‘Peles grafitadas’: artista plástico extrai porções de trabalhos de grafiteiros em Salvador

5
💡

Grafite

Muro grafitado, em Ribeirão Preto-SP

Andando pelas ruas de Ribeirão Preto, notamos diversas obras realizadas por grafiteiros, estampadas em muros e tapumes. É sempre algo curioso ver tais obras. Mas, a atuação de grafiteiros ainda é assunto polêmico. A jurista Andréa Sá, escreveu um post sobre o assunto, no seu blog Diversos Direitos.

Segundo o mencionado post, que faz referência a matéria do jornal “A Tarde”, de Salvador-BA, o artista plástico Willyans Martins simplesmente extraiu porções de desenhos feitos por grafiteiros, para fazer uma exposição, além de dissertar sobre a técnica. “Para executar a proposta, ele aplica uma resina diretamente nos muros grafitados, deslocando parte do trabalho para a galeria onde expõe.”, escreve Andréa.

Martins produziu telas, sob a técnica que chama de “resina e tecido de nylon colada sobre superfície de muro” (ver página “peles grafitadas” no site do artista plástico).

Andréa Sá faz interessante reflexão sobre direitos do autor e sobre o público e o privado.

O blog artistapratico.blogspot.com, vem protestando contra Martins.

A foto acima é de um muro grafitado em Ribeirão Preto-SP, onde (até o momento) parece não ter havido “extrações” por parte de artistas plásticos.

5 Comentários

  1. Gente tô precisando falar com algum grafiteiro,URGENTE!!!
    Preciso fazer um trabalho escolar sobre “pespectiva no grafite” e necessito de fotos e do perfil do artista…
    ainda hoje!!!!!

    Me ajudem por favor!!!!!!!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here