OAB-OrdemConnect: encerramento com experiência inestimável

0
GD Star Rating
loading...

Tudo começou no ano de 2011, quando eu era coordenador da Comissão de Direito Digital, Internet e Tecnologia da OAB de Ribeirão Preto (CDDIT-OABRP). Naquele clima afável e propício a ideias futurísticas, tudo parecia um verdadeiro filme cerebral, com pessoas boas pensando e colocando em prática grandes ideias para fazer girar as engrenagens da nossa subseção da OAB. Foi então que propus à diretoria da OAB a criação de uma rede social oficial da subseção de Ribeirão Preto, exclusiva para advogados e estagiários de direito. Posso dizer, convicto, que eu pensei grande e agora, com o encerramento do projeto e extinção da parceria OAB-OrdemConnect, nenhum outro sentimento poderia tomar conta senão o de orgulho de fazer parte desta classe profissional, tão bem representada na nossa cidade.

Sim, a rede OAB-OrdemConnect, enquanto rede social oficial da OAB de Ribeirão Preto, “acabou”. Depois de prolongadas discussões com diversos colegas, foi constatado que a rede estava ociosa, sem significativa atividade. Por outro lado, algumas pessoas estavam se dedicando a manter a rede viva, com gasto desproporcional de esforços, enquanto redes grandes e globais como Facebook, LinkedIn e Google+ parecem estar atendendo de modo mais efetivo às necessidades imediatas de comunicação entre os advogados. Ficamos, de certa forma, “ilhados”.

A grande vitória do projeto foi a experiência. Aprendemos uma infinidade de coisas, mas eu destacaria uma: o advogado vive 72 horas por dia. E isto não é motivo de comemoração, pois significa que o advogado, em geral, batalha demais por um retorno não equivalente, tendo difícil acesso a uma qualidade de vida que o permita cultivar as coisas que exigem uma dedicação mais demorada.

As grandes redes sociais absorvem nosso tempo porque são expressas, superficiais, porém muito exigentes e ativas. O dia a dia de trabalho também costuma ter essa feição de imediatismo combinado com expectativas, sendo raros os casos em que os profissionais podem se dedicar somente às causas que escolheram e, assim, aprofundar-se mais em cada detalhe. Então, a vida profissional pode acabar ficando emperrada entre loucas corridas entre a petição no processador de texto e o campo para comentários rápidos de alguma rede social global.

Uma rede de “nicho”, como aprendi, demanda uma energia colossal para que realmente engrene e se torne relevante para a vida e a carreira dos seus membros. Conteúdo atualizado constantemente, colaboração ativa e uma quantidade relativamente grande de membros são necessidades para uma rede desse tipo poder progredir. A rede OAB-OrdemConnect não chegou a ter nem 350 membros, e nessas condições durou muito mais do que se poderia pensar. Por isso, os participantes merecem sinceras congratulações pela dedicação de seu tempo e atenção.

A experiência valeu, e valeu muito. Vamos em frente! Muito obrigado a todos!

GD Star Rating
loading...
OAB-OrdemConnect: encerramento com experiência inestimável, 7.5 out of 10 based on 4 ratings

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here