Lei 12.741 de 2012: Informação sobre tributos em documentos fiscais

1
💡

Os documentos fiscais ao consumidor de mercadorias ou serviços devem, no Brasil, constar informações sobre valores de tributos (por exemplo, o ICMS, o ISS e o IPI).

Direito do consumidor à informação

Publicada no dia 10 de dezembro de 2012 (com entrada em vigor determinada para 6 meses após tal publicação), a nova lei (Lei 12.741 de 2012) se destina especialmente a fazer valer o direito do consumidor à informação sobre a carga tributária que influi no preço das mercadorias e serviços que consome.

Tal direto já era previsto constitucionalmente, e tal fato é inclusive mencionado na ementa da nova lei, que faz referência ao artigo 150, § 5° da Constituição Federal, que diz: “[Art. 150] § 5° A lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços.”

Houve, ainda, através da mencionada lei, alteração do inciso III, do artigo 6° do Código de Defesa do Consumidor, para incluir “tributos incidentes” na lista de informações que devem ser prestadas ao consumidor (juntamente com outras a respeito da quantidade, qualidade, preço etc.).

Leia a íntegra da Lei 12.741 de 2012.

Amplie seus conhecimentos

Clique no link abaixo para comprar na Livraria Cultura (verifique a disponibilidade)
“Informação: direito e dever nas relações de consumo” (Fernanda Nunes Barbosa)

1 comentário

  1. Boa tarde Dr Gustavo.
    Parabéns pela didática e coragem na publicação de um assunto tão polêmico. Mas não está claro pra mim quanto a informação relativa a tributos do qual o varejista não seja contribinte, é o caso do IPI, por exemplo, o Dr entende que o comerciante deverá informar em seu documento fiscal informações relativas ao IPI, normalmente incidente nas operações de seus fornecedores?
    Obrigado

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here