Linkius: site brasileiro de links jurídicos lança hoje sua versão beta

3
💡

linkiusQuando navego pela internet costumo pensar em como seria bom que tópicos jurídicos ganhassem mais visibilidade em sites como o Digg ou o Dihitt. Esses excelentes sites são conhecidas ferramentas de compartilhamento de referências, onde os usuários incluem links para conteúdos que acham interessantes, e outros usuários podem tomar conhecimento dos assuntos, comentar e até votar nos links que gostam mais.

Bruno Costa Teixeira pensou na frente. Considerou a importância do conteúdo jurídico na internet e seu respectivo público e criou o que promete ser o grande lançamento da web jurídica neste segundo semestre de 2009: o Linkius. Teixeira, que é advogado e estuda tecnologias digitais e ensino jurídico, percebeu que a comunidade jurídica brasileira poderia se juntar em um ponto de encontro e compartilhar links jurídicos de forma fácil.

Depois de alguns meses de testes, o Linkius é lançado hoje em sua versão beta, o que significa que o site ainda não está em sua versão definitiva, mas já pode ser usado pela comunidade jurídica.

Tendências e Grupos

Uma das grandes sacadas do Linkius é permitir a intuição de tendências nos debates sobre assuntos jurídicos contemporâneos. Como os usuários votam nos links que acham mais interessantes, pode ser observado que tipos de assunto estão sendo mais discutidos no momento.

O Linkius não apenas pretende agregar notícias jurídicas, mas referências a conteúdos jurídicos de várias formas, como posts de blogs, artigos e julgados dos tribunais. Quando o usuário inclui links no site, ele poderá categorizar e etiquetar a sua sugestão e, o que é ainda melhor, poderá incluir comentários junto aos links que sugerir. Assim, as tendências podem ser observadas também dentro das categorias como jurisprudência, legislação, cursos e concursos etc.

O Linkius apresenta uma funcionalidade interessante: os grupos. Os grupos podem ser criados pelos usuários, que podem utilizá-los para publicar e acompanhar links sobre determinado assunto, por exemplo “links sobre direito penal” ou “links do grupo de pesquisa da faculdade” etc. Um dos primeiros grupos criados no Linkius agrega links sobre direito e tecnologia.

Podemos notar a possibilidade de diversos outros usos para o Linkius. Estudo e atualização profissional estão entre eles. O Linkius parece respeitar muito a famosa expressão segundo a qual “o direito é dinâmico”. Nada como haver um site de referências dedicado exclusivamente ao direito!

Para o Linkius, cinco balanças. De cinco.

3 COMMENTS

  1. Excelente. Sou aluno de direito e adorei a idéia, realmente nunca vi nada igual. Meus parabéns.

Comments are closed.