Google Buzz para juristas

3
GD Star Rating
loading...

É claro que eu vou falar do Google Buzz, a nova ferramenta do Google, integrada no Gmail e que serve, basicamente, para postar “socialmente”. É bom lembrar, antes de mais nada, que eu testei o Google Buzz antes de escrever este post (diferentemente do Google Wave, o qual eu comentei antes de tê-lo utilizado – e isso desagradou algumas pessoas).

O Google Buzz possibilita, entre outras coisas, ter seguidores para nossas postagens, seguir as postagens de outras pessoas, marcar postagens com “Gostei” (ou “Like”) e comentar postagens. De certa forma, o Google Buzz lembra o Google Wave e também o Twitter e o Jaiku. Mas, analisando bem, o Google Buzz consegue ser diferente de todas essas ferramentas.

Sobre semelhanças e diferenças entre Google Buzz e outras feramentas, ver duas conversas, uma iniciada pela Gabriela Zago (do blog Ius Communicatio) e outra iniciada por mim mesmo.

Alguns dos pontos mais altos do Google Buzz:

  1. Integração com o Gmail: Quem já usa o Gmail, não sentirá dificuldade em interagir no Google Buzz e poderá acompanhar as discussões ali presentes com mais regularidade, sem necessidade de acessar outros endereços na web;
  2. Conversas na caixa de entrada: Sempre que um post é comentado (e desde que você esteja participando da discussão como autor do post ou como alguém que comentou o post), a discussão é transformada também em uma “conversa” na caixa de entrada do Gmail. Uma dica: você pode aproveitar e definir uma etiqueta do Gmail para as conversas das quais você participa no Google Buzz. Além disso, ao abrir o “e-mail” com a conversa, na verdade o que você está abrindo é uma conversa do Google Buzz, o que é bem prático;
  3. Posts privados: É possível postar de forma privada para um grupo pré-definido de contatos, o que pode proporcionar uma facilidade maior de criação de conteúdos de forma colaborativa, além de possibilitar uma organização melhor de discussões privadas.

Um ponto fraco que observei no Google Buzz é o de que está ainda indefinido o modo de categorizar ou etiquetar posts.

A impressão inicial é a de que o Google Buzz parece algo bastante interessante e com grande potencial de interatividade. Os juristas podem usar a ferramenta para debates jurídicos.

GD Star Rating
loading...
Google Buzz para juristas, 10.0 out of 10 based on 1 rating

3 COMMENTS

  1. Verdade Gustavo. O Google Buzz será uma boa ferramenta para debates, colaborações, etc. Uma notícia pode ser seguida de vários registros a respeito de seu teor e ao final será permitido aferir conclusões.
    Parabéns pelo blog.
    Abraço.

    GD Star Rating
    loading...
  2. Acho que o Google Buzz ainda tem muito o que melhorar, como fazer integração do o Google Wave e o Google Reader. Por falar em Reader, este tem cada vez mais recursos, como o de postar notícias no blog, e agora está integrado como o Google Sidewiki.

    Outro problema com o Google Buzz, no que tange aos feed, é que as notícias oriundas deste não estão aparecendo com as propagandas do Google AdSense.

    Abraços.

    GD Star Rating
    loading...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here