Temas Para Grupos – Ebooks para iniciar debates e reflexões

0
💡

Em salas de aula e reuniões em geral, uma das coisas mais comuns — e também desconcertantes — é o fato de que a maioria das pessoas costuma preferir não expor suas opiniões sobre temas que estão em pauta naquele momento. Há motivos variados para que isso aconteça, mas é certo que o silêncio dos participantes de qualquer debate leva a um fato inegável: suas opiniões deixam de agregar ao todo da discussão, de modo que o resultado acaba não sendo tão rico quanto poderia ser se mais pessoas pudessem ou quisessem opinar.

Em estudos sobre grupalidade, percebi a importância da figura do facilitador, que é a pessoa que guia as atividades de um grupo e faz com que cada reunião seja o mais produtiva possível. Nesse passo, pensei numa forma de ajudar grupos a guiarem suas próprias atividades, no sentido de terem um passo a passo mais concreto, para que os debates sejam mais interessantes e os participantes se sintam mais inclinados a expor suas opiniões.

Esta reflexão resultou na inauguração da série “Temas Para Grupos”, tendo como primeiro número o tema “Autodidatismo”.

O que a série “Temas Para Grupos” tem de diferente?

O principal diferencial da série “Temas Para Grupos” é que os e-books contendo os temas para debate ou reflexão são realmente concisos. A intenção é manter o material com menos de 15 páginas. Além da introdução geral a determinado tema, cada número vem com 10 perguntas especialmente pensadas para que possam instigar o pensamento crítico, abrangendo tanto aspectos positivos como aspecto negativos de cada assunto. Desta forma, os grupos ou indivíduos podem fazer uma exploração inicial sobre temas, sem a necessidade de mergulharem logo de início em cursos pesados ou livros volumosos, os quais ficarão para um segundo momento, quando os interessados estarão mais familiarizados com os assuntos que lhes interessam.

Como usar a série “Temas Para Grupos”?

É muito simples utilizar os volumes da série. Primeiro, o e-book sobre tema a ser colocado em pauta no grupo. Isso pode ser feito pelo coordenador do grupo, pelo professor, ou mesmo mediante a sugestão de algum membro, colaborador ou aluno.

Escolhendo o tema e adquirindo o material, e considerando que os e-books da série também podem ser utilizados como material de reflexão individual, sugiro alguns exemplos de utilização, sendo que outros podem surgir, dependendo das necessidades de cada grupo ou indivíduo:

  1. Discussão em grupo (salas de aula, grupos de pesquisa, clubes de leitura, reuniões empresariais), fazendo-se a leitura grupal e utilizando a lista de perguntas para guiar as discussões;
  2. Organização de seminários, fazendo-se a distribuição das perguntas entre indivíduos ou grupos, de modo que cada um faça uma apresentação breve sobre sua respectiva pergunta, realizando-se uma discussão geral ao final;
  3. Preparação de apresentações (aulas, vídeos, palestras), servindo o material como um guia temático;
  4. Estudo individual, onde o leitor analisa o conteúdo e responde às perguntas, podendo servir, inclusive, como inspiração para a redação de artigos, textos de blog, dissertações, teses etc.

Onde encontrar os e-books da série “Temas Para Grupos”?

Todos os e-books da série estarão disponíveis no site da Amazon Brasil, conforme forem publicados. Para facilitar o acesso, incluo aqui uma lista dos e-books já publicados, dentro da série, com os respectivos links para compra. O ideal é que cada participante tenha o seu próprio material, mas o coordenador ou professor pode utilizar o material como referência, conforme a necessidade.

  1. Autodidatismo (Temas Para Grupos – Número 1)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here