Projeto 701 – O Maior Desafio da Blogosfera Jurídica Brasileira

17
1
GD Star Rating
loading...

 Nota: este post foi originalmente publicado em 24 de fevereiro de 2009, no endereço http://forensepedia.org/dandrea/2009/02/24/projeto-701-o-maior-desafio-da-blogosfera-juridica-brasileira. Foi republicado no presente endereço em 26 de março de 2009. Este post específico está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma licença 2.5.

………………..

 

Il.: "Swings above the boardwalk - again!", joiseyshowaa, Flickr, licença cc-by-sa

Incentivar a criação de 701 blogs jurídicos em 6 meses, começando em 1º de março de 2009. Este é o objetivo do Projeto 701, a primeira iniciativa do Forên{J+} para o aumento da quantidade de autores na blogosfera jurídica brasileira.

Onde esse cara está com a cabeça?

Parece loucura. Parece impossível incentivar a criação de 701 blogs jurídicos brasileiros em 6 meses. Mas, será que eu colocaria um desafio como este para você e para mim, de alguma forma aleatória e sem esperança de sucesso? Certamente que não. Eu acredito que este desafio pode ser vencido e vou dizer por quê.

Reproduzo aqui um trecho de um texto de Manuel Castells, publicado em 2006 no Le Monde diplomatique Brasil.

Em média, um blog é criado por segundo no mundo, o que significa 30 milhões por ano…55% dos blogueiros continuam a alimentar seus blogs até 3 meses depois deles terem sido abertos. A quantidade de blogueiros é 60 vezes maior do que era há seis anos. E ela dobra de seis em seis meses…

Este é apenas um dos textos que dizem o que já ouvimos tantas vezes: um blog é criado a cada segundo, no mundo. Isso porque estamos falando de 2006. Agora estamos em 2009 e, muito provavelmente, mais de um blog é criado a cada segundo. Seriam, então, mais de 85 mil blogs sendo criados por dia, no mundo todo. E o que estamos proponto é a criação de apenas 701 em 6 meses!

O Brasil é um país enorme, com evidente destaque global, cheio de profissionais de inteligência muito avançada, e com uma quantidade gigantesca de juristas estudando nas faculdades ou já empenhados em suas carreiras. Um simples concurso pode reunir 5 mil, ou mesmo 10 mil candidatos, ou seja, milhares de estudantes e profissionais com suas mentes voltadas para algo específico: o direito.

Temos São Paulo, uma das maiores cidades do mundo. Temos universidades de qualidade internacional. T

emos uma Constituição Federal que é considerada uma das mais avançadas do mundo. E a nossa cultura e muito comunicativa. Cada vez mais, os brasileiros estão descobrindo as ferramentas da web 2.0. Os juristas estão cada vez mais integrados com a tecnologia.

O Projeto 701 não parece muito mais simples agora?

Como o projeto será desenvolvido

O Projeto 701 – O Maior Desafio da Blogosfera Jurídica Brasileira, começa no dia 1º de março de 2009, e termina 6 meses depois, no dia 31 de agosto de 2009 (lembrando-se que o dia 31/08 é o dia dos blogs, por que a sequencia numérica 3108 se parece muito com a palavra BLOG). O mês de setembro será dedicado a escrevermos nossas visões sobre como foi o projeto e analisarmos se os objetivos foram cumpridos.

 Cada novo blog jurídico pode, a critério do seu autor, usar um dos selos do projeto, como estes ao lado. Os novos blogs podem tratar de qualquer assunto jurídico, e podem ser criados por estudantes de direito ou profissionais do direito (advogados, promotores, juízes, defensores públicos etc.). Os novos blogs poderão ser individuais ou coletivos. Além disso, os novos blogs poderão ser criados em qualquer plataforma, como será explicado adiante e vamos procuram reunir blogueiros jurídico que se disponham a ajudar os novos membros da blogosfera jurídica a criarem e manterem seus blogs.

