Qual é a da ideia de networking jurídico no Burger King?

1
💡

Ainda estou inspirado com aquela ideia de tentar fazer, pelo menos uma vez, um encontro informal de advogados no Burger King… O objetivo principal disto seria incentivar o networking jurídico. Então, que tal falar um pouco dos motivos que me levam a pensar que isto seria uma boa ideia?

Os advogados e advogadas passam o dia todo trabalhando, correndo para cumprir os prazos e lidar com uma quantidade surpreendente de tarefas todos os dias. É claro que programas de mensagens instantâneas, Twitter, e-mail e outras formas de comunicação on-line ajudam na interação e manutenção de um contato mais constante entre juristas. Mas, por outro lado, sabemos que nem todo mundo está o tempo todo ou ao mesmo tempo conectado, e quem está nem sempre tem tempo de conversar com todos com quem gostaria ou pelo tempo que gostaria.

Há também a sensação inigualável do contato frente a frente, sem intermédio de computadores ou telefones. Isto pode ser proporcionado com um encontro, ou vários encontros regulares, de advogados com a finalidade de trocar ideias, colocar as conversas em dia, e este tipo de evento seria uma oportunidade excelente para que advogados em início de carreira possam interagir com advogados mais experientes.

Encontros deste tipo às vezes acontecem em um patamar mais formal, geralmente em centros de convenções. Agora, um encontro de caráter informal em um lugar como o BK, e dentro de um shopping center, pode ter as mesmas vantagens ou ainda mais. Nenhuma obrigação de comparecer, nenhuma tensão. Um espaço aconchegante, bem conhecido, climatizado, próximo aos fóruns.

E por que a ideia serviria para incentivar o networking jurídico? Posso tentar responder isto com um exemplo. Imagine que você tem colegas nas seguintes situações: um deles acabou de obter aprovação no Exame de Ordem e quer iniciar suas atividades como advogado; outro, mais experiente, acabou de montar seu próprio escritório depois de alguns anos trabalhando em um escritório maior; e outro que está indo bem com seu escritório onde trabalha com mais cinco colegas. Eles se encontram no BK, contam as novidades, expõem os anseios e, especialmente, compartilham experiências. E tudo isto, provavelmente, depois de um simples início de conversa como “o que você anda fazendo?” ou “quais são as novidades?”.

Bem, temos aqui a “teoria”. Desejo que na prática seja muito melhor.

1 comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here