[Digesto Separação e Divórcio 1] (experimental)

197
💡

Digesto Separação DivórcioUma breve consideração inicial
Tendo em vista que muitas pessoas visitam este blog, incluindo vários comentários aos posts, nota-se que, não obstante muitos falem sobre situações muito específicas, certas questões acabam se repetindo. Como já escrevi no blog, não é possível responder a cada questão, de cada pessoa. Tenho ressaltado, ainda, sobre a necessidade de serem consultados pessoalmente advogados ou defensores públicas, para que haja esclarecimentos sobre direitos e sobre as formas de realizá-los.Procuro ler cada comentário escrito pelos leitores do blog. Vejo que muitas pessoas têm enfrentado um grande problema: a dúvida somada à dificuldade em encontrar orientação adequada. Nota-se que boa parte das questões colocadas pelos leitores do blog, refere-se a separação e divórcio.

Desta forma, pensei que seria interessante criar e publicar aqui no blog uma série de posts direcionados a breves esclarecimentos sobre separação e divórcio. Escolhi este assunto não apenas por ser muito comentado no blog, mas também por ser um assunto bastante complexo. Coloquei o título Digesto Separação e Divórcio para indicar, então, esta série de posts. Usei a palavra digesto no sentido de coletânea; procurarei reunir algumas informações sobre separação e divórcio, da maneira mais didática possível.

Um digesto experimental
Nota-se, pelo título deste post, que o estou escrevendo este digesto em caráter experimental. Não há uma periodicidade definida para este digesto. A continuidade dele vai depender, em boa parte, do leitor. Por isso, será essencial que o leitor deste digesto possa dizer o que acha desta idéia, comentar, criticar etc. Espero que gostem.

Sem mais delongas
Então, a seguir, algumas informações sobre separação e divórcio, inaugurando este digesto.

→ Separação e divórcio. Qual a diferença?
Os dois, separação e divórcio, são formas de terminar um casamento. Ocorre que em nosso ordenamento jurídico existe uma lógica para a existência da separação antes do divórcio. Quando um casal quer colocar fim ao casamento, precisa antes se separar e, só depois de um certo período, é que poderá se divorciar. Enquanto não se divorciam, os cônjuges não podem se casar novamente – mesmo estando separados. Casamento é algo delicado, onde há muita emoção em jogo. Muitas vezes um casal em conflito precisa se separar, para só então ser capaz de colocar as idéias em ordem. Quem se separa, nem sempre continua separado, ou seja, pode acontecer de o casal, uma vez tendo revisto suas idéias e lidado com seus sentimentos, resolver voltar a ter uma vida em comum. Neste caso, se o casal se separou “no papel”, ainda tem a opção da reconciliação. A separação é como um período de prova, em que o casal refletirá se é melhor o casamento ou a separação. Sendo assim, um casal separado pode muito mais facilmente voltar a ser casado. Diferentemente ocorre no caso do divórcio: uma vez divorciado, o casal não tem mais aquela opção de voltar atrás. Nada impede, porém, que o mesmo casal, divorciado, se case novamente.

→ Tag L11441-07
Na tag L11441-07, deste blog, podem ser lidos posts sobre a Lei 11.441/07 (sobre inventários, partilhas, separações consensuais e divórcios consensuais extrajudiciais).

→ Seja exemplo
Ao mesmo tempo em que muitas pessoas estão passando por situações de separação e de divórcio em suas vidas, há também aquelas que já passaram por tais situações e que hoje têm a lembrança dessa experiência. Os leitores que já passaram por situações de separação e divórcio poderão, então, contar aqui as suas histórias, com todas as dificuldades enfrentadas e emoções sentidas, possibilitando que outras pessoas se inspirem e se animem a persistir na busca da realização de seus direitos.

→ Lembrete
Este digesto tem por finalidade tratar de assuntos relativos ao tema “Separação e Divórcio”, da maneira mais didática possível, procurando-se utilizar uma linguagem mais simples. Relativamente ao conteúdo deste digesto, ressalvam-se as opiniões em contrário. Recomenda-se sempre a consulta pessoal a um advogado ou a um defensor público para esclarecimentos sobre direitos e formas de realizá-los.

197 COMMENTS

  1. a sentença do meu divorcio foi dada aqui pelo trbunal suiço, mas em Portugal continuamos casados, como fazer para homologar este divorcio ai no nosso paìs?

  2. Olá, Eliana. Obrigado pela visita. Recomendo que você consulte pessoalmente um advogado ou defensor público, possibilitando, assim, que seja analisado o seu caso específico, de modo que você seja informada sobre todos os procedimentos e requisitos para a realização de separação.

  3. Resposta ao comentário de Maria Antonia (comentário #1)

    Olá, Maria. Obrigado pela visita. É importante notar que este blog é brasileiro, e não português. Igualmente, deve-se notar que os ordenamentos jurídicos dos dois países (Brasil e Portugal) podem apresentar diferenças entre si, inclusive no que se refere à homologação de divórcio realizado no exterior. Espero que você possa solucionar a sua questão da melhor forma possível.

  4. Gostaria de saber se existe diferença em termos monetários, se contratar um advogado e encaminhar o processso de divorcio por vias normais ou comparecer a um cartório e solucionar tudo pela Lei11.441 de 04/01/2007

  5. Olá, Rosangela. Obrigado pela visita. Seja para a separação judicial, seja para a separação extrajudicial, é necessário que você seja representada por um advogado ou por um defensor público. Por isso, você deve consultar pessoalmente um advogado (ou defensor público) para que você possa receber as orientações necessárias sobre separação, no seu caso específico.

  6. Boa tarde

    minha noiva esta separada consensualmente desde de 1998, podemos casar, ou ela tem que se divórciar. fico agradecido se me tirar essa dúvida.
    Obrigado

  7. Estou separada de casa a um mes, e as coisas estao cada vez mais complicadas, quero dar entrada na separação… como procedo, e a quem procurar, nao tenho condições de valores a pagar….
    temos imovel e uma filha.
    Grata;

  8. Olá, Simone. Obrigado pela visita. Recomendo que você consulte pessoalmente um advogado ou um defensor público. Desta forma, você poderá receber orientação sobre seu caso específico.

  9. Oi! Em relação a pergunta da Marina Antonia, li algo no livro “O novo procedimento da sepação e do divórcio”, escrito por Cristiano Chaves de Farias que tratava exatamente sobre isso. Na oprtunidade, o autor dizia que o divórcio administrativo é viável para casamento realizado no exterior desde que o mesmo seja registrado aqui, nos moldes do art. 1544CC / art. 32 da lei de registros públicos.

  10. Olá, Elisa. Obrigado pela visita.

    Note-se que, quando a leitora Maria Antonia (ver o comentário de Maria Antonia, acima) se referiu a “nosso país”, não ficou claro se ela se referia ao Brasil ou a Portugal.

    Em todo caso, Elisa, parece-me que você estaria falando sobre como fazer valer em um país, um casamento realizado em outro. E Maria Antonia queria saber como fazer valer em um país um divórcio realizado em outro.

    O que eu quero frisar é apenas que as duas estariam falando de assuntos diversos. Em qualquer caso, deve ser dada atenção às regras específicas dos ordenamentos jurídicos dos países em questão. Deve-se lembrar que, nos casos específicos, é de fundamental importância que um advogado seja pessoalmente consultado.

  11. tenho 50 anos fui divorciada por 10 anos . Ha 2 anos casei com um senhor aposentado e divorciado tambem, tudo isso porque ele morava comigoporque nao ueria morar com os filhos que segundo ele o maltratava muito, casamos em regime de separaçaõ de benspor causa da idade dele.e ele queria caso me faltasse deixar sua pensão pois nao trabalho e dependo dele pro meu sustento .. acontesse que agora ele vem co uma historia de que quer se separar de mim divorciar .eu nao quero pois ao tenho meios de me sustentar ja ue meu filho ue morava comigo casou se e eu nao me casei pra divorciar assim afinal casamento nao e brincadeira… ele ainda disse pra mim ue conssultou advogado e eu nao tenho direuro nem a pansão pois nao tenho filhos com ele. fico preoculpada com miinha real situaçao nao ueria precisar dele pois me sinto humilhada ouvindo ele falar todosos absurdo ue ouço , mais infelismente entre ele e precisar de favores dos outros e com ele que eu prefiro contar quais sao meus direitos ? por favor me oriente nao tenho meios de pagar advogado e ele tem e tenho medo de nao ser beneficiada por falta de nao ter como pagar advogado, ele aind a disse que pode dizer que pode alegar que que nao temos vida sexual , mas como ter se ele ja nao tm idade pra isso nem eu tmbem me sinto ate envergonhada de falar disso mas peciso mesmo de orientaçao , ele pode alegar isso?agradeço desde ja e aguerdo resposta. .

    • Tania, infelizmente tem cabeça assim como esse seu marido ou tomara que seja ex.
      Aceite o que ele quer, procure um defensor público e siga sua vida.
      casamento é coisa séria, mas isso tem que ser pros dois. se vc quiser, me passe um email que trocamos ideias, fabyys@bol.com.br

  12. gostaria de saber quais são meus direitos moro com um homem ele tem 51 anos eu tenho 24 ele tem 3 filhos maiores de idade se ele moresse hoje quais são os meus direitos sobre os bens

  13. mim chamo kate e atualmente moro em italia,sou casada no brasil mas a 3 anos que nao estou mas com meu ex marido,agora estou com um italiano,e gostaria de casar com ele mas nao sei o que devo fazer!
    gostaria de saber se eu mim separar quando posso mim casar novamente,quanto tempo demora,pra casar outra vez?
    fico grata pela resposta

  14. 1- Gostaria de saber se separação amigavelmente pode pleitar alimentos pela via administrativa?.

    2- Anova lei do divorcio ela é uma opção ou é obrigatória?

  15. Olá Gleice… sou Escrevente, e gostaria de responder sua perguntar: 01) As partes podem sim pedir alimentos, tanto um dos conjuges, como os filhos mesmo q maiores.- 02) A Nova lei é opcional, podendo até mesmo se as partes quizerem, desistirem da ação judicial e partirem para o ato administrativo e vice-versa

  16. gostaria de saber se eu separar no papel de meu marido e ele ja estiver vivendo com outra mulher se recebo a aposentadoria de meu marido se ele vir a falescer .

