Experimento: anotações jurídicas em áudio usando o SoundCloud

4
GD Star Rating
loading...

forensecontemporaneoaudio1Há algum tempo venho pensando na melhor forma de transmitir anotações e opiniões jurídicas em áudio, para complementar as diversas formas de comunicação sobre assuntos relacionados ao direito, todas elas escritas. Um post recente do blog oficial do WordPress informou que agora os blogs hospedados no domínio WordPress.com podem incluir em seus posts um player com arquivo de áudio armazenado no site SoundCloud (que significa, em inglês, algo como “Nuvem de Som”).

Foi somente a partir do mencionado post que tomei conhecimento do SoundCloud. Visitei o site e percebi algumas funcionalidades interessantes, como a facilidade de fazer o upload de arquivos de áudio e a possibilidade de serem incluídos comentários ao longo da linha de tempo do arquivo de som. Imediatamente, pensei em iniciar um experimento de “anotação” jurídica em áudio. Em seguida, os leitores (e agora ouvintes) poderão ouvir o resultado e fazer seus comentários. Logo depois do player, continuo este post com mais informações sobre o experimento.

[soundcloud url=”http://soundcloud.com/dandrea/experimento-em-audio-e-listagem-de-juristas-que-estao-no-twitter”]

Prefiro relacionar este experimento a uma atividade de anotação em áudio, em vez de tratá-lo como um podcast. Talvez não haja nenhuma grande diferença na forma, mas é muito mais interessante pensar em gravar opiniões na medida em que surjam assuntos interessantes a falar do que tentar manter um programa com episódios separados por períodos fixos de tempo (semanal, quinzenal etc.).

Este primeiro áudio é bem curto e apresenta a ideia e depois dá informação sobre uma listagem colaborativa de juristas que estão no Twitter, listagem esta que está sendo construída na Forensepédia. Para gravá-lo, usei um programa de gravação de áudio chamado Audacity, gratuito, de muita qualidade e bastante difundido.

Como o SoundCloud possibilita a criação de grupos, iniciei o grupo “Forense Contemporâneo Áudio“, para que outros juristas possam se reunir e publicar suas anotações e opiniões jurídicas em áudio.

O debate que podemos fazer é a respeito das formas de transmissão do conhecimento e da opinião jurídicos e, de forma mais específica, pensarmos em que tipos de assuntos jurídicos mais se adequam à transmissão por áudio.

Nota: se houver problemas na visualização do player, acesse o arquivo de áudio no SoundCloud, clicando aqui.

GD Star Rating
loading...

4 COMMENTS

  1. No começo achei a idéia meio estranha, talvez imprática, mas carregou extremamente rápido e o áudio estava de boa qualidade.

    Gostei! Vou acompanhar o grupo criado no Soundcloud.

    GD Star Rating
    loading...
  2. Fui indicado por um amigo e já estou “surfando” por aqui.

    Parabéns pela iniciativa e desejo muito sucesso.

    GD Star Rating
    loading...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here