Uma volta rápida por Ribeirão Preto

1
💡

Vez ou outra falo de Ribeirão Preto (SP) aqui no blog. Não é apenas porque moro nesta cidade, mas porque gosto mais dela a cada ano que passa. Bom, Ribeirão é uma cidade importante e isso já faz bastante tempo, especialmente se considerarmos a história econômica do Brasil. Mas a cidade tem avançado muito em termos de… digamos… espaços aprazíveis de se ver e de se estar.

Quem vive em cidades grandes e agitadas como São Paulo talvez não entenda a empolgação de um Ribeirãopretano diante de fatos simples como a inauguração (daqui a alguns dias, espero) do Burger King, ou a criação de avenidas mais amplas, praças limpas, prédios comerciais inspiradores e shoppings do porte do futuro Iguatemi.

É como estar mais perto das coisas que vemos nos filmes americanos. Se bem que estas coisas talvez não sejam reais, ou não sejam bem como achamos que sejam. Mas a sensação é que sejam sim.

Não estou esquecendo dos “problemas”, como os possíveis danos que a fast food podem causar à saúde, ou os perigos do aumento populacional sem o devido planejamento urbano, agravando acidentes de trânsito e a poluição do meio ambiente. Mas, ainda assim, é empolgante sentir um gosto cada vez maior pela cidade onde vivemos, saber que há mais lugares para ir, mais ares para respirar.

Ser advogado em Ribeirão Preto é um prazer. Temos aqui a 12ª subseção da OAB/SP, um lugar verdadeiramente acolhedor, receptivo. Temos uma “cidade” judiciária interessante – concentração de fóruns próximos uns aos outros (conicidentemente bem perto de onde será inaugurado o primeiro Burger King da cidade). O novo fórum trabalhista foi recentemente inaugurado perto dali também.

A perspectiva é que a cidade melhore ainda mais. E também devem melhorar as perspectivas para os advogados. Tenho visto alguns colegas iniciarem confiantes suas carreiras na advocacia. Vislumbro (como estimativa) para um futuro próximo na cidade uma possível difusão de escritórios pequenos (com até cinco advogados), especializados e robustos. E isto parece interessante.

1 COMMENT

  1. Sou nascido em Ribeirão Preto, passava todas as minhas férias em Ribeirão nas décadas de 70 e 80 mas moro em Limeira há 31 anos e na regiao há mas de 40 anos quando posso vou a Ribeirão passear, adoro a minha cidade e fico orgulhoso quando vejo alguma coisa nova por aí e adorei seu comentario feito no seu blog parabéns,esqueci de dizer mas aqui em Limeira família Dándrea é tradicional tivemos Paulo D´Andrea Prefeito 2 mandatos.

Comments are closed.