  17. OLA´,
    LI A POUCO TEMPO QUE TRAMITA UMA NOVA LEI, AFIM DE ENCURTAR AS IDAS E VINDAS DO CASAL NA JUSTIÇA, OU SEJA, IRIA SER PRECISO APENAS UMA SEPARAÇÃO SEM TER QUE DIVORCIAR POSTERIORMENTE ( MESMO COM FILHOS E ETC), EVITANDO O ESTRESSE DO CASAL NESTES ENCONTROS, MAS NÃO LI MAIS NADA SOBRE O ASSUNTO.
    GRATA

  18. GOSTARIA DE SABER QUANDO POSSO ME CASAR NOVAMENTE DEPOIS DA SEPARAÇAO? AINDA NAO TEM UM ANO, COMO E QUANDO DAR ENTRADA NO DIVORCIO?

  19. estou casada a 8 anos , e minha vidaconjugal esta cada vez pior,ele ja me agrediu fisicamente , registrei uma queixa naepoca na delegacia da mulher , contunuamos juntos ainda tentando temos uma linda filha de 8 anos agora as coisasa pioraram de vez ele esta bebendo muito me ameassa sempre construimos uma casa em cima da casa dos pais dele . o pai e mae dela smpre o o apoiam ela quer que eu saia da casa . gostaria de saber quais os meus direitos .obrigado sandra

  20. Ola, eu tenho 25 anos estou morando ha quatro anos com um homemde 56, tenho uma filha com ele de 4 anos, ele quer se separar, tudo que temos ja era dele antes desta uniao, quais meus direitos?
    obrigada

  21. estou casada com um iltaliano eu ja tenho meu passaporte italiano tenho residencia gostaria de saber se ao me separar dele eu perco o passaporte e o direito de continuar na italia..
    obrigada

  22. Moro com um homem de 48 anos, ele é separado a 22 anos, é desquitado, quero casar com ele, fomos no cartório e a moça falou que ele tem que falar com um advogado pra fazer o divórcio. Só que está demorando muito. Precisar demorar tanto tempo pra se divorciar? O que precisa (papéis, documentos) pro divórcio??? O desquite não resolve pra ele casar de novo??

  23. MINHA ESPOSA ME ENGANOU FALOU QUE NÃO PODIA TER FILHO HOJE ELA QUER A SEPARASÃO, QUER UMA PENSÃO EMETADE DA MINHA CASA QUE COMPREI ANTES DO CASAMENTO MAS SO QUITEI DEPOIS DO CASAMENTO

  24. SOU SEPARADA NO PAPEL DO MEU MARIDO, NÃO SOU DIVORCIADA, SÓ QUE NÓS VOLTAMOS, E AGORA TENHO QUE PROCURAR UM ADVOGADO DE NOVO OU POSSO IR DIRETO AO FORUM PARA RECONCILIAR???/

    FICO NO AGUARDO, OBRIGADA.

  25. estou separaa há 5 anos so que a separacao nao foi homologada. atualmente quero voltar a me casar com o meu ex marido,como faço?

  26. oi meu nome e tayrane gostaria de saber que posso casar ,pois ja sou separada a 4 anos ou tenho que mim ,divorciar primeiro,como fazer pra ,separa ……obrigado

  27. Olá, meu nome é Alexia, tenho 33 anos, casada e dois filhos. nenhum deles é de meu marido.
    Teos 01 nao de casados dentro das formalidades.
    Ele decidiu se separar, e os motivos, até agora não compreendi.
    estou sem ocupaçao e meu curriculo não é dos melhores.
    Minha renda, depende unica e exclusivamente dele;
    Ele me propõs pra irmos ao cartório para darmos entrada na separaçao.
    Sinceramente, nao sei o que fazer…e nem por onde começar.
    Hoje, senti vontade de raspar a cabeça.

    Lost.

  28. Carla
    Moro com um cara 34 anos mais velho que eu, temos um filho de 5 anos, e hoje ele quer se separar de mim por ciúmes, ele quer me levar para a casa da minha mãe e me deixar la, será que devo ir? quais são os meus direitos?

  29. Gostaria de saber quais os direitos referentes a pensao de alimentos em caso de uma separaco, sendo a um casamento com separacao parcial de bens. Ha a possibilidade de uma pessoa sem filhos recorrer a uma pensao? muito obrigado!

  30. Ja me divorciei duas vezes, vou me casar pela 3 vez. Meu futuro marido nao sabe do meu 1 casamento. Gostaria de saber se: ao dar entrada nos documentos no cartorio, se alguem me perguntara sobre o meu 1 divorcio, ou só fará perguntas sobre o meu segundo divorcio? E se na minha nova certidao de casamento aparece alguma menção de eu ser 2 vezes divorciada?

  31. olá!
    sou casada a 17 anos, comunha parcial de bens. Temos uma casa e uma clinica, que foram compradas com doação do pai dele. Eu sempre trabalhei e ajudei em casa. Agora quero me separar, gostaria de saber quais os meus direitos, já que neste período tive que cuidar dos 2 filhos que temos e sempre gastei todo meu salário com casa e filhos e muito pouco comigo, quais os meus direitos????
    desde ja te agradeço.

  32. Gostaria de saber como que eu faço para me divorsiar eu me separei(separação consenssual) vai fazer 8 anos e hoje gostaria de me divorsiar mais não sei a onde ele mora então queria saber o que eu posso fazer para conseguir o divorsio.E se é possivel fazer tudo gratuito.

  33. Boa tarde Dr. Gustavo D’Andrea,

    Sou separado judicialmente a bem mais de 02 anos, sem filhos e sem bens a partilhar, na época contratei uma advogada única para tratar do assunto e ganhar velocidade buscando menos problema. Hoje ocorre que tenho residência em outro estado de minha separação e desconheço por completo o endereço de minha ex mulher. O que fazer para conseguir o divórcio? Posso dar entrada em qualquer estado? Em qualquer cartório? Posso me beneficiar da nova lei? Esse tramite pode ser gratuito?

  34. oi meu casamento ja nao anda bem a muito tempo tenho 7 anos de casada nunca trabalhei neste periodo,recentimente descidimos nos separar gostaria de saber se eu tenho direito de uma pensao para mim pois nao tenho meios de me sustentar e nenhum tipo de experiencia profissional.e temos 2 filhas de 6 anos me oriente por favor obrigada,somos casados legalmente no papel.

  35. oi,meu nome e cati e fui casada em2000 tinha 20anos e meu pai teve que assinar.convivi com meu ex.por 6 meses,separei-me legalmente em2003 (ano que saiu a sentença) dei entrada no divorcio este anos tem mais ou menos 3 meses.hoje vivo na italia e tenhomeu registro de nascimento traduzido e legalizado eu posso casar?

  36. sou brasileira e meu namorado italiano. Estamos juntos ha pouco mais de um ano. Ele esta separado ha dois anos e em processo de divorsio. Gostaria de saber se tenho algum direito aos bens dele, ja que, o mesmo nao é casado comigo legalmente e sim convivente.

  37. sou casada ha 5 anos com portugues sou brasileira,e sou casada no brasil ha 5 anos e casada em portugal tambem por portugal vao fazer 3 anos,e agora ele quer o divorcio,somos casados com separacao total de bens,eu nao tenho filho com ele,gostaria de saber se tenhop algum direito,pensao alimenticia algo…no momento estou em espanha,e nao sei o q fazer,quais sao as leis…e ele me faz o que quer,afinal de contas sou imigrante,dependo dele…e agora???podem me ajudar a esclarecer minhas duvidas???

  38. Olá, estou separado judicialmente ha um ano, não temos filhos, ja foi tudo dividido (bens). agora quero casar novamente, quando posso dar entrada no divorcio?
    -È preciso da entrada no cartorio junto com advogado?
    -Quanto tempo leva em média leva pra receber o divorcio?
    -Se eu ja tiver morando com alguem, facilita a entrega do divorcio?

    Por gentileza me esclareça o mais breve possivel.
    Tudo… depende dessa resposta.

    desde de ja lhe agradeço

  39. Olá,
    Estou separada do meu ex-marido desde dezembro de 2003, porém até final de 2005 não havia entrado com o processo de separação. Quando procurei um advogado, o mesmo me orientou a já entrar com o processo de divórcio direto, visto que já havia passado os 02 anos desde a separação de fato.
    Então o processo de divórcio foi registrado no TJSP no começo de 2006. Somente em junho de 2007 recebi a carta de intimação para a 1ª audiência, porém, devido a erros de endereço, não localização da outra parte, se passaram mais duas audiências até que na 4ª audiência, com a presença das duas partes, enfim foi realizado o processo de divórcio de forma amigável. Isso foi em Outubro/2007, acontece que até o momento, ou seja, Agosto/2008, ainda não saiu a averbação, e o advogado me informou que o processo está na mesa do juiz, para ser assinado.
    Minha situação é a seguinte, durante este período, quase 05 anos , me relacionei com uma outra pessoa, fomos morar juntos e hoje estou grávida, com o meu filho para nascer. Minha preocupação é como vou registrar meu filho, se ainda tenho a certidão de casamento? tenho o nome de casada, enfim, tem algum problema? Meu atual companheiro é solteiro.
    Agradeço muito uma resposta de vocês, pois esta é uma situação muito preocupante para mim, e tem me tirado o sono.

  40. Estou casada há 8 meses e separada de casa há 1 mês. Quero dar entrada na separação. Que papéis eu preciso? Gostaria de sua orientação para ja ir com td certo qdo for procurar um advogado. Obrigada

  41. estou separado a 5 meses, e tenho um filho de 14 anos , em meu nome esta uma casa e mais nada , trabalho registrado e com 800,00 no olerite, e agora quero o divorcio , que devo fazer ,e como ficara a guarda de meu filho de 14 anos, sou um pai super amoroso.e ela uma super mae tb

  42. Exmos srs

    gostaria de ser esclarecida no seguinte:
    o meu marido disse que iria sair de casa e queria o divorcio e tambem por a casa a venda ,visto nao estar disposto a pagar nao vivendo lá e que ate á venda pagaria metade da renda e dava o sustento ao filho um menor em relaçao a um filho maior e que trabalha em part-me ele e obrigado a dar sustento tambem? caso eu nao quera vender a casa ele pode deixar de contribuir com metade da prestaçao da casa ? e eu se a vender tenho que lhe dar a parte dele ? em suma quer pague ou nao pague ele tem sempre direito a um valor da casa se um dia for vendida ?

