Projeto “Brasil: Uma cena” – nova “postagem coletiva” como reflexão sobre o Brasil atual

12
💡

Uma cenaHoje, o acidente da TAM ocorrido em 17 de julho de 2007, no aeroporto de Congonhas, completa um mês. Entre diversas tragédias ocorridas no Brasil, esta é uma das mais marcantes. O acidente inspirou uma “postagem coletiva”, levada a efeito no dia 02 de agosto de 2007, sob a idéia que chamei de “Vôo JJ 3054 – Uma Cena” (ver post “Projeto “Vôo JJ 3054 – Uma cena” – reflexão e homenagem às famílias das vítimas do acidente da TAM“). Tal idéia era uma sugestão para que blogueiros escolhesse uma cena, dentre as publicadas na imprensa, sobre o acidente e escrevessem posts sobre a cena escolhida, num exercício de reflexão e homenagem às vítimas do acidente e suas famílias.

Uma consideração inicial
Outras duas postagens coletivas se destacaram na blogosfera brasileira: a “Chega de CPMF” (Shilei Horta, blog mataador) e a “Exijo Ordem e Progresso” (Veridiana Serpa, blog 30 & Alguns). Não participei de nenhuma das duas, mas parecem-me manifestações legítimas. Tenho pouquíssima experiência em postagens coletivas. Particularmente prefiro temas que possibilitem um posicionamento livre. Explicando melhor: o tema “Chega de CPMF” fala de oposição à CPMF, mas seria um tema imparcial se fosse uma postagem coletiva “Sobre a CPMF”. Então, talvez um deputado federal que fosse a favor da CPMF, e tivesse um blog, pudesse escrever a favor. Aí, o debate ficaria mais amplo. O mesmo ocorreria com o tema “Exijo Ordem e Progresso”, se fosse chamado de “Sobre Ordem e Progresso”.

A minha preferência por postagens coletivas com temas impariciais, não leva a que venha a participar de todas as postagens coletivas com temas imparciais, que venham a surgir na blogosfera. Entendo que nenhum blogueiro deva se obrigar a participar de toda e qualquer postagem coletiva – participem se sentirem que devem fazê-lo. Os blogueiros que deixaram de participar da idéia “Vôo JJ 3054 – Uma cena”, o fizeram por entenderem melhor assim. Os que participaram, o fizeram por entenderem melhor assim.

Estou fazendo esta explanação, porque sugeri uma postagem coletiva, e não participei de outras. Shirlei Horta, que também propôs uma (a mencionada “Chega de CPMF”), parece ter enfrentado a mesma questão. A solução que encontrou, foi usar da metalinguagem, ao escrever hoje, com base na postagem coletiva “Exijo Ordem e Progresso”. Horta diz, no início de seu post “BLOGAGEM COLETIVA – EXIJO ORDEM E PROGRESSO“: “Tive sérias dúvidas sobre participar desta blogagem. Ela pode ser vista de diversas formas, inclusive pelo contrário do que pretendem seus organizadores”. Depois da ressalva, enfatizou o Estado Democrático de Direito e a Constituição Federal.

Ficam estas três coisas:
a) de postagens coletivas participa quem quer;
b) postagens coletivas podem ter qualquer tema;
c) os tema mais eficazes para postagens coletivas são os temas imparciais, que aceitem pontos de vista diversos, e até opostos.

Uma nova postagem coletiva
Toda essa consideração inicial se deve ao que venho refletindo desde o dia 02 de agosto. É que a idéia “Vôo JJ 3054 – Uma cena” foi tão bem recebida pela blogosfera, e a emoção em escrever foi tão marcante, que este sentimento precisaria continuar. Mas, de que forma se poderia dar continuidade a tal sentimento?

A resposta que encontrei é, de certa forma, ambiciosa. Trata-se do que, sob inspiração da postagem coletiva do dia 02 de agosto de 2007, chamo de “Brasil: Uma cena”. Basicamente, a idéia é a mesma da “Vôo JJ 3054 – Uma cena”, ou seja, criar posts com base em uma cena marcante escolhida dentre as publicadas na imprensa. Mas, desta vez, o tema não se restringe ao acidente da TAM, mas a qualquer fato de interesse de cada blogueiro.

Mas não é apenas isso que torna ambiciosa a idéia. É que pensei no seguinte: que seja mantido o dia 02, como data da postagem coletiva e que sejam publicados, em vez de um, quatro posts (um por mês, a cada dia 02, até o final do ano).

Então, fica a sugestão:
Postagem coletiva “Brasil: Uma cena”
Bloco de quatro posts nas seguintes datas:
– 02 de setembro de 2007;
– 02 de outubro de 2007;
– 02 de novembro de 2007;
– 02 de dezembro de 2007.

Lembrete: a idéia “Brasil: Uma cena” destina-se à reflexão sobre o Brasil atual. Os posts escritos com base nesta idéia, serão de responsabilidade de seus respectivos autores. Sugere-se que se escreva “[Brasil: Uma cena]” antes dos títulos dos posts.

Blogueiros, por favor, não se sintam obrigados a participar desta postagem coletiva. Participem somente se sentirem que devem fazê-lo.

12 COMMENTS

  1. […] Lembrete: dia 02 de outubro de 2007 – postagem coletiva “Brasil: Uma cena” Setembro 30, 2007 Posted by Gustavo D’Andrea in Geral. trackback No próximo dia 02 de outubro de 2007, haverá a segunda postagem coletiva sob a idéia “Brasil: Uma cena”. Ao todo, serão quatro postagens, até o final do ano. A finalidade é que sejam feitas mais reflexões sobre o Brasil atual. Detalhes sobre a idéia “Brasil: Uma Cena” estão no post “Projeto ‘Brasil: Uma cena’ – nova ‘postagem coletiva’ como reflexão sobre o…“. […]

  2. […] Outubro 28, 2007 No próximo dia 02 de novembro de 2007, haverá a terceira postagem coletiva sob a idéia “Brasil: Uma cena”. Ao todo, serão quatro postagens, até o final do ano. A finalidade é que sejam feitas mais reflexões sobre o Brasil atual. Detalhes sobre a idéia “Brasil: Uma Cena” estão no post “Projeto ‘Brasil: Uma cena’ – nova ‘postagem coletiva’ como reflexão sobre o Brasil …“. […]

  3. […] Novembro 28, 2007 No próximo dia 02 de dezembro de 2007, haverá a quarta e última postagem coletiva sob a idéia “Brasil: Uma cena”. A finalidade é que sejam feitas mais reflexões sobre o Brasil atual. Detalhes sobre a idéia “Brasil: Uma Cena” estão no post “Projeto ‘Brasil: Uma cena’ – nova ‘postagem coletiva’ como reflexão sobre o Brasil …“. […]

Comments are closed.