Colaboração e listagem

Nos 6 meses de duração do Projeto 701, os blogueiros jurídicos mais experientes poderão ajudar os novatos no início, com explicações sobre como iniciar um blog, que tipo de assuntos um blog jurídico pode conter, como se relacionar com os leitores, e assim por diante.  Através desse tipo de colaboração, novos e antigos blogueiros jurídicos passarão a ficar mais e mais integrados entre si, incentivando o crescimento da blogosfera jurídica não apenas em quantidade, mas também em qualidade.

Para ajudar na colaboração, troca de links e desenvolvimento do projeto, abre-se o verbete Projeto 701 (2009), na Forensepédia, onde haverá detalhes sobre o projeto e a listagem de todos os blogs jurídicos que forem criados nesse contexto. É bom lembrar que a Forensepédia é uma plataforma wiki de livre edição. Assim, os próprios autores poderão imediatamente incluir seu link no verbete mencionado.

Plataformas para criação de blogs

Poderão ser escolhidas quaisquer plataformas para criação de blogs, para que cada novo blog jurídico comece a ter seus posts publicados. Há muitas plataformas gratuitas e fáceis de usar, várias delas, inclusive, com interface em português. Abaixo, algumas opções de plataforma serão listadas:

– WordPress
– Blogger (da Google)
– LiveJournal
– Uol Blog
por Direito

Técnica do meme, para difundir o projeto

Basicamente, um meme é, na blogosfera, uma forma de difundir um assunto determinado. O autor de um post escreve sobre o assunto de sua preferência e, depois, lista alguns outros blogueiros na esperança de que eles também escrevam sobre o mesmo assunto em seus blogs e, ainda, listem mais blogueiros para fazer o mesmo. Assim, a difusão de um assunto pode se dar rapidamente, de forma viral.

Para que o Projeto 701 aumente suas chances de sucesso, listarei cinco excelentes blogueiros jurídicos, solicitando-lhes que, por favor, escrevam sobre esse assunto em seus blogs.

1. Josluza Fiorani (Advogada Online);
2. Gabriela Zago (ius communicatio);
3. Guilherme Ostrock (Info & Lei);
4. Yúdice Randol (Arbítrio do Yúdice);
5. José Vitor (Direito Digital)

Leitura complementar

– Verbete Blog jurídico, na Forensepédia
– Blog jurídico: uma poderosa ferramenta de negócios, por Marco Antonio P. Gonçalves
– Mais informações sobre post “Comunicações on line que os advogados utilizar no seu networking”, por Gustavo Rocha

O Projeto 701 na mídia

– 701 blogs jurídicos em seis meses!, no marketingLEGAL
– Projeto 701 – O Maior Desafio da Blogosfera Jurídica Brasileira, no Blog Gestão.Adv.br
– Desafio à blogosfera jurídica, no Info & LEI
– Projeto 701 Blogs Jurídicos, no Arbítrio do Yúdice
– Quase 4 novos blogs jurídicos por dia!, no Direito na Mídia
– Projeto 701 – desafio da criação de 701 blogs jurídicos no espaço de seis meses, no Francisco Dias Advogado
– O governo eletrônico e o fenômeno da blogosfera jurídica, no Governo Eletrônico E-Gov Brasil
– Campanha por blogs jurídicos, no jornal Correio Braziliense
– Um link, n’O Biscoito Fino e a Massa
– Desafio: 701 novos blogs jurídicos em 6 meses, no Blog do Vitor
Grupo Projeto 701 – Desafio, na rede Advogados Por Paixão
Blogs Jurídicos. Projeto 701., no blog do Professor Flávio Tartuce
Campanha por blogs jurídicos, no por Direito 

Abstract

Project 701 – The Greatest Challenge of the Brazilian Law Blogosphere. The project aims to encourage the creation of 701 law blogs in Brazil within 6 months, starting from March 1st, 2009 and finishing on the Blog Day (August, 31st 2009). The new blogs will be listed in the entry about the project on Forensepédia.

GD Star Rating
loading...

17 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here