  43. Boa noite,tenho um amigo de 21 anos,que casou com uma moça que conheceu na internet,casou com comunhão parcial de bens, permanceram apenas 7 meses maritalmente,ela tem 21 anos e rebia pensão do pai,com o casamento ela deixou de receber,pois ainda cursa faculdade.Ele tbem eh universitario e vive de renda da Herança do pai alugueres.Pergunta,Ele terá que pagar pensao,no caso de separaçao ou divorcio?

  44. vivi com uma pessoa 10 anos,mas não fomos casados oficialmente.Construí uma casa com meu dinheiro que recebi de herança de meu pai e coloquei no nome de meu fiho de 13 anos(que não é filho deste homem),ele ,enquanto estava comigo,comprou mais o dobro de alqueres de terra que já possuía antes de estar comigo,mas tudo no nome das filhas de sua primeira união,pois o primeiro sítio tbm estava no nome delas.Não sei se tinha,no momento de separação,algum dinheiro em conta,mas comprou um carro zero (ainda estando comigo),tenho direito de pelo menos metade deste carro.obs:ele saiu de casa de uma hora para outra,desmoralizou-me na cidade e até no meu ambiente de trabalho,alega às pessoas que deixou-me a casa e um carro e tudo isto é pura mentira,o que devo fazer?

  45. Vou me divorciar legalmente e estou namorando qto tempo apos o divorcio sair posso dar entrada para me casar novamente por favor me esclareçao essa duvida e fora isso trabalho com carteira registrada não posso recorrer ao adivogado do estado por favor me oriente obrigada.

  46. Olá, eu me separei em 06 de Dezembro de 2007. Moro em Campinas – SP. Gostaria de saber quando posso dar a entrada no divórcio. Pelas leis brasileiras, é preciso a presença de um advogado ou podemos (meu ex-marido e eu) que estamos certos do divórcio irmos ao cartório que casamos e separamos para dar entrada? Muito obrigada.,

  47. Estou mantendo um relacionamento com um italiano que esta se separando .. a mulher é brasileira estão entrando em um acordo pois possuem 2 filhos italianos e ela esta tentando trazê-los para o brasil com autorização do pai .. residem todos la na italia … minha pergunta é : Quanto tempo leva pra ele conseguir o divórcio ? Porque a separação já está sendo encaminhada com advogados de ambas as partes.

  48. oi td bem olha sou casada a 32 anos fui casada com regime de separação de corpos e bens nunca convivir com meu marido ele ja tem filhos com outra e eu tenho filhos com outro . quero saber quais são os meus direitos? quanto tempo leva uma separação deste tipo ? a onde dou entrada no divorcio obrigada .

  49. ola o meu nome e Raquel e sou portuguesa o meu namorado e casado há 1 ano mas vivemos juntos a 8 meses ele pediu o divorcio eles nao tem filhos ele nao ker nada do divorcio so se ker mesmo separar kuanto tempo demora este divorcio a sair???

  50. Olá! Gostaria de saber se duas pessoas sendos elas: uma brasileira e um portugues, os dois divorciados recentimente, podem se casar? Existe um prazo para um novo casamento tanto para a lei brasileira como para a lei portuguesa? Esse casal podem se casar mesmo recentimente divorciados os dois?

    Obrigada e aguardo Resposta

  51. Fiz a separação de corpos a 7 anos atrás, como devo proceder para entrar com o pedido de divórcio??
    Grata a atenção e aguardo respostas

  52. Boa noite sou casada a 14 anos e estou separada a 1 ano ,e quero meu divorcio pois pretendo casar de novo e morar em outro país,mais tenho filhos menores 6 e 12 anos,quanto tempo leva para sair o divorcio os dois concordando ,e se eu procurar a denfesoria publica fica de graça?pois tenho presa para o divorcio,por favor me retorne.
    Grata de sua atenção

  53. ola meu nome e rosimeiry sou casada com um italiano de 54 ano somos casados 2 anos e meio e vivemos na suica agora ele me insulta quer que saio de casa tenho 27 anos nao sei o qui fazer se eu saio perdo meus direitos por favor me responde

  54. tenho 27 anos,sou casada a 6 anos e tenho um filho de 5 !quero me separar pq não aguento mais viver com essa pessoa pq ele é um estupido e até me agrediu,mas eu não dei queixa!não tenho condições de pagar um advogado,por favor me ajude estou desesperada.e queria saber tambem qto tempo demora para sair o divorcio,eu ainda moro com essa pessoa,mas quase não nos falamos.

  55. Boa Tarde,
    Meu nome é Robert.

    Tenho um relacionamento de namoro há 15 anos. Não moramos juntos; não temos filhos; não temos bens comprados conjuntamente; não temos conta conjuntaetc… Quero me separar, mas isso não é aceito pela outra parte. Como devo proceder?

    Muito obrigado.
    Robert.

  56. A 12 anos estou separada eentrei com prosseso pois ele nunca pagou pensão na epocáa tinha 3 filhos de menores,hoje não trabalho e estou doente não me divorciei ainda e não me casei posso pedir que ele pague para mim ou para meus filhos o que nunca pagou?

  57. A 13 Meses estou separada e com processo na justica de familia e criminal pois ele havia me agredido e colocado para fora de casa, gostaria de saber se eu me prejudicaria se tivesse um relacionamento com outra pessoa.

  58. conheci uma pessoa que é separado mais ou menos 4 anos,mas por magua pra me machucar ele voltou pra sua ex-mulher,depois de um mes ele se arrepemdeu e vio que tava enganado,agora agente quer se casar,mas ele ñ quer assinar os documento da separaçao,tem algum caminho pra ta resolvendo isso sem esperar muito tempo?Que caminho temos que sequir?Nao pode ser anulado esse casamento uma vez que eles nao tem uma vida de homem e mulher dentro de casa?
    Ele é suiço,e quer vir pra cá até sair os documentos do divorcio,quanto tempo precisa pra sair os documentos do divorcio?

  59. Olá!! Boa noite. Meu nome é Mônica, estou separa a quase dois anos, tenho dois filhos menores 8 e 3 anos, tenho um novo companheiro, que no momento mora em São Paulo, e eu em Pernambuco, quero morar com ele em São Paulo, e levar meus dois filhos comigo. Meu ex-marido pode interferir nesta mudança? Obrigada

  60. Olá! Bom Dia. Meu nome é Sandra, tenho 54 anos, sou casada há
    29 anos, tenho um filho de
    20 anos, nao trabalho fora há mais de 20 anos e gostaria de saber
    quais são meus direitos e deveres no caso de uma separação.
    Atualmente, nossa situação financeira se encontra em crise. Não
    temos grandes bens materiais, temos o apartamento que moramos,
    um carro GOL 2003 muito bem conservado e meu marido é funcio-

    nário dos correios há mais de 30 anos e ganha razoavelmente bem. Temos muitas dívidas inclusive nosso condomínio, a faculdade
    do meu filho e outras menores. Enfim 60% do salário do meu marido está comprometido com dívidas. Gostaria de uma orientação
    e ajuda a respeito dos meus direitos no caso de uma separação.
    Obrigada. Aguardo retorno,

    Sandra

    • BOA NOITE!!
      GOSTARIA QUE DELETASSEM ESTA MENSAGEM
      POIS JA ESTÁ TUDO RESOLVIDO ENTRE MIM
      E MEU MARIDO E EU GOSTARIA QUE ESTA MENSAGEM
      FOSSE DELETADA DESTA PAGINA.
      OBRIGADA

  61. Eu sou a pessoa da MENSAGEM acima ( Sandra Lúcia ) e gostaria
    de DELETAR ESTA MESSAGE, pois eu não me concientizei da exposição
    que me coloquei. Este assunto so interessa a mim, meu marido e a
    quem eu peço ajuda, opinião ou orientação.
    Não estou criticando e nem culpando ninguém a culpa foi só minha
    pois podia ter sido mais atenta. Espero que esta MESSAGE seja
    DELETADA e SAIA do SISTEMA o MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
    Antecipo meus Agradecimentos,

    Sandra Lúcia de Deus Santos

  62. OLÁ GOSTARIA DE SABER SE UMA DAS PARTES NAO QUISER DIVORCIAR É POSSIVEL? OU SERÁ PRECISO FAZER NO LITIGIOSO MANDE RESPOSTA O MAIS RÁPIDO POSSIVEL.
    E QUE MEU NAMORADO FOI CASADO HÁ QUASE 6 ANOS E DESSE CASAMENTO TEVE UM FILHO QUE TEM HOJE 8 ANOS , ELE JA FALOU EM DIVORCIO , MAS ELA DIZ QUE NAO QUER ,HOJE O FILHO SE ENCONTRA COM ELE E ELA TAMBEM QUER FICAR COM O MENINO , VOCÊ PODERIA ME AJUDAR PODENDO DA UMAS DICAS COMO PODEMOS PROCEDER .
    AGRADEÇO ANTECIOSAMENTE PELA ATENÇÃO MUITO OBRIGADA!

  63. Olá, tenho 33 anos, e nos separamos de fato há 6 meses, mas ela se recusa a ir na justiça para oficializarmos, alegando que nw tem tempo que está trabalhando, etc. O que fazer? Quero muito a separação no papel, mas não gostaria de partir para o litigioso (se preciso for, eu faço isso). Existe alguma providência a ser tomada apenas por mim para conseguir a separação de forma rápida? Muito obrigado.

  64. olá,tenho 26 anos e me casei no dia 17/11/2008 tenho um filho de 1 ano,mais eu e minha esposa nao dá mais certo e queriamos nos separar,embora seja recente é isso mesmo que os dois querem,como faço?

  65. olá meu nome é crislayne, sou casada e quero me divorciar, em quanto tempo eu poderia assumir um outro relacionamento sem ser prejudicada pelo meu ex, ou pela ex do meu atual relacionamento? obrigada!!

