Forense Contemporâneo faz 3 anos!

GD Star Rating
loading...

UAU! Vocês não imaginam a festa que está acontecendo aqui!! Bem, não está havendo uma festa de verdade, mas pelo menos um festejo interno. É que ontem, dia 24 de maio de 2008, o blog Forense Contemporâneo fez 3 anos! Foi bom ter caído o aniversário num sábado, porque assim o Forên não podia inventar nenhuma desculpa para não descansar.

Vejo o Forên como um animal de estimação. Precisa ser alimentado, tratado e respeitado. Ele funciona bem, trabalha bem, parece entreter um pouco as pessoas e, quiçá, informar alguma coisa. Agora, ele tem 3 anos e já começa a demonstrar um pouco de experiência. Tem seus leitores fiéis, e vai se mantendo e se atualizando, enquanto as novidades vão surgindo.

Notei que o Forên gostaria de ter mais amigos, quer dizer, gostaria que houvesse mais blogs jurídicos na internet. Surgiram novos blogs jurídicos no último ano? Certamente! Mas o Forên sabe, e eu sei, que há muita, mas muita gente por aí que gostaria de ter um blog jurídico, mas por algum motivo não abre um. Mas o Forên acredita, assim como eu, que não deve haver muitos motivos realmente fortes que impeçam um jurista, mesmo um estudante de Direito, de criar, manter e ter sucesso com um blog jurídico.

Tempo, se arranja, porque nunca se tem tempo suficiente para nada, nem hoje, nem amanhã. Então, se nunca há tempo, então, de alguma forma, tem que haver tempo. E capacidade… bem, o blog é, em primeiro lugar, uma ferramenta de aprendizado para o seu próprio autor.

Li uma vez, em algum lugar, que antes de criar um blog jurídico seria recomendável possuir alguns meses de posts já escritos e ir publicando aos poucos, enquanto vão se criando novos posts. Mas, o problema continua sendo o mesmo: tempo para escrever estes “posts-reserva”. Acho que cada jurista tem algo de importante para falar, e poderia muito bem iniciar um blog jurídico hoje mesmo. Podem existir bastantes blogs jurídicos no Brasil e no mundo. Podem estar sendo tratados muitos e muitos assuntos, com uma grande quantidade de leitores, comentários e debates, a ponto de dar a impressão de que seria necessário possuir uma idéia muito genial para que valesse a pena criar mais um blog jurídico.

Mas, há uma infinidade de assuntos ainda não tratados. E há uma infinidade de formas de se fazer um blog jurídico que ainda não foram exploradas! Alguém pediu um exemplo? Um exemplo é o diário de carreira. Um blog pode ser usado para que o jovem advogado exponha o seu ponto de vista sobre o início de sua carreira na advocacia. Que tal? Não precisa ser um diário muito detalhado, ou pode ser exatamente assim: detalhado, com os pensamentos do jojubra sobre si mesmo e sobre a sua carreira. Quem iria ler isso? Duvida que muitos? Outra idéia: construir um blog jurídico sobre uma área específica do Direito. Alguns blogs são assim. Por que não criar mais desses?

Sem querer fazer profecias, parece que logo, logo, haverá uma explosão bem sensível de imigração chinesa e indiana no Brasil, em busca de energia e novas oportunidades de negócios. A língua portuguesa está em processo de transição para a sua unificação ortográfica. E o networking jurídico internacional está tomando fôlego. É bastante forte o indício de que o blog terá um papel FUNDAMENTAL nesse novo cenário que se está instalando. O Forên acha a mesma coisa. Só para vocês terem uma idéia: a livraria Saraiva do Shopping Santa Úrsula, aqui em Ribeirão Preto, exibia, ontem, numa prateleira, quatro (QUATRO!) exemplares de um dicionário de chinês editado pela Collins. E eu quase comprei um, porque é uma edição bonita, e o pinyin vai se tornando cada vez mais importante. Tudo bem que a Livraria Cultura em São Paulo deve ter 400… mas para o caso daqui, parece bastante a quantidade ser quatro. Quem tiver curiosidade, pode dar uma olhada na edição aqui.

Enfim, possuir um blog jurídico é muito gratificante. Se você está com aquela coceira nos dedos, querendo lançar um blog jurídico, mas ainda não conseguiu tomar coragem para isso, mas também não tiver um motivo realmente sério para não fazê-lo, este é o momento!

……….

É sempre, e cada vez mais, difícil citar as pessoas importantes para este blog. Sempre aperecem alguns nomes, e outros não. Fica aqui um agradecimento geral, mas alguns nomes simplesmente precisam aparecer. São eles: Suzana Cohen, especialmente; Gabriela Zago; Ricardo Rayol; Letícia Coelho; Luma Rosa; e Danyllo.

GD Star Rating
loading...

9 Comentários


  1. Obrigada, Gustavo :) “especialmente” foi um fator waw, rsrs E eu é que te agradeço!
    Parabéns ao Forense Contemporâneo, que é para mim a grande referência de blog jurídico no Brasil. Você sabe que sou uma grande apoiadora da causa blogs, e, se depender de mim, haverá um boom de blogs jurídicos brasileiros – e de qualidade – em breve.
    Sucesso e vida longa ao Forên!
    Grande abraço e parabéns principalmnte a você, pelo GRANDE sucesso adquirido ao longo desses 3 anos! Afinal, manter um blog jurídico de qualidade não é tarefa pra qualquer um não!

    GD Star Rating
    loading...
    Responder


  2. Parabéns pelos 3 anos de blog! :) O Forense Contenporâneo já é referência na blogosfera jurídica brasileira!

    GD Star Rating
    loading...
    Responder

  3. e eu atrasadinha para variar!!!!!!!!!!

    Faço votos que o forense continue por muito e muitos anos :)

    beijos meus

    GD Star Rating
    loading...
    Responder

  4. Opa!!! Eu cheguei tão atrasado pra festa que perdi até meu pedaço do bolo :(

    De qualquer maneira, parabéns pelo blog e pelos 3 anos de discussões sempre muito bem conduzidas e posts muito bons!

    Vida longa ao Forên!

    GD Star Rating
    loading...
    Responder

  5. Ok, ok… você venceu Gustavo! (risos)
    Com certeza o Forense Contemporâneo, seus maravilhosos escritos e este post animador, sim, a NetGirl mudou e mudou para Cotidiano Jurídico.
    O meu blog jurídico é um bebê perto do seu maravilhoso espaço para nós juristas… mas quero dizer que você ajudou com o pontapé inicial, com este estímulo e ver o seu sucesso só me faz te desejar mais e mais sucesso!!!
    Parabéns. Sou leitora fiel 😉

    GD Star Rating
    loading...
    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *