Merhaba, Güvenç Ketenci! Networking jurídico de Istambul para o mundo

1
💡

Nota: este post foi originalmente publicado em 22 de fevereiro de 2009, no endereço http://forensepedia.org/dandrea/2009/02/22/merhaba-guvenc-ketenci-networking-juridico-de-istambul-para-o-mundo. Foi republicado no presente endereço em 26 de março de 2009. Este post específico está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma licença 2.5.

………………..

a

albertoalemanno_thumbFoi numa época em que eu começava a explorar as possibilidades de networking do Facebook que conheci o avukat turco Güvenç Ketenci (foto esquerda), que prontamente falou sobre uma iniciativa que ele estava promovendo, para integrar globalmente advogados do mundo todo. Tratava-se de um tímido grupo de advogados, chamado de European Lawyers (significando “advogados europeus”, no original em inglês), que Güvenç fundou ao lado do advogado Alberto Alemanno (foto direita), atualmente p

rofessor de direito europeu e de direito relativo à OMC, na escola de administração HEC Paris (elegida em 2008 pelo Financial Times como sendo a melhor escola de negócios da Europa, pelo terceiro ano consecutivo).

Com pouco mais de um ano, hoje o grupo conta com mais de 1.800 membros de muitas nações (inclusive o Brasil), onde estes podem trocar experiências e endereços de e-mail, levando à prática a arte de fazer contatos e originar novas amizades e parcerias. Quando Güvenç me convidou para representar o Brasil em seu grupo, entendi imediatamente qual era a jogada que faria o grupo crescer de verdade.

Officers regionais

Assim como ocorre em quase todas as redes sociais e fóruns espalhados pela web, os grupos do Facebook permitem que seus donos concedam a alguns membros a qualidade de moderadores (ou officers, como são chamados na versão em inglês do FB). Nosso colega turco empenhou-se em convidar juristas de várias partes do mundo para ser não apenas simples moderadores, mas também membros estratégicos de divulgação regional do grupo. Com isso, ele conseguiu criar uma forma de unir microrredes de contatos jurídicos e, ao mesmo tempo, vencer todas as barreiras idiomáticas possíveis.

 

Ilustração: "Three Little Birds", autumn bliss, Flickr, licença cc-by-sa
Ilustração: "Three Little Birds", autumn bliss, Flickr, licença cc-by-sa

 

A iniciativa de levar moderadores regionais ao grupo tornou-se uma realidade mais concreta porque o Facebookpassou a ser, em pouco tempo, uma rede social com plataforma disponível em vários idiomas. Com isso, o European Lawyers vem se tornando, cada vez mais, um ponto de referência e de encontro para advogados do mundo todo, o que certamente amplia as possibilidades de contatos nacionais e internacionais, promovendo parcerias e oportunidades profissionais. Ou, simplesmente, uma agradável conversa sobre direito comparado.

Nova dimensão, sinergia e encontros locais

Tenho aqui um gentil e-mail de Alberto Alemanno, co-fundador do European Lawyers. Ele diz o seguinte:

European Lawyers é uma plataforma informal que foi criada para desenvolver uma nova dimensão e sinergia através e dentro de jovens advogados na Europa e no mundo.

Seu principal objetivo é oferecer um ponto de referência imediato para discussões sobre tópicos comumente encontrados por advogados militando em jurisdições diferentes, assim promovendo contatos confiáveis para possíveis opções futuras de trabalho e, obviamente, de amizade.

Temos aqui um dos maiores exemplos de que não é mais necessário gastar grandes somas de dinheiro e longos anos de trabalho para chegar a contatos profissionais internacionais, na área da advocacia. São juristas com ocupações importantes no cenário profissional e acadêmico, promovendo um grupo livre e aberto para que advogados de todas as partes do mundo entrem em contato uns com os outros.

A filosofia do European Lawyers é tão forte, que não apenas foi proposto que passassem a existir encontros presenciais do grupo, como também já houve um desses encontros. O primeiro encontro local do European Lawyers foi em Paris, em janeiro de 2009. Em uma mensagem escrita para os membros do grupo a respeito do encontro em Paris, Güvenç diz, empolgado:

Apesar de nos encontrarmos pela primeiríssima vez, o ambiente foi genuinamente confortável, jovem, enérgico e muito inspirador.

Outros encontros já começam a ser discutidos, e Güvenç já mencionou, em uma conversa que tivemos recentemente, que o Brasil seria um ótimo lugar para promover um desses encontros locais.

Sobre os fundadores do European Lawyers

Güvenç Ketenci é advogado especialista em transporte internacional e direito marítimo. Trabalhou para o Kaptan Law Office (Istambul), David Hurley Associates (Bournemouth, Inglaterra) e Aybay&Aybay Law Firm (Istambul). Passou pela London Metropolitan University e Bournemouth Business School.

Alberto Alemanno é professor de direito europeu e direito relativo à OMC, na escola de administração HEC Paris. Recentemente foi assistente de um magistrado no Tribunal de Justiça Europeu. Passou por Harvar, College of Europe e Università Bocconi.

Leitura complementar

– Perfil de Güvenç Ketenci no Facebook;
– Perfil de Alberto Alemanno no Facebook;

Abstract

Merhaba, Güvenç Ketenci! Law networking from Istambul to the World. In 2008 Güvenç Ketenci (Istanbul, Turkey) and Alberto Alemanno (Paris, France) founded the Eurpean Lawyers group on Facebook. Through the inclusion of regional officers for moderating the group they got to reunite local networks of lawyers into that group, that became one of the most interesting and global lawyers networking group in the Internet.