O professor de Direito

0
💡

A formação e a vocação do professor é um dos pontos que devem ser levados em conta ao se falar em faculdades de Direito.

A carreira do professor de Direito deve ser ocupada, tanto quanto possível, por aqueles juristas que têm uma formação específica para transmitir o conhecimento, em sua atividade acadêmica, ou seja, uma formação específica para a docência; e que têm, além da formação, uma vocação para a docência, e que realmente seja significativo para eles a atividade de transmitir o conhecimento jurídico.

O professor de Direito deve ensinar e orientar seus alunos, e não competir com eles. O professor que ensina e orienta é aquele que leva o conhecimento ao aluno e também o prepara para buscar o conhecimento por si mesmo; é aquele que instrui o aluno para que este saiba pensar.

Diferente é o professor que compete com o aluno. Este tipo de professor não ensina, nem orienta, nem prepara, nem instrui. Ele engana. Ao aluno e a si mesmo.

SHARE
Previous articleO Exame de Ordem e as faculdades de Direito
Next articleO ambiente de ensino jurídico
Gustavo D'Andrea é advogado especializado em Direito Digital, mestre em Ciências (Psicologia) pela FFCLRP-USP e doutor em Ciências (Enfermagem Psiquiátrica) pela EERP-USP. Mantém o blog Forense Contemporâneo desde 2005 e criou a Forensepédia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here