Forense Contemporâneo Wiki saindo do forno

2
💡

Tema presente na filosofia do juristas do futuro (J+) é o fluxo de informação jurídica na internet. Já tentei promover algumas formas de criação e manutenção de conteúdos jurídicos on-line, mas, confesso, não houve muito sucesso. Agora, esperando acertar, como esperava nas outras vezes, tiro do forno e ofereço aos leitores e internautas o wiki do Forense Contemporâneo.

Há bastante tempo venho pensando em lançar um wiki jurídico, que nada mais é do que um site onde os leitores não são apenas leitores, mas usuários. E não apenas podem comentar os textos, mas também editá-los! A idéia é exatamente essa: enquanto em um blog as discussões se dão através de posts publicados por um autor e comentários feitos pelos leitores, em um wiki os usuários podem modificar o próprio conteúdo do site, de maneira a torná-lo mais preciso e mais completo.

O wiki do Forense Contemporâneo é, evidentemente, jurídico. A finalidade dele é trazer ao público interessado em assuntos jurídicos uma gama de definições de palavras e expressões relacionadas ao direito, bem à moda de Wikipédia.

O nosso wiki aqui funcionará, pelo menos inicialmente, da seguinte maneira: selecionarei palavras jurídicas que parecerem relevantes para serem adicionadas primeiro. Então, prepararei um texto curto com uma definição simples e algumas informações sobre cada palavra. O arquivo-base original de cada palavra ou expressão – quer dizer, a “raiz” do verbete – será publicado aqui no blog (ver a página wiki, neste blog). E esse mesmo conteúdo estará no site onde o wiki ficará hospedado, e onde os usuários poderão editar à vontade.

O wiki foi feito utilizando o Google Sites. Para que alguém além de mim possa editá-lo, é necessário que eu faça um convite direto para o e-mail dessa pessoa. Por isso, cada pessoa que desejar colaborar com esse wiki poderá simplesmente enviar-me uma solicitação por e-mail ou comentando este post.

O processo colaborativo deverá, com o tempo se tornar o mais amplo possível, não apenas na edição do conteúdo dos verbetes já existentes, mas também na sugestão de novas palavras e expressões a serem acrescentadas lá, bem como na participação das discussões através de comentários (sim, no wiki, além de edição, é possível comentar, como acontece em um blog!).

Escolhi como primeiro tema o direito da família e das sucessões. Mas, se muitas pessoas resolverem colaborar, poderemos ter muitas outras áreas jurídicas abrangidas pelo wiki. O verbete inaugural é este: União familiar. Criei também uma página chamada Definições, que conterá maiores instruções sobre como colaborar no wiki.

Quanto aos direitos autorais, fica combinado que eles serão livres, mas será necessário citar a fonte, e somente poderá haver uso comercial do conteúdo com a minha autorização.

São todos bem vindos a colaborar com este wiki, da forma que puderem. Espero que gostem!

Para visitar o wiki do Forense Contemporâneo, clique aqui.

2 Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here