Sua organização jurídica pessoal

0
💡

Você leva seu dinheiro a sério, não leva? E seus deveres e direitos, você os leva a sério também, certo? Provavelmente você já ouviu falar muito sobre organização da vida financeira, que é muito importante. E tão importante quanto organizar a sua vida financeira é a organização dos seus deveres e direitos (organização jurídica pessoal).

Qualquer que seja a sua ocupação, sempre há regras envolvidas. É muito comum que seus deveres sejam informados a você em primeiro lugar. E os direitos depois (ou nunca). Impostos, volume de trabalho e horários são alguns dos deveres mais comuns. Talvez seja uma coincidência, mas esses três deveres se identificam com a palavra carga (carga tributária, carga de trabalho, carga horária).

Enquanto milhões de pessoas vão suportando altas cargas de deveres (acentuadas por preocupação, tristeza e, consequentemente, por uma saúde cada vez mais frágil) os direitos se mostram, a esses mesmos milhões de pessoas, cada vez mais difíceis de se realizar. Direito a um ambiente de trabalho adequado; direito ao respeito; direito de receber o pagamento no dia certo; direito de comer uma refeição de qualidade em um restaurante; e muitos outros direitos.

Em parte, os direitos se mostram para muitos como algo difícil de realizar simplesmente porque essas pessoas os acham difíceis de definir. Em outras palavras, para muitas pessoas fica muito difícil de saber quais são os seus direitos. Isso acontece hoje e muito.

Iniciei a redação deste post empolgado com a temática da organização jurídica pessoal, organização que as pessoas poderiam desenvolver para ter mais consciência dos seus deveres e direitos pessoais. Mas, não tenho uma receita para isso. O que seria o ideal? Uma planilha? Um livro de anotações?

Faço então uma sugestão de debate: quando surgem dúvidas, você costuma pesquisar para saber mais sobre seus deveres e direitos? Costuma achar respostas para suas dúvidas? Como organiza a informação obtida?

SHARE
Previous articleAnotação #6-2010
Next articleConverse sobre o tema: A web jurídica e você
Gustavo D'Andrea é advogado especializado em Direito Digital, mestre em Ciências (Psicologia) pela FFCLRP-USP e doutor em Ciências (Enfermagem Psiquiátrica) pela EERP-USP. Mantém o blog Forense Contemporâneo desde 2005 e criou a Forensepédia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here