Wordle: A CF/88 e suas palavras numa colagem que faz pensar

3
GD Star Rating
loading...

Gaste alguns minutos examinando a imagem abaixo (clique nela para vê-la ampliada ou veja no Wordle):

Feito em www.wordle.net

Antes de continuar lendo este post, comente-o dizendo quais as suas impressões a respeito da imagem acima. O que ela diz? O que ela significa para você? Faça isso, vale a pena. E, depois, continue lendo o post.

Bem, você olhou a imagem acima e talvez tenha comentado o post. Agora, precisa saber do que se trata, certo? Ok! Vamos lá, que o mergulho é profundo. O que aconteceu é que tomei conhecimento de um site chamado Wordle, um gerador de nuvens de palavras conforme o texto fornecido pelo usuário. Uma nuvem como essa possui palavras de vários tamanhos, conforme a sua relevância dentro de um texto. O que fiz foi simplesmente copiar e colar o texto integral da Constutuição Federal Brasileira de 1988, conforme está disposta no site da Presidência da República – a partir do preâmbulo até a linha com a data, abaixo do art. 95 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias – e criar uma nuvem pelo Wordle. O resultado foi a bela imagem que vemos acima.

É fácil perceber que as palavras emenda e constitucional são as mais destacadas. E isto é bastante assustador também. A CF/88 reduzida a uma nuvem de palavras ficou representada pela expressão “emenda constitucional” em grandes letras praticamente sustentando toda a nuvem. Imaginando que talvez nosso cérebro filtre as informações de forma parecida (ou seja, conforme a relevância e a repetição), devíamos nos perguntar que mensagem a nossa

constituição está nos passando. Será que temos uma constituição ou temos um monte de emendas constitucionais?

A mudança é bom elemento, e as emendas constitucionais podem, até certo ponto, indicar mudanças para melhor. Até certo ponto. Se temos uma constituição dominada por emendas, provavelmente descaracterizada de suas feições originais, talvez o excesso de flexibilidade acabe se mostrando como um problema e como um indício de uma intensa falta generalizada de segurança jurídica. Se temos uma constituição onde mudanças em excesso são feitas, temos todo um ordenamento jurídico inseguro e vulnerável.

A maneira como as palavras ficaram combinadas, na imagem, também é interessante. A posição das palavras provavelmente tem a ver com a relevância delas, mas não tanto quanto o a relevância se relaciona com o tamanho das palavras na nuvem. Mas, algumas combinações podem – ainda que liricamente – ser apontadas como… exóticas.

É o caso da combinação “justiça federal”, onde justiça é uma palavra bem menor que federal – alguém discorda que, no Brasil, o status, o título, o pertencer a uma instituição federal, muitas vezes é considerado mais importante que a própria justiça? Direito e direitos são palavras mínimas, mal dá para enxergar. A palavra administração, então, nem se fala. A combinação poder social é bem pequena, enquanto a palavra dada é um pouco maior – menos poder social, mais ordens. Os espertinhos vão dizer que impostos é uma palavra bem pequena, ao contrário da realidade – mas vejam esta combinação: imposto superior. São grandes, sim! Mas fingem que não são. Presidente é maior que juízes e senado, e nem sequer encontrei a palavra advogado. Fiquei sem entender o que significa ensino supremo, combinação quase invisível.

Falar da CF/88 assim, com base numa nuvem de palavras, talvez parece até mesmo ingênuo. Mas a nuvem ficou tão parecida com a realidade brasileira, que assusta. É algo a se refletir.

Abaixo vemos outra imagem gerada no Wordle (clique nela para ampliá-la ou veja no Wordle).

Feito em www.wordle.net

Ele foi gerada inserindo-se o endereço deste blog, em vez de incluir um texto (é uma das opções que o Wordle oferece). Eu gostei bastante do resultado, pois mostra algumas preocupações deste blog em relação do direito (já que é um blog jurídico). A maior palavra é wiki, provavelmente porque tenho usado muito esta palavra por ocasião do lançamento do Forense Contemporâneo Wiki. Mas também vemos palavras como constituição, colaborar, blog, leitores, informações, pessoas, argumentação, tempo etc, que são termos cada vez mais significativos na realidade social atual. É uma outra perspectiva. Há um abismo entre a lei máxima de um país e um blog jurídico, em vários sentidos, assim como parece haver um grande abismo entre as formalidades do tipo lei-no-papel-mutável-quando-se-quer e a realidade que as pessoas estão tentando construir a cada dia. Mas este abismo é o que queremos de fato?

GD Star Rating
loading...

3 COMMENTS

  1. Gustavo, sensacional! A idéia de jogar a constituição foi ótima e a sua análise da imagem foi interessantíssima. Reflete bem a realidade. E olha que isso pode até virar objeto de estudo, rsrs
    Fora que esse esquema do Wordle é muito legal.

    Agora a nuvem para o blog, acho que o Wordle só puxa os últimos posts, por isso o destaque para Wiki 😉

    Abs!

    GD Star Rating
    loading...
  2. Oi Suzana,

    Então, também achei que o Wordle pegava só os últimos posts. Bom, o fato é que mostra bem os assuntos mais recentes por aqui, e dá uma visão do momento. Quero ver depois o Wordle do seu blog.

    GD Star Rating
    loading...
  3. Bem este serviço do Wordle, dei maior valor… já tinha visto vários nuvens de palavras por aí mas não conhecia um site que fizesse isto de maneira tão rápida e simples, gostei mesmo. Mas o legal mesmo está em seu uso, massa o que fez usando a Constituição.

    GD Star Rating
    loading...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here