Dirk Helbing e o “acelerador do conhecimento” – parte 1

1
💡

Luciana Coelho levou ao caderno “ciência”, da versão impressa da Folha de S. Paulo de hoje (p. A18) matéria sobre uma ideia do físico suíço Dirk Helbing. O texto de Luciana Coelho começa assim:

“Era outubro de 2008 e se prenunciava o cataclismo econômico global. Sentado em um fórum de ciência e política pública, o físico suiço Dirk Helbing teve uma epifania: por que não criar um supercomputador que, unindo áreas distintas do conhecimento, pudesse prever hecatombes desse tipo?”

Para realizar a sua ideia, segundo a matéria, Helbing (que é professor do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique – ETH Zürich) quer o financiamento de 1 bilhão de euros da União Europeia.

Há algumas semanas, Peter Farquhar escreveu sobre o assunto para o News.com.au e pelo seu texto verificamos que o nome da ideia de Helbing seria “Living Earth Simulator” (algo como “simulador da vida na Terra” ou “simulador da Terra vivente”), e o termo criado por Helbing para se referir ao simulador que imaginou seria “knowledge acceleretor” (ou “acelerador do conhecimento”).

O ponto que destaco sobre este assunto é uma informação de certa forma comum nas duas notícias: o fato de que o supercomputador idealizado por Helbing utilizaria a máximo possível de dados (segundo Luciana Coelho, até mesmo de redes sociais). Que questões já é possível vislumbrar a esse respeito?

Felizmente, o texto em que Helbing apresenta sua ideia está disponível on-line (conforme link presente no mencionado texto de Peter Farquhar).

Volto a comentar sobre o assunto após ler mencionado texto de Helbing.

1 comentário

  1. À TÍTULO DE COLABORAÇÃO, PODERIA E DESEJARIA OFERECER SUGESTÕES IMPORTANTES PARA O ESCOPO E O DESENVOLVIMENTO DESSE TRABALHO DO DR. DIRK HELBING. DESDE 2008, ATRAVÉS DO PORTAL MHÁRIO LINCOLN DO BRASI (WWW.MHARIOLINCOLN.JOR.BR), VENHO ABORDANDO E PROPONDO SOLUÇÕES PARA ESSA IMPORTANTE QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE DA TERRA. EM SENDO ESTE ESPAÇO, QUE ORA ME ESTA SENDO OFERECIDO, DIMINUTO, PROPONHO QUE ME POSSA SER OFERECIDO E DESIGNADO, UM NOVO ENDEREÇO PARA CONTATO E PEQUENAS EXPOSIÇÕES.

    APROVEITO ESTA OPORTUNIDADE PARA TAMBÉM PODER RENDER MINHA HOMENAGEM AO DR. HELBING, COMO PESSOA SÁBIA QUE É, POR SE PROPOR EM FAZER EXISTIR, COISAS QUE AINDA NÃO EXISTEM.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here