  66. Fruto de uma união instável, minha irmã deu à luz a uma menina e hoje depois de uma briga judicial e comprovação da paternidade através do exame de DNA recebe uma pensão alimentícia para o sustento da mesma. No entanto, minha irmã acabou de descobrir que sua filha (hoje com 16 anos) está grávida de maneira inconseqüente, no qual lhe restou assumir a gestação da filha e posteriormente entrar na justiça também requerendo o reconhecimento paterno e recebimento dos direitos de cunho judicial.

    A pergunta em questão é a seguinte: O pai de a sua filha vindo ter conhecimento da gravidez da filha ainda menor de idade tem de direito entrar com pedido de suspensão de pagamento da pensão alimentícia?

  67. olá estou querendo me divorciar, mas gostaria de saber os meus direitos, a minha separação aconteceu por causa de traição, e temos13anos casado oficialmente e 4 não oficial, nesse tempo adquirimos bens materiais e 3 filhos sendo que dois são menores de 18anos, quais são os meus direitos e onde posso recorre-los, obrigado. Dulce

  68. Uma pessoa pode assinar seu nome de casada sendo Divorciada com averbação atras da certidão que volta a assinar seu nome de solteira. Essa pessoa tera alguma complicação por não mudar seu nome na identidade e assinar por ai o nome como de casada.
    Obrigada.

  69. A audiência da minha separação está marcada para esse ano, a minha dúvida é em relação aos bens, pois ele tem alguns negócios mas ñ tenho como comprovar, gostaria de saber se tenho parte nesses negócios mesmo ñ tendo como comprovar ,o casamento foi em regime de comunhão parcial de bens. Obrigada

  70. sou casada sob o regime de comunhão parcial de bens e estou grávida de gêmeos do meu marido, só que eu não suporto mais ele e quero me separar. Gostaria de saber quais os meus direitos?

  71. Ola, gostaria de saber quais são meus direitos e deveres? meu companheiro esta pedindo a separação nao somos legalmente casados, moramos a 9 anos juntos e temos um filho de 7 anos e estou gravida de 4 meses, trabalho, e ele tb. A casa que moramos e dele, compramos juntos grande parte dos moveis e temos duas motos e um carro. e se ele pedir guarada compartilhada dos nossos filhos é possivel e como funciona?

  72. Olá boa noite
    Tenho 31anos,casada à 12 anos e num processo bastante complicado no momento.
    Tendo sempre um casamento de dificel convivio ,maus tratos tanto verbais como fisicos,disse chega á 2 meses atrás,desde ai tudo se complicou ainda mais,pois o meu marido não se conforma com a nossa separação ,exercendo um desiquilibrio no nosso filho com 10anos.
    Pediu a guarda do menino,e ameaças constantes vi-me obrigada a sair de casa para ter um pouco de paz.Desde a um mes que vivo com o meu irmão…quero ir para minha casa e não sai…(estamos a pagar ao banco ainda),por vezes saio com amigos para jantar ameaça-me de ser prova para ficar sem o meu filho..
    Peço algum esclarecimento por vossa parte pois estou perdida
    Como poderei voltar a casa sem o ter lá?
    Poderei ficar sem o meu filho por sair (raramente)com amigos?
    Como me vejo livre de maus tratos verbais (via telem)?
    Portugal pais onde vivo
    Muito obrigado

  73. Boa tarde!!! Sou estudante de Direito e gostaria que me tirassem uma dúvida. No caso da separação judicial, em havendo uma sentença de separação e de repente uma das partes recorre da sentença, o estado civil das partes ainda é casado? A resposta sendo positiva, ambos ficam impedidos de adquirir imóvel até saia sentença em segunda instância? Grata,

  74. Ola, bom dia! sou casada à 3 anos com um portugue mais vivemos juntos à 7, gostaria de saber se tenho direito algum tipo de idenização ou penção sei la por tempo que fiquei com ele. porque sou empregada de limpeza, e ele me ajudava a apagar minhas despezas no brasil com meus filhos (a faculdade da minha filha) agora não quer mais ajudar. ainda estamos casados, so estou pensando em separação!! ou em divorço talvez!

  75. Me separei há cinco meses, dei entrada na separação documentada mas não foi homolagada. Sei que vai demorar mais de 1 ano para vir o divórcio. Gostaria de me casar novamente, somos religiosos por isso tem que ser de acordo com lei. Se eu me casar no exterior, seria ilegal perante a lei brasileira? Que danos poderia nos trazer?

  76. OLA, ME CHAMO DANIELE , E ESTOU COM ALGUMAS DUVIDAS, TENHO UMA IRMA QUE MORA NA SUIÇA, É CASADA COM UM SUÍÇO E TEM DOIS MENINOS, ELE JÁ FOI CASADO COM UMA BRASILEIRA, E SE SEPARARAM , MINHA IRMA JÁ FOI CASADA COM UM ALEMÃO E JÁ SE SEPARARAM TB, PORÉM ELA NÃO PODE VIR PARA O BRASIL, COM OS MENINOS , PQ NAO FOI HOMOLOGADO AQUI A SEPARAÇÃO DE NENHUM DOS DOIS, E NÃO SABEMOS COMO FAZER, POIS NÃO PODEMOS CONHECER OS MENINOS, TIVEMOS UMA TRAGEDIA NA FAMILIA E ELA NÃO PODE VIR , SO SE O ATUAL MARIDO VINHESSE TB, EXISTE AGUMA OUTRA ALTERNATIVA QUE SEJA LIBERADA A VIAGEM DELA PARA CA COM OS MENINOS E SEM O MARIDO ATUAL. FIQUEI SABENDO QUE A HOMOLOGAÇAO É MUITO CARA AQUI NO BRASIL, COMO PODEMOS AJUDAR.

  77. sou casada a 25 anos ja trabalhei como costureira hoje nao tenho mas condisoes tenho dois filhos maiores de idade meu marido e militar gostaia de saber quais sao os meus direitos onde devo recorrer tenho 45 anos muito grato meire

  78. MEU IRMÃO TEVE A SEPARAÇÃO JUDICIAL DECRETA HOJE DIA 11/03/2009.AGORA A QUANTO TEMPO SAI O DIVORCIO,POIS ELE TAMBÉM JA DEU A ENTRADA DO DIVORCIO JUNTO COM A SEPARAÇÃO

  79. Olá, o meu sogro é viúvo, há 11 meses ele arrumou uma companheira, porem, agora ele quer se separar dela, ele possui uma casa em São Paulo onde aluga e mora no interior de aluguel, possui duas rendas, uma pensão da falecida e outra da aposentadoria dele.
    Gostaria de saber como ele faz para tirar a companheira da casa onde mora, pois ela não quer sair(sendo que ele mora de aluguel) e diz que vai exigir os direitos dela. Gostaria de saber tambem se ela tem direito a alguma coisa, sendo que no período que ela esteve com ele (11 meses) não conquistaram nada, há não ser utensilios de pouco valor, e qual o procedimento para tirar ela da casa, se é que tem algum.
    Obrigado, fico no aguardo.

  80. Olá! Vivo (no Brasil) com um homem que é italiano e separado a +de 25 anos, mas não se divorciou. Ele alega que o divórcio é muito caro na Itália e não temos condição financeira no momento; em conseguência não podemos nos casar no civil aqui (Brasil) e ele não pode ficar no país definitivamente. Minhas dúvidas são:
    1) Ele pode gerar um processo de divórcio no Brasil (Tribunal Internacional)?
    2) Somente casado (com uma brasileira) ele pode viver aqui sem ser com visto de turista?
    Agradeço a oportunidade e aguardo anciosa uma resposta.

  81. gostaria de saber em quanto tempo pode ocorrer o divórcio, já que estamos separados de corpos a pelomenos (03) anos, e com a pensão da criaça discontadas dos meus vencimentos judicialmente, e tambem não temos bens a dividir.

  82. tenho 28 anos e vivo com um homem de 60anos a 10anos ,desse relacionamemto tivesmos um filho hoje esta com 4 anos,mas no papel ainda e casado e desse casamento possui um filho de 38 anos,gostaria de saber quais sao os meus direitos,e ela tem direito nos meus bens.obrigado pela atençao

  83. meu marido e separado a 15 anos , e ele pediu o divorcio ela nao quis , passou a ser o litigioso,quando separaram ela ficou com todos os bens ,ela vive muito bem sem precisar de nenhuma ajuda dele ,o filho que eles tiveram tem 38 anos. ela tem direito a penssao

  84. Gostaria de saber como proceder estou separada a seis meses.Queria dar entrada na separação.Não tenho bens e nem filhos.Não tenho condições de paga um advogado.Como devo fazer?

  85. Olá, bom dia, estou separada judicialmente há 7 meses, portanto gostaria de saber quando posso dar entrada no divorcio? Uma vez, que não temos filhos e os bens já foram partilhados. Demora para sair o divorcio?

    obrigado.

  86. tenho um ralacionamento com um norueguês e a separaçao dele acabou de sair no Brasil, mais ja na Noruega saiu o divorcio, ele tem 3 filhos, apenas um de menor ou seja 8 anos, estamos aguardando o divorcio dele sair aqui no Brasil para casarmos…depois de casarmos mesmo sem ter filhos, quais seriam meus direitos se algo acontecesse com o mesmo????????/em se tratando que o mesmo tem vários problemas de saude…obrigada e aguardo resposta Lúcia

  87. Gostaria de SABER O QUE DEVO FAZER,POIS SOU DISQUITADO HA 4 ANOS E ACAOA LETIGIOSA QUE TRANSFORMOU EM CONCENSUAL, AGORA QUERO O DIVORCIO ELA NAO QUER ASSINAR O DEVO FAZER E QUAL O TEMPO PARA SAIR O DIVORCIO ,POIS QUERO ME CASAR DE NOVO.

  88. Sou casada tenho uma filha, quero me divorciar, mas soube que não posso. Pois tenho uma filha com menos de 1 de idade e não faz um ano de casada. Quero saber se isso realmente podo ocorrer, ou posso me separar normalmente em um cartório.

  89. Sou casada, não tem mais de um ano, tenho um filho com menos de 1 ano de idade. quero saber se posso me divorciar mesmo com menos de um ano de casada, ou tenho que esperar completar um ano?

