Em São Paulo: Exame de Ordem 134 é suspenso por suspeita de fraude

4
💡

MãoO Exame de Ordem número 134, que seria realizado amanhã (9/12) pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de São Paulo (OAB/SP) foi suspenso, por suspeita de fraude. É o que está sendo noticiado nos principais veículos de comunicação (ler aqui, a nota oficial da OAB/SP sobre o assunto).

Diz a notícia intitulada “Suspeita de fraude leva OAB-SP a suspender exame“, da Folha Online:

“Informações preliminares dão conta que um cursinho de direito teve acesso ao conteúdo da prova objetiva que seria aplicada no domingo. A informação foi repassada ao presidente da seção paulista da entidade, Luiz Flávio Borges D’Urso, que determinou a suspensão do concurso. O nome do cursinho não foi revelado.”

Na página de notícias do Terra há a notícia “OAB cancela exame em SP por suspeita de fraude“, dizendo:

“Mais de 24,8 mil bacharéis de Direito estão inscritos para realizar a prova.”

No Consultor Jurídico está a notícia “Conteúdo revelado – OAB-SP suspende Exame de Ordem por suspeita de fraude“, onde se pode ler o seguinte trecho:

“O presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, já pediu a instauração de inquérito para apurar o vazamento ao procurador-geral de Justiça de São Paulo, Rodrigo Pinho. No domingo pela manhã a diretoria da entidade se reunirá para discutir as outras providências a serem tomadas e divulgar mais informações aos bacharéis.”

FRAUDES EM CONCURSOS
A notícia veiculada pelo Terra e a veiculada pelo Consultor Jurídico (acima mencionadas) já noticiam uma outra suspeita de fraude, que culminou na suspensão do concurso da Polícia Rodoviária Federal (para contratação de agentes) que estava previsto para este final de semana.

Outros exemplos de supeitas de fraudes podem ser mencionadas, a título de exemplo, conforme notícias deste ano. Quanto a exames de ordem, a imprensa já noticiou sobre suspeitas de fraudes em outras ocasiões, como nos casos recentes do Distrito Federal (ver aqui) e de Minas Gerais (ver aqui). A própria OAB já apontou para indícios de fraude em um concurso da magistratura do Rio de Janeiro (ver aqui).

O que estaria acontecendo com o cenário dos concursos públicos em áreas jurídicas e exames de ordem, no Brasil? Temos visto diversas notícias sobre fraudes em vários concursos e exames. Este tipo de notícia já é, em si, de extrema gravidade, trazendo vários tipos de preocupações. O que já é grave fica ainda pior quando começa a se repetir.

PERGUNTA AO LEITOR DO “FORENSE CONTEMPORÂNEO”
Você leitor, qual a sua opinião sobre as suspeitas de fraudes relativas a concursos jurídicos, que têm sido noticiadas pela imprensa?

4 COMMENTS

  1. Sinto vergonha de tanta falta de vergonha.
    Até quando os brasileiros vão continuar nessa do “vale tudo”, mesmo que não haja nenhum caráter ou mérito?!
    Será que os ensinamentos de casa, dos pais ou avós acabaram???
    Clarice.

Comments are closed.