passe a ser melhor compreendido, melhor aplicado, mais respeitado etc. E uma risadinha pretensiosamente humilhante é sinal de que o sarcástico está se colocando numa situação de competição e, talvez, de (imaginada) superioridade. Isto é desonesto, porque ele estaria usando o debate jurídico para uma “vitória” e subjugação de outra ou de outras pessoas…

Em resumo: de debate jurídico sério o sarcástico acaba se excluindo através do sarcasmo. Portanto, não percamos o bom humor por causa do sarcasmo dos outros.

GD Star Rating
loading...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here