  90. Procurei o advogado da associação dos profesores da minha cidade para fazer minha separação. Após informá-lo que meu marido havia saído de casa sem ter nos preparado nem avisado que pretendia fazê-lo. Assim, sem me informar os prós e os contras, o advogado abriu um processo de separação litigiosa.
    Agora meu ex marido foi intimado e a audiência marcada. Tem como mudar esse regime de separação? O que devo fazer?
    Não concordo com algumas clásulas do processo.
    Att
    Marcia Coutinho

  91. gostaria de saber se tem como me separar, tenho um companheiro a 6 anos ele ja me agrediu ja fui a delegacia aexame de corpo de delito, mas acabei não indo a diante isso aconteceu em março de 2009, só que ele continua me ameaçando e me agredindo moralmente e não sai da minha casa, tenho um filho de um outro relacionamento de 10 anos que ve todas as baixarias, e ja não sei o que fazer.
    Sera que existe alguma forma legal para conseguir essa separção?por favor ja não aguento mais, me judem
    desde ja obrigado
    Raquel

  92. estou muito interesado em saber a resposta da amiga raquel soares. eu gosto de uma garota que não é casada no papel e ela passa pela mesma situaçao sua…ela tenta sair de casa e ja deu varios B.O. mas sempre é ameaçada por ele e agredida fisicamente pelo menos uma vez por semana. ainda não fui morar com ela com medo dela perder os direitos, pois ela não sendo casada no papel…possui dois filhos e tem automoveis em seu nome.

  93. Estou separado juridicamente a 6 mesestenho dois filhos minha ex è espanhola estivemos casados a 7 anos na suiça compremos uma casa donde ela esta vivendo quanto tempo tenho de esperar para o divorçio podera ela ficar com a casa os nossos vens da casa ainda nao forao divididos eu gostava de saber se ela me pode fazer alguma coisa mesmo que eu so assinei os papeis da separaçao agradeçias algumas informaçoes seriao de muinto jeito……manuel

  94. Gostaria de fazer uma pergunta estou casada a 9 meses com um homem de 37 anos que me prometeu um monte de coisas e que não cumpriu nenhuma delas eu não estou feliz e gostaria de me separar eu quero saber se tenho direito a pensão mesmo não tendo filhos eu sou apenas dona de casa e pretendo fazer faculdade tenho direito sim ou não.

  95. Estou para me divorciar. Temos uma casa em regime parcial de bens. Gostaria de vender a casa e meu marido não quer vende-la. Quais meus direitos neste caso? Temos um filho de 20 anos que vive conosco. Eu e meu marido estamos separados mas vivendo na mesma casa. Quero recomeçar minha vida e só poderei monetáriamente, vendendo o imóvel.
    Se possível, poderia me aconselhar?
    Grata.

    • Por acaso vc ja esta com outro homem? Acho que sei quem é voce. Alem do mais o homem tem varias namoradas, nao so voce. Inclusive aqui na facul namora uma aluna

  96. quero me separar pela nova lei, daqui +ou- dois meses completo um ano de rompimento de relaçao nada registrado somente comprovado por testemunhas ela ja esta de acordo,preciso saber que procedimento tomar, ja consultei 2 advogados mas achei muito carro a um jeito de ficar mais barato ou ate mesmo de graça, eu me enquadro no pefio da nova lei tenho todos os requisitos so o tempo de separados que ainda não completei toda a divisão ja esta feita tudo de acordo por ambas as partes, me ajude nesta minha duvida. obrigado

  97. OI SOU KELLY MECASEI EM 20-06-2008 E COM 03 MESES DECASADA EU E MEU EX SE SEPARAMOS DE CORPOS ELE FOI MARA COM A MAE DELE COMO FASO PARA ME SEPARA

  98. tenho 1 ano de casada pedi a separação,o juiz me falou que só posso casar depois de 1 ano porque? quero me casar novamente o que devo fazer?

  99. oi! gostei muito da iniciativa do blog, tem muitas informacoes esclarecedoras. Porém eu tenho uma duvida, fica claro para mim que em quanto nao estiver divorciado nao posso casar de novo. No meu caso tenho a separacao legal e isso já há mais de 6 anos (no Brasil), mas neste momento moro na Suecia com minha namorada e a nossa filha, minha pergunta é, uma vez que eu nao me encontro no Brasil, sou portador de visto permanente(RNE), e pretendo voltar ao Brasil a futuro, qual é a melhor forma de resolver meu divorcio sem precisar ir ao Brasil?

  100. meu atual namorado esta em processo de divorcio vai dar entrada ainda eu gostaria de saber qto tempo leva pra sair os papeis depois q entrar com o processo sendo q ambos concorda com a separação?
    lembrando que ele tem um filho menor de 2 aninhos

  101. sou portugues,estou a viver com uma brasileira,que esta separada a 19 anos sem documentos do divorcio no brasil,minha companheira tem abervaçao de divorcio,eu queria muito de saber quais os documentos de casar,por favor me digam com urgencia.muito grato pela atençao dada.

    • Sou separada judicialmente há menos de 1 ano, quando posso dar entrada no divórcio para me casar novamente?

  102. Boa tarde…

    Estou separada a 10 anos…moramos até em cidades diferentes…temos 02 filhos maiores de idade…ja vivo com outra pessoa a 03 anos. gostaria de da entrada no divorcio…mas não tenho intenção de ir ate a cidade dele…posso da entrada atraves do forum da cidade onde resido.Preciso me informar urgente…Obrigado….

  103. Quando o casal é separado e o titular morre,quem que continua a receber a aposentadoria a ex mulher ou os filhos do casal ?que no caso ja sao de maior.Obrigada

  104. como posso me separar,se de corpos ja estou a mais de 10 anos?e os bens como ficam,tenho uma companheira e ela o que tem direito? aguardo ansioso por resposta…

  105. uma duvida ,eu fiquei casado durante 3 meses ,pois ira completar um ano de separaçao , pois hoje em dia ela convive com um cara e esta gravida dele , sendo assim ela nao quer me facilitar no divorcio pois ela tambem abandonou o lar ,e nao esquenta a cabeça pra separaçao .o que fazer nesse caso?

  106. Sou brasileira, casada no Brasil na igreja e cartório, separei -me já há uns 9 anos,e não tratei do divorcio actualmente moro em portugal será que consigo separar-me através do nosso consulado do Brasil aqui em Lisboa? desculpe está a fazer esta pergunta, mas é que já estive no site do consulado e leio aquilo tudo e não entendo nada.
    Grata

  107. sou brasileira e namoro com um iataliano com a iade de 70 anos ele é separado judicialmente ha 28 anos este divorcio podera ser feito por são paulo e le continuaria com a penão

    • 4 tipos de separação
      Coração Vimos no Digesto Separação e Divórcio 1, a diferença entre separação e divórcio. Neste número, veremos quatro tipos de separação que podem ocorrer entre os cônjuges. Deve-se notar que há muito mais o que falar sobre cada tipo de separação, como requisitos legais, efeitos etc. O que temos aqui são noções bem gerais. São elas:

      1 – Separação de corpos: este tipo de separação é uma medida cautelar, ou seja, uma medida tomada em caráter urgente para a proteção da pessoa. Um exemplo comum é aquele em que um cônjuge vem agredindo o outro. Então o cônjuge agredido pede a um juiz, por meio de advogado, a separação de corpos. Se o juiz conceder esta separação, o agressor deve deixar o lar imediatamente. Mas a sua saída é temporária e, em geral, vem antes (ou mesmo durante) de uma ação de nulidade de casamento, de anulação de casamento, de separação judicial, de divórcio ou de dissolução de união estável. Enquanto isso, o casal poderá refletir sobre uma eventual separação definitiva.

      2 – Separação de fato: é aquela em que o casal passa a viver temporariamente ou definitivamente separado, mas sem que deixem de ser casados “no papel”. É bastante comum ouvirmos histórias em que um dos cônjuges simplesmente “foi embora” ou “deixou o lar”. Ou, simplesmente, o casal resolve não viver mais junto. Isto é a separação de fato.

      3 – Separação judicial: esta é a separação realizada perante um juiz. Existe a ação de separação judicial: através dela, a separação será pedida perante um juiz, por meio de advogado. Quando o processo de separação judicial termina mesmo em separação, esta deverá ser averbada na Certidão de Casamento do casal. Isto quer dizer: o casal se separou “no papel”.

      4 – Separação extrajudicial: é a separação feita em cartório, por escritura pública. Este tipo de separação só veio a ser permitida no Brasil a partir de 2007, pela Lei 11.441/07. Não é feita perante um juiz, mas é necessária a representação por um advogado.

  108. a minha esposa saiu de casa por um ano logo depois fui para EUA e fiquei por seis anos e juntei um bom dinheiro pois ja retornei ao brasil e depositei boa parte na conta de familiares e uma na minha conta, corro o risco do dinheiro depositado na conta da familia ser reclamado por ela ou o juiz autorizar eu retirar e dividir com ela, haja visto ate hoje ela nao retornou para casa e tenho um filho

  109. ola

    Boa tarde

    meu namorado estar em processo e divorcio em portugual , ele reside la e eu no brasil…eu queria saber se dps q sair o processo de separação dele, nos podemos nos casar ou se tem um prazo para tal fato..e tbm gostaria de saber se eu posso entrar em portugual e ficar la por 3 meses a turismo e dps q passar esse tempo eu volto p brasil mas dps de uns da posso retorna pra país novamente, ou se tem alguma lei q nao pode….obrigada…

  110. Sou separada ha 4 anos, meu ex marido mora em Sao Paulo, não sei onde , eu moro no Paraná, é possivel conseguir fazer a separação no papel, sem encontra-lo??? somente no cartorio??? Como faço para poder me separar oficialmente, porque estou para comprar uma casa e não quero apresentar a a certidão de casamento e sim a homologação de separação!!!!. MUito obrigada pela atenção…
    Mariza

  111. Olá!!!

    Estou casada a menos de um ano, 10 meses com um militar do exercíto, e ele saiu de casa em função de que incompatibilidade de genios. Gostaria de saber quais são os meus direitos? Já que larguei 40h de nomeação de um concurso e vendi o carro, mudei da minha cidade para longe acompanhar ele, e hoje trabalho temporariamente em duas escolas, mas vou querer voltar para minha cidade natal, e a mudança como fica, já que é muito caro e desejo voltar, porque não vou ficar sozinha a 1200km da minha família.

