11 Comentários

  1. Rica

    Muito boa sua matéria. Realmente o SMD é uma grande saída para a música. Pelo que sei, o formato físico SMD nào pode ser copiado só a fábrica produz e a o SMD-R (SMD virgem) que é a matéria prima do pirata não existe, ou seja o Ralf nào libera a fabricação do SMD-R. Sabemos que a matéria prima da pirataria do CD é o CD-R que anda as soltas pelas ruas. Agora eu penso que tudo que o pirata quer é que o preço do CD abaixe pois assim ninguem vai mais saber o que é CD original e CD pirata pois os dois tem o mesmo formato. O pirata vai adorar esta confusào. Já o formato fisico do SMD ninguem copia. Acorda Brasil……

    GD Star Rating
    loading...
    Responder

    1. Olá, Rica!

      Obrigado pela visita e pelo comentário! Realmente, muito bem pensada essa outra questão que você mencionou sobre abaixar o preço dos CDs. Ou seja, haveria a possibilidade de aumentar ainda mais a pirataria, cujo combate foi justamente o fundamento da própria PEC 98/2007.

      Abraços!

      GD Star Rating
      loading...
      Responder
  2. Julio

    Bom dia, eu estava lendo a matéria e os comentários e me lembrei de um episodio que deu até policia. O cantor Amado Batista tentou vender seus CDs pelo preço de R$ 10,00 dez reais, o fã foi até a loja e comprou 4 CDs e foi no show do Amado Batista.Como era uma pessoa influente na cidade conseguiu entrar no camarim do Amado Batista e levou os 4 CDs para autografar na hora o cantor percebeu que 2CD era original e 2CD era pirata. Um absurdo pirataria na loja de CD nào era nem em banca que a gente ve na rua. Ai eu fiquei pensando que esta fà conseguiu chegar no camarim e só o cantor percebeu que era pirata. Quantos fàs do cantor comprou e nào chegou ao camarim e tá com CD pirata achando que é original. Eu li no Portal SMD que para combater a pirataria o inventor teve que criar outro formato. Isso a comissào do Pec tem que saber, alguem teria que levar mesmo esta questào até eles.

    GD Star Rating
    loading...
    Responder

    1. Olá, Julio!

      Obrigado pela visita e pelo comentário. Seu comentário reforça aquela questão de que a redução nos preços das gravações pode originar uma confusão entre produtos originais e piratas. Quer dizer, talvez a PEC 98/2007, se aprovada, pode acabar contribuindo ainda mais com a pirataria.

      GD Star Rating
      loading...
      Responder


  3. Silmara

    Se o embasamento do PEC 98/2007 for o combate a pirataria na minha opinião, se aprovada ela contribuirá ainda mais para a pirataria pois com o CD-R mais barato fica mais fácil a confecção dos produtos ilegais e a lei do direito autoral é ainda mais violada. Discordo com a opinião do Dr. Claudio que de qualquer forma a aprovação da PEC 98/2007 esteja contribuindo para a dissiminação da cultura, pois mesmo que de uma maneira ilegal o pirata já faz isso. O que vai acontecer com a aprovação da PEC é maior violação dos direitos autorais dos artistas que é hoje o maior prejudicado com a pirataria.

    GD Star Rating
    loading...
    Responder
  4. claudiocolnago

    Oi Silmara, tudo bom?

    Gostaria de lembrar que a PEC não busca baratear o preço do CD-R, que é somente um invólucro no qual está a produção intelectual. O preço dos CD-R’s virgens continuaria da mesma forma. Somente o ato da venda do fonograma ou do videofonograma (seja através de CD-R’s, SMD ou mesmo pela Internet – mp3, wma, etc.) é que seria imune.

    Veja maiores comentários aqui: http://dandrea.wordpress.com/2009/10/26/a-pec-da-musica-pode-causar-mais-pirataria/#more-1053

    Abraço!

    Cláudio Colnago
    http://www.colnago.adv.br

    GD Star Rating
    loading...
    Responder


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *