Projeto “Vôo JJ 3054 – Uma cena” – reflexão e homenagem às famílias das vítimas do acidente da TAM

25
💡

Vôo

[digg=http://digg.com/world_news/Acidente_da_TAM_Voo_JJ_3054_Uma_cena_Flight_JJ_3054_One_scene] Na semana passada, o Brasil acompanhou a cobertura pela imprensa do acidente do Airbus da TAM, em Congonhas (ver post “Acidente da TAM em SP (Vôo TAM JJ 3054)“). Muitos blogs trouxeram posts com textos sobre o assunto, demonstrando a indignação diante do acidente. Ontem, houve deslizamento de terra na cabeceira da pista principal do aeroporto de Congonhas (ver notícia “Canaleta cede e terra desliza na cabeceira da pista de Congonhas“, na Folha Online), fazendo com que as preocupações aumentem.

Discordo daqueles que dizem “não podemos fazer nada”. Defendo a idéia de que refletir já é “fazer alguma coisa”. Por isso, enviei e-mails para alguns blogueiros, de blogs que de alguma forma se relacionem ao Direito, e sugeri que sejam publicados posts com base na idéia que chamo de “Vôo JJ 3054 – Uma cena”. A idéia consiste em escolher uma das cenas marcantes da cobertura que imprensa fez do acidente (por exemplo, o prédio da TAM em chamas, as ambulâncias, as pessoas nas proximidades do acidente, os familiares da vítimas em São Paulo e em Porto Alegre, ou em outros locais etc.) e escrever um post com base na cena escolhida, procurando fazer uma reflexão sobre o acidente e servindo como homenagem às famílias das vítimas.

Fiz a sugestão para alguns blogueiros, por e-mail. Em alguns blogs que visitei, entretanto, não encontrei endereço de e-mail para contato. Em todo caso, todos os blogueiros são bem-vindos a escrever com base na idéia que mencionei. Se puderem me avisar quando publicarem os posts, poderei incluir os links, aqui no blog.

Vale lembrar que, neste projeto, os posts publicados nos blogs são de responsabilidade de seus autores.

Data sugerida para a publicação dos posts:
Dia 02 de agosto de 2007 (16º dia depois do acidente)
Por que esta data? Foi sugestão de Ricardo, do blog Jus Indignatus. Primeiro, para que dê tempo de divulgar e escrever. Segundo, porque, como ele lembrou, muitos dizem que o brasileiro esquece das coisas rapidamente, e no 16º dia já não se lembra de nada (e a publicação dos posts nesta data mostrará que isto não é verdade). Mas, nada impede que sejam publicados posts (com base na idéia “Vôo JJ 3054 – Uma cena”) antes ou depois desta data. O que importa é a iniciativa.

Para quem for escrever, vai a sugestão: escrever “[Vôo JJ 3054 – Uma cena]” antes do título do post. Pretendo escrever sobre os bombeiros que, com coragem, enfrentaram o fogo no local do acidente.

Quem já topou escrever:
– Andréa, do blog Diversos Direitos
– Ricardo, do blog Jus Indignatus
– Luciana, do blog Dia de Folga
– Danyllo, do blog Argumentandum

25 Comentários

  1. Caro Gustavo,
    Parabéns pelo blog e pelo conteúdo. Estou confirmando minha presença na blogagem coletiva do próximo dia 2, sob sua coordenação. Ela é muito oportuna para não deixar o caso esfriar nem mudar os rumos da triste realidade.
    Abs

  2. Olá, pessoal!

    Em primeiro lugar, agradeço a visita de vocês. Estou muito feliz que a idéia de fazer uma postagem coletiva com o tema “Vôo JJ 3054 – Uma cena” tenha empolgado tantos blogueiros. Pelo que pude contar, teremos pelo menos 20 blogueiros escrevendo posts com base no tema. E esse número tende a subir!

    André: obrigado pela visita, pelo elogio e pela divulgação!

    Jacque: obrigado pela visita. Sua participação é muito bem-vinda!

    Fábio: obrigado pela visita e por divulgar a idéia.

  3. Minha presença já está mais do que confirmada 🙂

    Só queria sugerir que os posts do pessoal contivessem os links para os posts dos outros blogueiros que também blogaram sobre o assunto.

    Seria legal e bom pra todo mundo. Enfim, só uma sugestão… eu farei isso…

    Abraço Gustavo!

  4. Gustavo,
    foi uma honra me juntar a pessoas realmente preocupadas e ativas, que mostram suas caras e decidem coletivamente trazer a palavra aberta, ultimo recurso que temos nesse país.
    Meu comentário está no diversos direitos desde o dia do convite, tal minha animação com a idéia.
    abraços a todos!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here