  112. sou casado com mulher Suiça, e por ela nao ter reda nem trabalho nao recebi o permiço, e retornei para o Brasil temos uma filha e faz um ano e 3 meses que sai da Suiça , o divorcio nosso sai sem um pedido de uma das parte automaticamente.

  113. Olá boa tarde!
    Olha meu namorado esta separado a 6 meses e agora esta dando entrada na separação gostaria de saber quanto tempo demora pra sair a separação judicial? se a ex não estiver de acordo com a separação isso influência para a prolongação do processo?
    gostaria de receber essa resposta em breve..
    Ficarei muito grata!

  114. Olá, meu nome é Kallyane
    Minha duviva é a mesma da Ana acima
    Meu namorado esta separado a 6 meses e ele deu entrada na separação a dois meses, gostaria de saber quanto tempo demora pra sair a separação judicial? se a ex não estiver de acordo com a separação isso influência para a prolongação do processo? E com a separação ele estará livre ou ainda terá que ter um divórcio? Queriamos resolver da forma mais rápida.
    gostaria de receber essa resposta em breve..

    Desde já agradeço. Beijo!

  115. Oi vivo com um portugues há 5anos e tenho uma filha 13meses com ele,quero me separar dele,sair da casa dele mas ele é mto violento e me ameaça tirar a filha se eu sair de casa por favor me ajude me diz o que devo fazer por estou desesperada e como vivo em portugal e é o pais dele não sei se a lei tá meu lado ou do dele?

  116. Olá… Meu cunhado casou-se no civil e no religioso. O casamento não deu certo ( traição ) e ele conseguiu a anulação religiosa. Hoje ele tem outra companheira e gostaria de casar-se novamente, porém, o divórcio ainda não saiu. Ele pode casar-se no religioso antes de sair o divórcio?

  117. olá o meu casamento neste momento nao esta a dar certo,porque eu kero vender a minha casa porque nao me sinto bem no sitio onde moro,mas o meu marido nao ker.como tenho k fazer para me separar,tou a precisar de um tempo sozinha com os meus filhos(tenho 2 um de 4 e um de 1)para pensar se vale a pena continuar com este casamento de 5anos. e tambem tenho medo de nao conseguir arrendar uma casa para nós.

  118. Tenho duvidas, dei entrada no cartorio do meu divorcio para a retirada da certidão definitiva, porém, na sentença diz que no caso da venda dos imovéis ficariam 50% para cada. Preciso vender um terreno, sei que ele tb quer, o que devo fazer? apenas ambos assinarem e dar a escritura p/o comprador ou terei que averbar cada imovel?
    Desde já agradeço muito por este espaço.
    Que Deus o abençoe!!!!!

  119. ola meu nome e franciene costaria q vc mim tirase uma duvida nao sou casada mas estou vivendo a 3ano s com uma pessoa pretendo mim separa q saber quais sao meus direitos perante alei ele disse q nao tenho direito algum tenho um filho com ele quais sao os procedimentos q devo tomar.porfavor mim ajuda

    • A uniao de vcs é como se fosse um casamento. Divide-se tudo. OBS: divide-se o que foi adquirido na constancia da uniao.

  120. Bom dia! preciso de sua ajuda.. me casei em 1977 e em 1992 meu marido foi embora e até hoje não sei o paradeiro dele e nem sei o nº RG e nem do CPF dele, consegui uma 2ª via da certidão de nascimento no cartório da cidade onde ele nasceu, posso dar entrada na separação no cartório? ou preciso de um advogado para dar entrada nos papeis? Quanto tempo demora pra sair a separação pois pretendo legalizar minha nova união me casando novamente, desde já agradeço e espero uma resposta o mais breve possivel

  121. oi! preciso da tua ajuda, meu marido fez separação já tem averbação, agora preciso encaminhar o divorcio quanto tempo leva para sair? no documento do divorcio aparece o acordo feito na separação? se ela não quiser assinar o divorcio o que podemos fazer?

    • O divorcio pode ser litigioso tbem. Ele tem todo o direito de contestar o divorcio (direito da empla defesa), porem, acho dificil vc nao obter exito.
      Quanto ao tempo ??? Ao futoro processual a deus pertence.
      OBS: nesta vida, só advogado tem prazo !!

  122. Olá, meu namorado quer comprar um ap junto comigo, só q ele é separado mas ainda não é divorciado, corro algum risco, o que pode acontecer? a ex terá direito no ap que nós comprarmos juntos?

    • Se estiver separado no papel (de direito), a ex nao terá direito algum. Com a separação, nao existe mais a sociedade o que nao comporta partilha.

  123. meu namorado quer comprar um ap junto comigo, só q ele é separado mas ainda não é divorciado, corro algum risco, o que pode acontecer? a ex terá direito no ap que nós comprarmos juntos?
    esqueci de falar eles são separados há mais de três anos.

  124. Gostaria de dar um basta nas a gresões físicas e verbais do meu esposo contra mim sem que precisasse a separação, pois o amo e sei que ele m ama, mas ele é muito nervoso e já viciou em me agredir, pois não teho coragem de prestar queixa, até mesmo por vergonha e pena dele. O que devo fazer? Me oriente.

  125. quero me divorciar fiqeui casada por 6 mese e nos separamos
    agora estou a 1 ano separada e quero dar entrada no divorcio
    o que é necessario para isso que documentação ? estou em outra cidade posso fazer aqui mesmo ?
    quanto tempo vai demorar para ficar tudo pronto ?

    • Bruno, como já se passram 01 ano da separação, procure um advogado para que o mesmo possa realizar o divorcio.
      Nao tem problema estar em Comarca diferente.
      Se possivel, procure sua ex-esposa e faça uma petiçao em comum. Desta forma, acredito que o divórcio logo se concretizará.

    • bruna, caso ele nao concorde, entre com o divorcio (com um adv) e veja se ele contesta ou nao.
      Sao poucas as hipoteses que o seu marido pode contestar o divorcio.

  126. sou casada com regime separação total de bens tenho 29 anos e ele 52 temos um filho de 6 anos e queria saber quais são meus direitos e do meu filho e caso de divorcio muito obrigado

  127. Me separei de fato a 1 ano. Em comum temos 01 apt, porem, comprei 50% (referente a parte dela do imovel). Temos contrato tudo perfeito.
    Acontece que 1 ano se passou e entou querendo vender o imovel. Na cidade em que moro, os preços dispararam e agora ela quer a diferença do imovel.
    Pergunta: Este contrato tem validade ? Mesmo sem a separação de direito.

  128. Bom dia
    Sou separada legalmente a quase 10 anos, e agora preciso do divorcio pra poder me casar novamente, quanto tempo ainda tenho que esperar pra ter meu divorcio???? Sabendo que apartir de agora julho de 2010 tem a nova lei do divorcio rapido??? Sera que ainda tenho que esperar meses????

  129. Eu estou lutando a dois anos para me separar,pos a dificuldade e muita., Como faço para obter o divorcio com a nova lei (Ambos queremos a separaçao)

  130. tenho 43 anos de casamento e um ano separãmos litigiósamente
    Tenho 61 anos ele nunca deichou eu traba lhar Agora recebo pensão dele Comofica na nova lei Tenho direito a pensão.

    Estou metratando de umcaçer demama por cinco anos Eu sou obrigada divorciar ou posso continuar só separada

  131. minha mae esta separada a 34 anos ,nao judicialmente,ele vive com outra mulher pelo mesmo periodo.ele pode fazer divorcio sem a presença ou sem que ela saiba?eles moram em estados diferentes.

  132. Gustavo,

    Tenho uma duvida,

    Transo com minha empregada domestica a 4 anos, pago seus honorários certos, ela não mora em minha casa,
    As vezes saímos para passear, brigamos e ela me disso que tem direito a metade dos meus bens, isto está certo,
    Será que vou ter que dividir com ela ou não !!!!

  133. Me separei (corpos) uns 06 meses. Ele nao quer me dar o divorcio, não temos filhos e não temos bens a ser partilhados. Como devo proceder para dar entrada no divórcio sem custos?

  134. Olá bom dia!
    Estou atualmente morando na Suecia.
    Ha 2 anos.
    Sou casada à 1 ano, recebi meu visto de permanencia este mes.
    Meu marido nao tem cumplido como o que havia me prometido.
    E com isto temos discórdia em todo momento.
    Conversei com ele sobre uma separacao de corpos,
    para vermos se realmente é da separacao que precisamos.
    Casamos no oficial.
    Ainda nao registrei meu casamento no Brasil.
    Quais sao os meus direitos caso venhamos à separar.
    Tenho 46 anos e nao trabalho.
    Eu teria que retornar ao Brasil?
    Corro este risco da imigracao me colocar de volta ao meu país de origem?
    Ou posso reiniciar minha vida aqui.
    Caso eu saio de casa tenho algum direito?
    Por farvor necesito de uma orientacao, nao temos filhos.
    Tenho piscologicamente me desgastado muito.
    anteciosamente já agradeco com alguma respostas.

    Cheguei ao meu limite …

  135. Boa noite! Gostaria, se possível de uma orientação. Estou separada, morando na casa de minha mãe faz mais de 2 anos, a minha separação ocorreu por motivo de traição, ele teve um relacionamento que ocasionou em um filho. Nossa convivencia ficou insuportavel, então, resolvi vir para a casa de minha mãe. Ele sempre me manda uma quantia em dinheiro, que nao dá para arcar com toda despeza dos meus filhos como: escola, plano de saude, etc. A casa que morávamos pertence no papel familia dele,mas foi completamente reformada por ele, hoje ele trabalha em outro estado, mas a casa continua sendo dele, pois ele vem para cá a cada 15 dias. Eu trabalho, e gostaria de saber se tenho direito a alguma coisa, ele diz q se eu for a justica vou rebceber muito menos do q ele me manda, e vivo em um conflito eterno. Por favor, me ajudem, diga-me a quem recorrer ja q na posso pagar um advogado.
    desde já, agradeço;

  136. ola bom dia, por favor me ajude fiquei junta com uma pessoa quase 10 anos dessa uniao restou um filho de 6 anos e estou gravida de 5 meses ,pago aluguel e trabalho so como diarista por dia 4 horas pois cuido do meu filho nao tenho carteira asinada quero saber o que tenho direito, ele ja e separado e ja paga pensao pra um filho de 17 anos pois se puder me aconselhar serei grata beijos claudete

  137. BOA NOITE,

    ME CHAMO KAROLINE,MORO NO PORTO, SOU CASADA A 10 MESES, JÁ MORAVAMOS JUNTOS A 2 ANOS, BEM O QUE EU GOSTARIA DE SABER É SE ME SEPARAR DELE EM OUTUBRO,QUANTO TEMPO DEPOIS POSSO VOLTAR A CASAR, EU SOU BRASILEIRA E ELE É PORTUGUÊS, MINHA RELAÇÃO COM “MEU EX MARIDO ACABOU DEPOIS QUE NOS CASAMOS” E AGORA TENHO MEDO DE ME SEPARAR E FICAR ILEGAL DE NOVO. EU POSSO VOLTAR A CASAR COM UM EUROPEU?

