Uma Lista Colaborativa de Blogs Jurídicos

1
💡

Nota: este post foi originalmente publicado em 7 de fevereiro de 2009, no endereço http://forensepedia.org/dandrea/2009/02/07/uma-lista-colaborativa-de-blogs-juridicos. Foi republicado no presente endereço em 26 de março de 2009. Este post específico está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma licença 2.5.

………………..

Seria aparentemente um tanto pretencioso (já li isso em algum lugar) intitular este post de “A” Lista…, levando-se em consideração a existência de múltiplas listagens de blogs jurídicos, cada uma delas denotando o empenho dosjusblogaficionados no sentido de compilar, organizar e publicar essas preciosas referências de conhecimento sobre o direito. Não deixarei de dizer que também tive vontade de usar algum título como A Lista das Listas de Blogs Jurídicos do Mundo. Em todo caso, explicarei por que esses títulos me passaram pela cabeça, e vocês entenderão a que lista estou me referindo.

Já que sou um dos maiores fãs de blogs jurídicos, costumo passar horas procurando-os em todos os cantos da web. Algumas vezes cheguei a ter a sorte de acessar blogs iniciados no mesmo dia, e também tive a felicidade presenciar de perto o crescimento de alguns deles. Passei a achar coisas tão interessantes que, de alguma forma, era preciso organizá-los para uma consulta mais rápida. Comecei usando os favoritos do navegador, depois passei a compilar noGoogle Reader (o leitor de feeds do Google). Só de blogs jurídicos brasileiros, cheguei a compilar uns 60.

 

desenho01, Mariana Mansur, Flickr, licença CC-BY

 

Em meio às buscas, notei que outras pessoas estavam organizando listas parecidas, e publicando em seus blogs (consulte algumas delas pelos links no final deste post). A idéia de publicar uma lista de blogs jurídicos se mostrou claramente construtiva. Essa atitude, combinada com outras fontes organizadas de links para blogs jurídicos, como a subcategoria Direito & Legislação (que está dentro da categoria Educação) do blogblogs, se mostrou útil para divulgação dos blogs existente e, provavelmente, fez com que novos blogueiros jurídicos surgissem.

Pensei várias vezes em fazer a minha própria lista e publicá-la na web. Eu cheguei a passar por blogs jurídicos que simplesmente não são listados, por algum motivo. Mas não cheguei a fazer uma lista pública. Precisaria ser muito completa, muito abrangente. E também não parecia tão boa idéia publicar mais uma lista de blogs jurídicos dentro de um blog jurídico.

A entrada “Blog Jurídico”, na Forensepédia

Na última quinta-feira (dia 5 fev. 2009), a Forensepédia entrou em funcionamento. E, como não podia ser diferente, abri o verbete Blog jurídico. Iniciei a entrada com uma definição do termo blog jurídico e com uma lista de 23 blogs jurídicos brasileiros. Em poucas horas, a lista já cresceu um pouco, editada por outros blogueiros jurídicos. Visualizando em perspectiva, notei que a lista poderá crescer ainda mais, abrangendo não apenas os blogs jurídicos brasileiros, mas também os estrangeiros. O pensamento foi tão empolgante, que passei a acreditar que no verbete poderia esta a maior lista de blogs jurídicos brasileiros (e, quem sabe, do mundo?). Por isso mesmo, eu pensei não em chamar de “A” lista.

Como às vezes (leia-se “sempre”) é bom usar a razão, notei que seria melhor abrandar um pouco as aparentes pretensões, e promover uma lista, digamos… abrangente. E de forma colaborativa. Uma Lista Colaborativa de Blogs Jurídicos. Muito mais aprazível, não acham?

Leitura complementar

– Verbete Blog jurídico, na Forensepédia
– Grande listagem de todos os blogs jurídicos do Brasil, no WebLibre-Concursos
– Grande Compêndio de Blogs Jurídicos, n’O Processo Penal
– Concorrência da boa!, no Argumentandum
– Blogs jurídicos, no Marcelo Bertasso
– Campanha pelo fim da umbigosfera jurídica, no Contexto Jurídico

Abstract

A Collaborative List of Law Blogs. The global legal blogosphere is growing. It’s created an entry about law blogs in Forensepédia, where the users could collaborate towards building a comprehensive list of law blogs from all around the world.