Estudante de direito: segredos para ser um vencedor

3
💡

estudante de direitoVocê está cursando uma faculdade de direito e quer ser bem sucedido? Neste texto, vou começar a mostrar os fundamentos sobre como ser um estudante de direito vencedor.

Quase 5 anos depois da publicação do post “O segredo mais secreto dos estudantes de Direito”, revisitarei este tema, com 5 princípios que você deve lembrar todos os dias para manter-se forte e motivado durante todo o curso de graduação.

Atualização (6/12/2012): publiquei um post com mais dois dos cinco princípios. Acesse: “Estudante de direito: mais segredos para ser um vencedor“.

Neste post, apresentarei os primeiros 2 princípios. Depois, mais adiante no tempo, publicarei os outros três princípios. E, além disso, estou preparando um vídeo com 10 dicas para ajudar o estudante de direito na faculdade.

Princípio 1 – Use a Chave de Ouro do Estudante de Direito

A chave de ouro do estudante de direito é uma só: o estudo. Quem leu “O segredo mais secreto dos estudantes de Direito”, sabe que o texto todo é dedicado ao tema “estudo”. Sabia que você possui essa chave e que ninguém pode tirá-la de você? Pense nisso por um momento.

Se você se depara com uma porta fechada e trancada, mas ao mesmo tempo possui a chave, bastaria destrancar a porta para abri-la, não é verdade? Com o estudo do direito é a mesma coisa. Você tem a chave e ela é uma chave-mestra!

Imagine o seguinte: alguém garante a você que, atrás de uma determinada porta, há um tesouro fascinante e que será todo seu, desde que você use uma chave que está em seu poder, destranque a porta e passe por ela. O que você faria? A maioria das pessoas, certamente, abriria a porta – e seriam muito felizes, tenho certeza.

Com a sua chave-mestra de ouro acontece o mesmo. E eu estou convicto e seguro de que você terá acesso a um tesouro muito mais do que fascinante, se você usar a sua chave!

Princípio 2 – Saiba como se relacionar com as pessoas

Uma pessoa sozinha não faz nada na vida, ou quase nada. Precisamos sempre de outras pessoas para nos acompanhar na jornada da vida, que não é fácil para ninguém. Por isso, é fundamental que façamos de tudo para aprender e aprimorar nossas competências a respeito de como lidar com as pessoas. E os ganhos são, realmente, imensos.

Cada pessoa tem sua própria e única experiência de vida. Por isso, cada pessoa pode aprender muito com as demais pessoas ao seu redor, e também pode ensiná-las com a sua própria experiência. Cada pessoa é, ao mesmo tempo, aprendiz e professor.

No direito, aprendemos sobre a lide. A lide é, basicamente, um lado CONTRA outro. Cada lado defendendo sua posição e procurando destruir a posição oposta ou diferente. Porém, não nos deixemos influenciar por isso em nossas vidas! A lide tem um propósito e é colocada em lugar apropriado, especialmente na prática de defesa judicial de direitos. Fora disso, o jurista não precisa – e nem deveria – ser “litigioso”. Em outras palavras, o estudante de direito deve tomar o cuidado de não “incorporar” uma postura hostil como se fosse sua obrigação enquanto futuro profissional do direito.

Desenvolva suas habilidades em se relacionar bem com as pessoas. E comece a fazer isso agora, imediatamente! Isto proporcionará uma trajetória muito mais agradável na faculdade de direito, mais conhecimento, amizade e maiores perspectivas de um futuro promissor.

Livros que vão ajudar você

Recomendo dois livros que ajudarão você tanto na tarefa de viver a faculdade de direito, quanto na tarefa de relacionar-se bem com as pessoas. Não são livros relacionados especificamente ao direito, mas você verá o quanto serão úteis na sua vida. Ambos os livros foram escritos por Dale Carnegie.

Clique nos títulos dos livros para comprar na Livraria Cultura (verifique a disponibilidade):
“Como fazer amigos e influenciar pessoas” (Dale Carnegie)
“Como evitar preocupações e começar a viver” (Dale Carnegie)

3 Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here