  138. Boa noite Fabio, eu estou casada aqui na suiça ha 2 anos fez em abril passado nao temos filhos e infelizmente paresse que chegou ao fim, meu marido ja falou que estar preocurando apartamento para separar, como fociona isso se separamos tenho que voltar imediatamente pro brasil? não tenho dinheiro e so um pouco trabalho em lipeza registrado em casa de familia mas nao é o bastante para me manter sozinha. quanto tempo leva um divorcio? e se ele pedir logo o divorcio durante o tempo dos procedimento eu posso ficar aqui? tenho o visto B, ele tem que me ajudar a pagar um apartamento? como fociona essa cituação? por favor mim ajude, obrigado

  139. Ola , me separei a tres anos teve uma audiencia com Juiz e tudo mas ninguem me informou onde pego o divorcio e se tem q ter uma nova audiencia com o Juiz , se tem q entrar com um novo processo de divorcio?

  140. Estou tentando me separar ha muito tempo,mas meu ex se encontra em portugal… Já passei uma procuração… só que não recebi nada. Ele não está colaborando. O que devo fazer para que isso aconteça o mais rapido possivel? Pois ha mais de nove anos não vivemos junto.

  141. oi gostaria de saber como faco pra mim separa do casamento do religioso.ja tenho quatro anos separada e hoje vivo com outra pessoa e quero mim casar no religioso pra poder batizar meu filho e afilhados…mim mande uma resposta urgente

  142. Sou csada há 42 anos , faz um ano e meio nós separamos litígiosamente . Recebo da firma que ele
    trabalha e também da aposentádoria dele Porque ele
    é também aposentado. Nunca trabalhei ,não tenho renda nenhuma , Recebo 30% do rendimentos dele.

    Se eu entrar com o divórcio perco á pensão ; E se ele casar ou morar com alguém depois de divorciado eu perco á pensão. Por favor ajude me

  143. ola sou a ana de nacionalidade brazileira e gostaria de saber se me posso casar tendo a separaçao judicial avebarda pelo juiz a 5 meses e separada de corpos a um ano e vivendo com outra pessoa de nacionalidade portuguesa peço que me responda obrigado

  144. sou largada a 6anos nao sou casada nem no civil e nem no religioso mais temos uma casa e temos 3 filhos de maior ele saiu por conta propria e agora depois deu ter gastado na casa ele se acha no direito de querer vender a casa gostaria de saber quais sao os meus direitos.nos moramos juntos a 24 anos

  145. Olá, boa tarde.

    Primeiro gostava de elogiar o s/ blog, além de estar bem feito acredito que tem ajudado a muita gente.

    A minha questão é a seguinte:

    Sou cidadã brasileira e vivo em Portugal, sou casada no Brasil com regime de comunhão de adquiridos e o meu casamento foi transcrito para Portugal no regime de separação de bens.

    Meu marido e eu temos um filho em comum.

    Caso nos separassemos qual regime e lei seria utilizado?

    Posso beneficiar-me de alguma forma dos nossos bens em comum por ser casada em regime de comunhão de adquiridos no Brasil?

    No caso de o direito do poder paternal ser dado a mim, posso levar o meu filho para o Brasil?

    desde já agradeço a atenção dispensada.

    Cumprimentos

  146. Boa Tarde!
    Acabei de pegar a separação em mãos e preciso entrar com o pedido de divorcio,o problema é que o meu ex-mulher está morando em outro Estado,como devo proceder nessa solicitação?
    Demora quanto tempo para que eu consiga o divorcio?

  147. moro e trabalho com um homem casado.moro com ele faz 20 ano ele tem uma pequena enpressa e assinou minha carteira faz 12 anos. ele tem dos filho de maior com aprimeira esposa com quen e casado na papel.tivemos uma filha mas morreu. estoquerendo saber se eu deixa ele se tenho direito alguama coisa.

  148. O meu namorado diz que está se separando da ex mulher, encontrei um papel que dizia sobre divorcio
    mais o mesmo me disse que o juiz não concedeu por ter muito pouco tempo de casado e ter um filho de um ano.. mais essa semana encontrei um papel que dizia averbação de divorcio.
    Gostaria de saber se por essas informações que passo alguém possa me informa se houve ou não a separação?? Obrigado

  149. dei entrada no meu divorcio no ano de 1995 tinha 1 filho menor na época só agora em setembro de 2010 saiu o divórcio gostaria de saber se ainda tenho direito a pensão

  150. ola’ , sou casada no brasil, atualmente moro na italia,quero me separar no brasil, posso dar entrada da separaçao no consolado brasilero em roma, sem voltar ao brasil? e posivel fazer isso? pode -me ajudar ? obrigada

  151. Olá!
    Eu tenho uma dúvida:
    perdi a minha identidade e logo quando fui pedir a segunda via, descobri que ainda sou casada!
    isso já fazem mais de 10 anos separada, mas na época o meu ex que tomou a iniciativa de tudo me disse que estávamos separados, mas eu como não entendia nada disso pensei que estava tudo bem ele me deu um papel que constava o nome de casada para o nome de solteira novamente.
    tentei no forum da cidade conseguir um advogado, mas me dissseram que para esse tal papel não nomeavam advogados que eu teria ir num particular achei um absurdo, bem procurei um advoado e dei entrada, isso já fazem mais de dois anos e nada sempre que converso com o advogado ele me fala que estão nos momentos finais e espero até agora, esse advogado está me enrolando e até agora não consegui tirar a segunda via da minha identidade, por favor, pode me orientar?
    Muito Obrigada
    Cintia

    • moro na espanha e tenho uma filha de 1 ano vou me separar,meu marido é autonomo.quanto devo ganhar de pensao alimenticia??????

  152. EU QUEROME DIVORCIAR DO MEU MARIDO MAS ELE DIZ QUE NAO VAI ASSINAR. COMO PODEREI PROCEDER NESSE CASO. EU NAO SUPORTO MAIS VIVER COM ELE POR MUITOS DESENTENDIMENTOS E AGRESSOES (FISCAS E VERBAIS) DE AMBAS AS PARTES.
    TENHOS DOIS FILHOS QUE PRESENCIAM ESSAS COISAS E NÃO QUERO QUE CRESÇAM NESSA VIDA.
    ME AJUDEM POR FAVOR

  153. o meu ex marido deu a entrada de divorcio n temos filhosa e nem bens após a separação, quando poderei me casar de novo ficamos apenas 1 ano csados e temos 6 meses que estamos separados.

  154. Eu me separei em 2008, mais nao foi convertido em divorcio, e nos reconciliamos, neste caso é necessario um novo casamento?

  155. Ola.
    Gostaria de te dar os parabens pelo o blog, tem muitas questoes que com certeza vem ajudando muito gente.
    Gostaria de saber quanto tempo leva para que o divorcio seja concluido na Noruega? Depois de ja ter cumprido o 1 ano de separacao. Obrigada.
    Abraco 🙂

  156. sou separada legalmente a 9 anos e quero me divorciar, porém temos um filho, mesmo assim posso fazer o divorcio direto no cartorio

  157. Bom dia !sofri danos rejeições,ameaças perseguições e privação de minha madastra,deixei de ter direitos de visita ao meu pai por causa dela não pude frequentar a casa de meu pai por 10 anos e tive consequencias em vida por causa disto,adoeci em depressões,agora ela esta se separando do meu pai tem uma filha com ele de dez anos,e esta tendo todos os direitos do mundo a favor dela.poderia eu como filha interferir nesta separação,contando o que ela fez durante 10 anos a mim?Como que uma pessoa que tirou todos os direitos de alguém,tem todos os direitos só para ela,estou falando dos direitos dela e não o da filha,ela não era casada no papel com o meu pai morou dez anos com ele.A lei não é a mesma para todos?Tenho prova e testemunha disto.Muito obrigada pela sua atenção.

  158. meu companheiro ainda se encontra casado, mas quer divorcio. Éle e a sua ex mulher sao de cabo verde , casaram na sua terra natal mas encontram-se agora ambos em portugal. gostaria que me informasse da forma mais simples de obter o divorcio. Têm 2 filhos em comum menores. Estao casados com comunhao de adquiridos. Não ha bens comuns. Acordaram ficar em dividir a guarda dos menores, O pai fica com o mais velho e a mae com o mais pequeno. gostaria de saber tambem quais os deveres e direitos do pai. Obrigada

  159. meu companheiro ainda se encontra casado, mas quer divorcio. Éle e a sua ex mulher sao de cabo verde , casaram na sua terra natal mas encontram-se agora ambos em portugal. gostaria que me informasse da forma mais simples de obter o divorcio. Têm 2 filhos em comum menores. Estao casados com comunhao de adquiridos. Não ha bens comuns. Acordaram ficar em dividir a guarda dos menores, O pai fica com o mais velho e a mae com o mais pequeno. gostaria de saber tambem quais os deveres e direitos do pai. Obrigada.

  160. Estou separado judicialmente a 27 anos quero me divorciar so sei que minha ex mora nos EUA como proceder., pq alguns advogados falam que tenho que saber o endereço dela.,,, grato

  161. Ola…. o meu maido e divorciado e eu queria saber se ele pod estar anulando o divorcio e assim passando dde divorciado a solteiro novamente para que possaamos a nos casar na igraja e civil como manda o figurino…
    Aguardo respostas

  162. Olá, eu estava separado judicialmente desde 2006; quando comecei a preparar os papeis para o divorcio, minha ex veio a falecer. O que preciso fazer nesse caso para casar novamente?
    Att.
    Joel

  163. meu caso é diferente de muitos . e o seguinte estou com meu marido há 3 anos , no começo foi mil maravilhas , Bom em fim tivermos alguns desentendimento , que dai até agora nós só brigamos as veses te bom relacionamento, tipo assim Ele foi o primeiro Homen da minha vida e ate hoje sempre fui fiel a ele .sempre fui uma boa esposa ,meu defeito e que amo ele d+ entao sou muito iguinorante nao aguento ver as coisas e ficar na minha, por tanto eu amo ele d+, mas só Que ele Q nao quer mais nada comigo nao vou ficar enssistido nada. sinto falta de amor de carinho nunca mais tive isso. mas DEUS sabe se for pra ser vai ser se nao

    • Tenha cuidado aqui ninguém pode ajudá-lo aqui, ou mesmo sugerir COMO VOCÊ PODE TER SEU EX ou o amor de volta, de mais testemunhas feitiço caster aqui deve ser IGNORE.Because a maioria deles são SCAM SCAM, quero dizer farsa real. Eu era uma vítima e eu tenho rasgado de milhares de dólares porque eu estava tão ansioso para começar minha esposa de volta depois que ela me deixou por mais de 2 anos com o nosso filho me candidatei a sete spellcaster diferente aqui e tudo em vão todos eles se SAME SEND COISA SEU NOME SEU EX ENDEREÇO ​​nome e imagem NÚMERO DE TELEFONE ETC o que eu fiz uma e outra vez ea maioria deles eram ÁFRICA OCIDENTAL até que eu vi um post sobre um homem chamado Dr. SOLO WISE e eu decidi dar-lhe o meu último trial.He perguntar coisas 4 , meu nome real, meu ex e o nome da minha mãe Ex E US $ 180 e ele me disse que o meu ex vai voltar em 24 horas.

        Tenho pago mais de US $ 3.000 em feitiços e Courier e nada tem trabalhado com outros rodízios mágica, mas eu decidi dar a este homem o meu último julgamento. Eu liguei para ele enviados, meu nome real, meu ex nome eo nome da minha sogra e $ 180 eu juro que foi a minha última tentativa. Eu não consegui dormir naquela noite porque eu realmente amo minha esposa e quero ela de volta. Às 21:00 Naquele dia eu vi minha esposa online no Facebook, em seguida, ela disse HI primeiro, eu estava supprised porque ela nunca falar comigo por um ano passado e 9 meses. Eu não respondi imediatamente e ela continuou a escrever até que eu me respondeu então que fixa uma data para atender e agora estamos juntos novamente, mesmo vivendo feliz mais do que nós usamos para. i chamado este grande homem para lhe contar a boa notícia e eu prometi para compartilhar o meu testemunho para o mundo sobre este homem. Se você desejar mesma ajuda que você pode entrar em contato com DR SOLO WISE em seu e-mail: drsolowisetemple@gmail.com

  164. meu caso e nao aguento mais meu marido sempre me traindo e muitas mentiras temos tres padarias duas casas um carro e duas motos e dois filhos um casal ea mais nova esta com 3 me nao poso trabalhar e nao trabalho so no lar agora queria muito me separar deste canalha mais nao sei o que fazer?por favor me agude !!!!!!!!

    • Tenha cuidado aqui ninguém pode ajudá-lo aqui, ou mesmo sugerir COMO VOCÊ PODE TER SEU EX ou o amor de volta, de mais testemunhas feitiço caster aqui deve ser IGNORE.Because a maioria deles são SCAM SCAM, quero dizer farsa real. Eu era uma vítima e eu tenho rasgado de milhares de dólares porque eu estava tão ansioso para começar minha esposa de volta depois que ela me deixou por mais de 2 anos com o nosso filho me candidatei a sete spellcaster diferente aqui e tudo em vão todos eles se SAME SEND COISA SEU NOME SEU EX ENDEREÇO ​​nome e imagem NÚMERO DE TELEFONE ETC o que eu fiz uma e outra vez ea maioria deles eram ÁFRICA OCIDENTAL até que eu vi um post sobre um homem chamado Dr. SOLO WISE e eu decidi dar-lhe o meu último trial.He perguntar coisas 4 , meu nome real, meu ex e o nome da minha mãe Ex E US $ 180 e ele me disse que o meu ex vai voltar em 24 horas.

        Tenho pago mais de US $ 3.000 em feitiços e Courier e nada tem trabalhado com outros rodízios mágica, mas eu decidi dar a este homem o meu último julgamento. Eu liguei para ele enviados, meu nome real, meu ex nome eo nome da minha sogra e $ 180 eu juro que foi a minha última tentativa. Eu não consegui dormir naquela noite porque eu realmente amo minha esposa e quero ela de volta. Às 21:00 Naquele dia eu vi minha esposa online no Facebook, em seguida, ela disse HI primeiro, eu estava supprised porque ela nunca falar comigo por um ano passado e 9 meses. Eu não respondi imediatamente e ela continuou a escrever até que eu me respondeu então que fixa uma data para atender e agora estamos juntos novamente, mesmo vivendo feliz mais do que nós usamos para. i chamado este grande homem para lhe contar a boa notícia e eu prometi para compartilhar o meu testemunho para o mundo sobre este homem. Se você desejar mesma ajuda que você pode entrar em contato com DR SOLO WISE em seu e-mail: drsolowisetemple@gmail.com

  165. Ola depois da homologação de divorcio, separação de bens., pode voltar a traz e querer a parte da cada de deixou para os filhos. Fizemos a separação e a casa ficou para os nossos filhos com uso e desfruto meu(mãe) agora ele diz que se arrependeu , nem a pensão para direto ???

  166. Tenha cuidado aqui ninguém pode ajudá-lo aqui, ou mesmo sugerir COMO VOCÊ PODE TER SEU EX ou o amor de volta, de mais testemunhas feitiço caster aqui deve ser IGNORE.Because a maioria deles são SCAM SCAM, quero dizer farsa real. Eu era uma vítima e eu tenho rasgado de milhares de dólares porque eu estava tão ansioso para começar minha esposa de volta depois que ela me deixou por mais de 2 anos com o nosso filho me candidatei a sete spellcaster diferente aqui e tudo em vão todos eles se SAME SEND COISA SEU NOME SEU EX ENDEREÇO ​​nome e imagem NÚMERO DE TELEFONE ETC o que eu fiz uma e outra vez ea maioria deles eram ÁFRICA OCIDENTAL até que eu vi um post sobre um homem chamado Dr. SOLO WISE e eu decidi dar-lhe o meu último trial.He perguntar coisas 4 , meu nome real, meu ex e o nome da minha mãe Ex E US $ 180 e ele me disse que o meu ex vai voltar em 24 horas.

      Tenho pago mais de US $ 3.000 em feitiços e Courier e nada tem trabalhado com outros rodízios mágica, mas eu decidi dar a este homem o meu último julgamento. Eu liguei para ele enviados, meu nome real, meu ex nome eo nome da minha sogra e $ 180 eu juro que foi a minha última tentativa. Eu não consegui dormir naquela noite porque eu realmente amo minha esposa e quero ela de volta. Às 21:00 Naquele dia eu vi minha esposa online no Facebook, em seguida, ela disse HI primeiro, eu estava supprised porque ela nunca falar comigo por um ano passado e 9 meses. Eu não respondi imediatamente e ela continuou a escrever até que eu me respondeu então que fixa uma data para atender e agora estamos juntos novamente, mesmo vivendo feliz mais do que nós usamos para. i chamado este grande homem para lhe contar a boa notícia e eu prometi para compartilhar o meu testemunho para o mundo sobre este homem. Se você desejar mesma ajuda que você pode entrar em contato com DR SOLO WISE em seu e-mail: drsolowisetemple@gmail.com

  167. Meu nome é JOYCE.I gostam de compartilhar meu testemunho a todas as pessoas no fórum porque eu nunca pensei que eu vou ter o meu namorado de volta e ele significa muito para me..The menino Eu quero ficar casar-me deixou 4 semanas para o nosso casamento para outra senhora .., quando liguei para ele que ele nunca pegou minhas chamadas, ele me excluído no seu Facebook e ele mudou seu status no Facebook de casada com Único, quando eu fui para o seu lugar de trabalho que ele disse a seu chefe que ele nunca quero ver me.I perdi meu emprego, como resultado desta cos eu não posso me meter mais, minha vida estava de cabeça para baixo e tudo não passou suave com o meu life.i tentei tudo que eu poderia fazer para tê-lo de volta para todos não fez trabalhar fora até que eu conheci um homem Quando eu viajo para a África para executar alguns negócios têm vindo a desenvolver alguns anos back.I disse-lhe o meu problema e todos passaram por na obtenção de volta e como eu perdi meu emprego, ele me disse que ele vai ajuda me, eu não acredito que, no primeiro place.but ele jurou que vai me ajudar e ele me disse que a razão pela qual meu namorado me deixou e disse-me também alguns secrets.i escondida ficou espantado quando ouvi isso dele, ele disse que vai lançar um feitiço para mim e eu vou ver os resultados no próximo par de dias, então eu viajar de volta para US o dia seguinte e eu liguei para ele quando eu cheguei em casa e disse que ele está ocupado lançando esses feitiços e ele tem comprou todos os materiais necessários para as magias, disse am vai ver resultados positivos nos próximos 2 dias que é quinta-feira … Meu namorado me chamado exatamente 12:35 na quinta-feira e se desculpa por tudo o que ele tinha feito ..ele disse, ele nunca soube o que ele está fazendo e seu comportamento súbita não foi intencional e prometeu não fazer isso again.it era como estou sonhando quando eu ouvi isso dele e quando terminou a chamada, eu liguei para o homem e disse-lhe o meu namorado chamado e Dr. Okojie disse que eu não vi nada ainda … ele disse que eu também vou buscar o meu emprego de volta em 3 dias time..and quando o seu domingo, eles me ligaram no meu local de trabalho para retomar escritório segunda-feira e obter mais promoção de meu escritório. por favor, se alguém precisar de tal ajuda deve entrar em contato urgente esse homem, porque esta é a única maneira que eu posso pagar-lhe e ajudar o meu companheiro fórum também. este é o e-mail, drokojiehealinghome@gmail.com,

Comments are closed.